sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Candidatos buscam voto dos cearenses

Somente a presidenciável petista Dilma Rousseff, entre os principais concorrentes, ainda não veio ao Ceará

Os candidatos a presidente da República nesta eleição estão enxergando mais o Ceará como destino para fazer campanha. Até o momento, seis dos nove candidatos à Presidência da República estiveram em solo cearense, três dos quais já vieram por duas vezes visitar Fortaleza e os municípios do Interior. Na eleição de 2006, apenas quatro dos sete candidatos visitaram o Estado.

No último pleito, há quatro anos, o eleitorado cearense teve a possibilidade do contato direto com os principais candidatos a presidente: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alkimin (PSDB), Heloísa Helena (PSOL) e Cristovam Buarque (PDT). Este ano, entretanto, embora mais candidatos tenham aparecido no Ceará, um dos principais ainda não apareceu, e há grande possibilidade de nem vir ao Ceará: Dilma Rousseff (PT).

Liderando as pesquisas de opinião, a candidata petista, segundo informou um de seus aliados no Ceará, o candidato a reeleição ao Governo do Estado, Cid Gomes (PSB), dará prioridade às visitas em outros estados em que ainda não está com a votação consolidada, ao contrário do Ceará que lhe dá 73% das intenções de votos, segundo a pesquisa Ibope/TV Verdes Mares, divulgada neste mês.

Além disso, há também outra candidatura ao Governo do Estado, de Lúcio Alcântara (PR), cujo partido presta apoio ao PT nacionalmente. A ausência da candidata seria uma forma de preservar o arco de alianças. Além de Dilma, também não apareceram no Ceará neste ano, os candidatos Levy Fidelix (PRTB) e Rui Costa Pimenta (PCO).

José Serra (PSDB) veio ao Ceará por duas oportunidades. No início de julho, quando visitou municípios da Região Metropolitana de Fortaleza e cidades da Região Norte do Estado. Nesta semana ele esteve novamente no Ceará para cumprir agenda na região do Cariri, em Juazeiro do Norte.

Marina Silva (PV) também veio em duas datas. Em julho, ela esteve na Região do Cariri e também em Fortaleza. No mês de agosto retornou ao Estado para lançamento de um livro sobre a sua biografia e para reunião com integrantes da igreja evangélica Assembleia de Deus.

O candidato do PSTU, José Maria de Almeida, também esteve por aqui duas vezes. Ele concentrou campanha na Capital nas duas oportunidades. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Ivan Pinheiro (PCB) e José Maria Eymael (PSDC) visitaram o Estado uma vez.

2006

No último pleito, a presidenciável que mais vezes fez campanha no Ceará foi Heloísa Helena (PSOL), com três visitas. Geraldo Alckmin (PSDB) veio duas vezes e Cristovam Buarque também teve dupla passagem pelo solo cearense em busca de votos para a Presidência. Luiz Inácio Lula da Silva veio ao Estado apenas uma vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas