sábado, 25 de setembro de 2010

Empreender Ceará ''planta'' negócios

25.09.2010 - 20:02

De 10 de agosto a 24 de setembro, em maratona por nove municípios cearenses, o Empreender 2010 levou experiências de sucesso e impulsionou a criação de micro e pequenos negócios sustentáveis pelo Estado

Foram 4.750 km percorridos entre dez cidades do Ceará. Fortaleza, Itapipoca, Quixadá, Sobral, Juazeiro do Norte, Aracati, Limoeiro do Norte, Crateús, Iguatu e, por fim, Tauá receberam, nesta ordem, a caravana Empreender 2010, entre 10 de agosto e 24 de setembro. Pela primeira vez no Interior, a quarta edição do Empreender 2010 comemora a participação de 4.650 pessoas, em especial jovens universitários querendo montar um negócio próprio.

Promovido pelo Grupo de Comunicação O POVO, neste ano, as palestras e oficinas do Empreender 2010 tiveram a preocupação de impulsionar e criar novos micro e pequenos negócios no Ceará. As condições para sustentar esse mercado crescem a partir das compras governamentais e da formação de redes cooperativas. Segundo o coordenador do projeto, Nazareno Albuquerque, associativismo e cooperativismo serão itens mais trabalhados e estimulados no Interior nos próximos anos.

Para Nazareno, o destaque de todo o evento foi a participação da juventude, que migra cada vez mais para as cidades-polo do interior em busca de qualificação em escolas técnicas. “O jovem que está se formando como eletricista, técnico mecânico quer saber como se tornar um empreendedor individual. A realidade desses municípios está mudando”, avalia.Outro ponto alto do Empreender 2010 foi o interesse pelas oficinas de compras governamentais. “A maior parte das cidades em que passamos estão regulamentando esse setor. Há muitas oportunidades para pequenas confecções de fardamentos, empresas de eventos, buffets”, ressalta o coordenador.SocialFacilitar a integração e união dos pequenos negócios também foi destaque do evento, de acordo com a presidente da Federação das Associações de Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro-CE), Dalvani Mota. “É um novo modelo para se promover a economia solidária e social”. Segundo Dalvani, levar experiências de sucesso com ferramentas de tecnologia da informação foi importante para os micro empresários. “Com o Empreender 2010, eles puderam ver que não é difícil fazer”, conclui.

EMAIS

PARCERIAS QUE DÃO CERTO O Empreender vem sendo realizado com sucesso, também, em função das parcerias que o Grupo de Comunicação O POVO realiza.

São parceiros do Empreender o Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Caixa Econômica Federal (CEF), Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Coelce, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Câmara Municipal de Fortaleza (CMF) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Também compõem os parceiros do evento o Instituto Federal Tecnológico do Ceará (IFCE), Faculdade CDL, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Secretaria de Finanças (Sefin); Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Instituto Atlântico, Federação das Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Femicro-CE); Associação das Micro e Pequenas do José Walter (Ampejw), além das 10 prefeituras municipais.

O QUE OCORREU EM CADA CIDADE
Itapipoca, 13 de agosto. Compras do governo incentivam formalização: em Itapipoca o evento abordou o desenvolvimento de atividades visando o fornecimento de produtos para órgãos públicos e empresas ligadas a governo.

Quixadá, 27 de agosto. Negócios e formalização são debatidos em Quixadá: cerca de 200 pessoas acompanharam os palestrantes que falaram sobre compras governamentais e negócios sustentáveis.

Sobral, 31 de agosto. Em Sobral se falou de investimento em capacitação. Lá a prefeitura tem investido em dois projetos para incentivar a formalização dos empreendedores.

Juazeiro do Norte, 3 de setembro. Empreendedor precisa de inovação: em Juazeiro, palestras apontaram a necessidade de ação e inovação para o andamento de um micro e pequeno negócio.

Aracati, 14 de setembro. Oportunidade de qualificação: Empreender passa por Aracati e apresenta histórias de sucesso de quem teve coragem para transformar a atividade num negócio lucrativo e pioneiro.

Limoeiro do Norte, 18 de setembro. Resultados de sucesso no interior: 300 pessoas lotaram o auditório da Faculdade de Filosofia de Limoeiro para ouvir lições de como crescer, se qualificar e vencer.

Crateús, 22 de setembro. Ousadia é diferencial nos negócios: candidatos a iniciara carreira empreendedora discutiram e conheceram casos de sucesso em Crateús.

Iguatu, 21 de setembro. No município, Empreender 2010 debate oportunidades a serem trabalhadas na região e a importância do cooperativismo.

Tauá, 23 de setembro. Estudantes de escolas municipais, assim como pequenos empreendedores tiveram a oportunidade de serem incentivados a ter seu próprio negócio, em Tauá

NÚMEROS

4.750
KM FORAM PERCORRIDOS NA REALIZAÇÃO DA CARAVANA EMPREENDER

57
HORAS DE PALESTRAS

18
HORAS DE OFICINAS

270
KG DE REFEIÇÕES EM COFFEE BREAK

350
A 400 PARTICIPANTES POR CIDADE

PONTOS

Positivo – envolvimento das prefeituras municipais em participar e ouvir demandas da população
Negativo – Infra-estrutura das cidades para receber eventos maiores: há carência de espaços amplos para eventos e de rede hoteleira.

DESTAQUES

Sobral e Tauá, seguidas por Iguatu e Limoeiro do Norte, tiveram as maiores participações.

Parcerias: Faculdade CDL, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE-CE), Federação das Associações de Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte (Femicro-CE), Instituto Atlântico, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE), bancos oficiais e secretarias de finanças municipais.

No próximo ano podem acontecer ajustes na seleção de cidades pelas quais a caravana irá passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas