quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Prêmio Jabuti para Padre Cícero pode vir pelas mãos do escritor Lira Neto

O livro “Padre Cícero – Poder, fé e guerra no sertão”, do escritor e jornalista Lira Neto, é um dos concorrentes ao Prêmio Jabuti 2010. Trata-se da maior honraria para um livro brasileiro a ser outorgada a 21 obras das muitas inscritas nas diversas categorias, sendo todas inéditas com edição no Brasil entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2009. A biografia escrita sobre o sacerdote obteve uma grande repercussão dada a sua polêmica com poucas manifestações contrárias ao conteúdo.

Na concorrência ao prêmio são observadas diversas categorias como: Tradução; Livro de Arquitetura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes; Livro de Teoria/Crítica Literária; Projeto Gráfico; Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil; Livro de Ciências Exatas, Tecnologia e Informática; Livro de Educação, Psicologia e Psicanálise; Livro de Reportagem; Livro Didático e Paradidático; Livro de Economia, Administração e Negócios; Livro de Direito; Livro de Biografia; Capa; Livro de Poesia; Livro de Ciências Humanas; Livro de Ciências Naturais e Ciências da Saúde; Livro de Contos e Crônicas; Livro Infantil; Livro Juvenil; Livro de Romance e Tradução de Obra Literária Espanhol-Português.

Dessas categorias, o livro “Padre Cícero – Poder, fé e guerra no sertão”, da Companhia das Letras e com 557 páginas, surge como um dos dez finalistas. A expectativa agora se volta em relação ao resultado final com a torcida juazeirense para que a obra relacionada com o sacerdote juazeirense seja vencedora. Seria a segunda premiação de Lira Neto neste certame, pois, em 2007, ele abiscoitou o prêmio, igualmente na categoria de biografia, com o livro O Inimigo do Rei: uma Biografia de José de Alencar ou a Mirabolante Aventura de um Romancista que Colecionava Desafetos, Azucrinava D. Pedro II e Acabou Inventando o Brasil.

Eis a relação dos concorrentes na categoria biografia:

1º Euclides da Cunha: Uma Odisseia nos Trópicos, de Frederic Amory;

2º Nem vem que não tem - A vida e o veneno de Wilson Simonal, de Ricardo Alexandre;

3º Carlos Chagas: Um cientista do Brasil, de Simone Petraglia Kropf e Aline Lopes de Lacerda;

4º Bendito Maldito - Uma biografia de Plínio Marcos, de Oswaldo Mendes;

5º Padre Cícero- Poder, fé e guerra no sertão, de Lira Neto;

6º Cabeza de Vaca, de Paulo Markun;

7º A letra brasileira de Paulo César Pinheiro - Uma jornada musical, de Conceição Campos;

8º Chiquinha Gonzaga: Uma história de vida, de Edinha Diniz;

9º Orquestra Tabajara de Severino Araújo, de Carlos Henrique Coraucci;

10º Tônia Carrero: Movida pela paixão, de Tânia Carvalho.

Fonte: Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas