quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Ceará perde montadora chinesa de automóveis para São Paulo

Tiggo foi o primeiro carro da empresa chinesa lançado no Brasil, em agosto do ano passado. (Foto)

Empresa chinesa, que havia citado o Ceará como possível destino, ficará no município de Jacareí


O Ceará ficou para trás em mais uma tentativa de atrair uma montadora de automóveis. Uma das principais empresas que vinham sendo prospectadas pelo Governo do Estado, a Chery do Brasil, irá para a região Sudeste. Na última sexta-feira, o representante das sócias da empresa, Du Weiqiang, assinou com o prefeito de Jacareí, Hamilton Ribeiro Mota, um memorando de entendimentos para a instalação de uma unidade da montadora chinesa no município, a 80 km de São Paulo. Resta agora, ao Ceará, focar em outros investidores.

Desde 2008, a Chery - que lançou no Brasil a sua primeira marca de veículo, o Tiggo, em agosto do ano passado - havia tornado público o interesse em instalar uma fábrica no País. À época, o Ceará foi o único Estado nordestino a ser citado nominalmente como opção real por Luis Curi, presidente da Chery no Brasil. A montadora, entretanto, também era disputada pelo Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, que ganhou a contenda. No memorando firmado na semana passada, informa-se que a fábrica deverá ocupar uma área construída de um milhão de metros quadrados. Os dados sobre produção e potencial de emprego só serão anunciados em 90 dias. Entretanto, em matéria publicada no Diário do Nordeste em maio do ano passado, o então presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (Adece), Antonio Balhmann, informara que a planta teria capacidade de produzir 150 mil carros ao ano, envolvendo recursos em torno de US$ 500 milhões e empregando entre 10 mil e 11 mil funcionários, quando em operação.

Em 2008, o governador Cid Gomes, em visita à China, chegou a se reunir com o presidente da empresa. Após isso, executivos da Chery vieram ao Ceará para colher números e avaliar as possibilidades do Estado em receber a fábrica de automóveis. "O Ceará está na batalha e com boas chances para receber o empreendimento", defendera Balhmann à época.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), a Chery vendeu 1.508 automóveis no País (nos modelos Tiggo, Cielo e Face 22) no primeiro semestre deste ano, garantindo uma participação de 3,61% no mercado.

Outras montadoras

A busca por uma montadora de veículos para o Ceará vem sendo intensificada no atual governo, com visitas a países asiáticos para prospecção junta a empresários do setor. Entretanto, desde o início, o governador Cid Gomes prefere manter em sigilo as negociações que vem a ter com estes investidores, por motivos estratégicos. De acordo com fontes do governo, todos os percursos feitos pela China, por exemplo, na procura por uma planta de automóveis, foram depois seguidos por outros governadores de Estado e, mesmo, outros países, como Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Apesar de o governo não divulgar nomes de empresas com as quais viria a estar negociando, duas outras montadoras, além da Chery, já chegaram a divulgar interesse em construir uma unidade no País: a Build Your Dreams (BYD) e a Jianghuai Automotive Co. (JAC), também chinesas. Ambas foram procuradas pelo governo cearense, mas não há mais nenhuma informação sobre o avanço dos possíveis negócios.

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