domingo, 12 de setembro de 2010

Interiorização é tendência na abertura de mais lojas

Um característica que vem marcando o mercado de franquias é a interiorização de grandes marcas, não se restringindo às capitais estaduais. Algumas empresas já revelam tendência em investir nas cidades com pelo menos 100 mil habitantes a partir da inclusão de franquias. Investidores já visualizam demandas que podem ser criadas em cidades que ainda não contam com os mesmos serviços das capitais, portanto, um mercado em aberto para vários serviços.

"Toda franqueadora visa o Sudeste como os principais do consumo. No entanto, hoje sabemos que a classe C injeta dinheiro na economia, no Nordeste isso é ainda mais latente. O mercado ainda está cru. Quem chegar primeiro vai pegar a água limpa", avalia Fernando Massi, Sócio-Diretor da catarinense Ortodontic Center.

Momento certo

Para Rony Ximenes, da Bebelu Sanduíches, esse é o momento de entrar com maior firmeza em cidades do interior. Para isso, a marca já está chegando a várias regiões do Estado. "Vamos franquear lojas para o interior do Estado. Em Iguatu, Quixadá, Morada Nova, Crateús, Itapipoca abrimos candidatos nessa região. Já abrimos em Sobral, em Juazeiro do Norte."

Para Ximenes, no interior, cresceu muito o poder de compra da população. "O consumidor quer comer coisa de qualidade, coisa boa. Como abrimos em outras cidades, como em Maracanaú, mostra que o poder de compra que a população tem faz com que o consumidor queira qualidade", avalia o empresário cearense.

Marcos Leite, diretor de expansão de operações da Mundo Verde, já enxerga investimentos nas cidades do interior cearense com foco no varejo do Cariri e da Região Norte do Estado. "Além de Fortaleza, outras cidades como Sobral, Juazeiro do Norte do Norte que despontam com crescimento econômico evidente e que atraem investimentos", avalia.

Poder de compra

O crescimento do poder de compra do nordestino, aliado ao maior apuramento na escolha do alimento, também tem motivado a Subway a buscar desafios no interior. "Nossos clientes buscam uma alimentação mais saudável, então entramos muito bem nesse desejo do consumidor. Duas unidades em Sobral e Juazeiro do Norte. É um projeto que tem a ver com os shoppings que estão sendo construídos. Tem de se esperar. Em um ano e meio devem estar consolidadas lá", revela o agente de desenvolvimento da Subway no Nordeste, Frederico Lanac Pereira.

Uma das maiores redes de cursos profissionalizantes na área de beleza, o Instituto Embelleze, está buscando no interior dos estados brasileiros parceiros para o seu novo conceito de franquias, direcionado a cidades com até 100 mil habitantes.

De acordo com seu diretor, Júlio Volponi, esse é o modelo ideal para quem procura abrir um negócio com baixo investimento e boas chances de retorno. "O mercado atual exige grande qualificação técnica em todas as profissões. Identificamos esta demanda e criamos uma nova opção de franquia, com investimento acessível a maioria dos interessados", afirma o executivo.

VISÃO DE FUTURO
Demanda reprimida pesa na escolha

Não é só em mercados consolidados que as franqueadoras pretendem investir. O trabalho no sentindo de criar novas possibilidades de consumo com base na necessidade da população é também levada em consideração na hora da escolha da região.

No Ceará e no Nordeste como um todo, a falta de atendimento público e o alto custo nos serviços de saúde bucal, por exemplo, criam a carência de serviços que podem ser supridos por franquias que se instalam.

A Ortodontic Center também tem planos para o Estado e hoje tem mais de 25 franquias em todo o País. De acordo com Fernando Massi, Sócio-Diretor da Ortodontic Center, a expectativa é boa para o Ceará. "Em Fortaleza, queremos ter pelo menos quatro unidades. Vamos finalizar até 2011. Isto faz parte do plano de expansão para o Nordeste", revela. De acordo com ele, um número em torno de 100 pessoas trabalharão nessas unidades.

Fonte: DiáriodoNordeste

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