sábado, 18 de setembro de 2010

Crianças ajudam a reflorestar Colina do Horto

Projeto Éden ensina a como plantar mudas nativas e formar quintais produtivos, seguindo preceitos do Pe. Cícero

Juazeiro do Norte. Aprendendo a plantar desde a escola, seguindo os preceitos ecológicos do Padre Cícero, que defendia o abandono de práticas nocivas de plantio para que o sertão fosse "uma mata só". Alunos de uma unidade de ensino do Horto, ambientalistas e educadores se integram no processo de reflorestamento da área, por meio do Projeto Piloto Éden.

A pretensão é desenvolver na comunidade o hábito da produção e plantio de novas mudas de árvores, ajudando a reverter o processo de degradação ambiental não apenas na área do Horto, mas em todo terreno onde seja possível uma planta brotar.

As atividades envolvem desde a promoção e educação ambiental até a prática do plantio no campo e técnicas de enxertia. O trabalho é orientado e acompanhado por técnicos e engenheiros agrícolas de instituições da região. Inicialmente, a pretensão é chegar a mil mudas. Mas a meta é atingir o plantio de cinco mil árvores no geossítio Colina do Horto.

Renovar a paisagem

Nesse período do ano, quem se desloca até a Serra do Horto se depara com uma paisagem seca, tanto pela característica do período com pouca chuva quanto pela derrubada da mata. A esperança dos moradores da área é um dia poder ver tudo verde. Nas proximidades da área da Igreja Bom Jesus do Horto, é possível já ver muita coisa. Com a administração dos salesianos foi iniciado há alguns anos o processo de produção de mudas para o reflorestamento.

Com o projeto sendo iniciado, a intenção é que fique nas pessoas a mensagem de incentivo à preservação da natureza para que as famílias deem segmento no reflorestamento dos seus quintais.

O gerente do escritório da Empresa de assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce) em Juazeiro do Norte, Sérgio Linhares, ministrou recentemente um curso de cinco dias para 25 alunos da Escola Sebastião Teixeira Lima, além de membros da comunidade local. O trabalho do Projeto Éden tem a parceria da Fundação Educativa Salesiana e Ematerce, com o apoio do Geopark Araripe e da Escola Ambiental.

Teoria e prática
O curso foi dividido em dois momentos: aulas teóricas, em sala de aula, e práticas, realizadas nos viveiros existentes na área do Horto. Também foram ensinadas aos alunos técnicas de poda, utilização de produtos naturais no lugar do agrotóxico, processo de biocompostagem, sistema de coveamento e reciclagem de lixo.

Segundo o gerente da Ematerce em Juazeiro, a proposta do curso é fazer o reflorestamento do entorno do Horto. Ele afirma que a área está muito devastada. Os quintais produtivos são uma forma de incentivar os moradores a plantarem dentro do seu espaço novas espécies e aumentarem a quantidade de árvores frutíferas."Essas crianças estão fazendo os plantios da mudas, porque a finalidade é conscientizar sobre o processo de preservação da natureza", diz o gerente. As mudas que estão sendo utilizadas são as mais comuns e adaptadas ao meio, como pés de manga, goiaba, banana, entre outras fruteiras. Outras experiências estão sendo apresentadas aos moradores, como a experiência do Projeto Mandala na passagem rasa.

O controle de pragas usado é à base de produtos naturais. Sérgio afirma que o projeto está orçado em R$ 50 mil, por meio de um convênio assinado entre a Fundação Salesiana e a Secretaria de Desenvolvimento Agrária (SDA), por meio da Ematerce. Ele afirma que o projeto iniciado pelos Salesianos já contabiliza cerca de 200 mil mudas na área. Já o Projeto dos Quintais Produtivos é uma forma de dar continuidade, levando junto todo o processo de educação ambiental aos jovens. E também levando a filosofia do Padre Cícero, que ensina, entre outras coisas, que a cada dia deve-se plantar pelo menos uma árvore.

Desdobramentos

Os alunos estão sendo acompanhados pela direção da escola. O intuito é dar continuidade ao trabalho do Projeto Éden no espaço da unidade escolar, com a criação de uma horta.

A diretora da escola, Maria das Dores Guilhermina, diz que o trabalho de conscientização, que está sendo realizado na escola, e o curso ofertado são para possibilitar também viveiros de plantas. A educação ambiental deve ser ampla, principalmente com técnicos habilitados para isso, preparando os jovens para um futuro melhor e pela importância que tem a área do Horto. Mais três cursos serão realizados para os alunos e todos vão receber certificados de participação. A segunda etapa será com orientações voltadas para o cultivo de hortas.

Fique por dentro ´
Padim´da natureza
Preceitos ecológicos desenvolvidos pelo Padre Cícero Romão Batista para a preservação do meio ambiente: 1) Não derrube o mato, nem mesmo um só pé de pau; 2) Não toque fogo no roçado nem na caatinga; 3) Não cace mais e deixe os bichos viverem; 4) Não crie o boi nem o bode soltos; faça cercados e deixe o pasto descansar para se refazer; 5) Não plante em serra acima, nem faça roçado em ladeira muito em pé; deixe o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza; 6) Faça uma cisterna no oitão de sua casa para guardar a água da chuva; 7) Represe os riachos de 100 em 100 metros, ainda que seja com pedra solta; 8) Plante cada dia pelo menos um pé de algaroba, de caju, de sabiá ou outra árvore qualquer, até que o sertão todo seja uma mata só; 9) Aprenda a tirar proveito das plantas da caatinga, como a maniçoba, a favela e a jurema; elas podem ajudar você a conviver com a seca; 10) Se o sertanejo obedecer a estes preceitos, a seca vai aos poucos se acabando, o gado melhorando e o povo terá sempre o que comer; 11) Mas, se não obedecer, dentro de pouco tempo, o sertão todo vai virar um deserto só".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas