sábado, 12 de março de 2011

Mercado dos Romeiros será inaugurado hoje

O equipamento vai permitir a desocupação das ruas da cidade e a regularização do comércio local
Juazeiro do Norte. Depois de cerca de dez anos, o Mercado dos Romeiros será inaugurado hoje, às 10 horas. O sorteio do primeiro lote de 450 boxes aconteceu na tarde de ontem, e não como o previsto pela manhã. Estes primeiros permissionários cumprem as normas do edital e pagaram a primeira quantia, equivalente a R$ 250,00.

Nos três primeiros meses, os permissionários estarão isentos da taxa de pagamento como forma de se adequarem à nova realidade: a saída das ruas para um espaço público, com gestão do Governo do Estado. O empreendimento conta com 1.042 boxes, que estão destinados não somente aos vendedores, mas a postos de serviço como um posto avançado do Banco do Brasil e da Guarda Municipal. O Mercado passou a ser administrado pelo Governo do Estado, após cessão por parte da administração municipal. A obra passou por várias paralisações. O cadastramento dos interessados começou no último dia 2, por meio de edital da Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa).

O local terá áreas de alimentação, com duas praças e quiosques, distribuídas nos pavilhões Padre Cícero e Monsenhor Murilo de Sá Barreto. Também serão distribuídos boxes com artigos religiosos e vendas de produtos diversos, como alumínio. Nesse primeiro momento, o objetivo principal foi retirar os vendedores informais das ruas centrais, onde havia maior dificuldade de tráfego.

As pessoas que comercializavam ao lado da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, na Praça dos Romeiros, também serão retiradas. Segundo o secretário de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro, Cláudio Luz, essa foi uma forma de atender o pedido da igreja de liberar a área.

São sete áreas que serão desocupadas inicialmente, que incluem a calçada e o asfaltamento da Praça do Romeiro, ruas Padre Cícero, São Pedro, Cruzeiro, Dr. Floro, Travessa Isabel da Luz, ruas da Matriz e do Brejo.

Todas as áreas, conforme o secretário, serão sinalizadas para que não haja mais ocupação. Esse pelo menos é um pedido dos vendedores informais para que não ocorra a ocupação das ruas novamente e se torne uma concorrência desleal de quem agora está pagando por um boxe no mercado.

A vendedora Maria de Fátima afirma que teve de tomar emprestado os R$ 250,00 para ter o espaço no Mercado. Há dois anos ela diz que vem pagando por uma área na rua para ficar comercializando durante as romarias. "Pelo menos agora é num lugar destinado para isso, mas achei a taxa muito alta", diz. A inauguração deverá contar com a presença do governador Cid Gomes.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Paróquia
Rua Padre Cícero, 147, Centro, Juazeiro do Norte: telefone: (88) 3511.2202
Ceasa: (85) 3299.1211

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas