quinta-feira, 12 de maio de 2011

Juazeiro do Norte-CE: Mudança de nome para Juazeiro do Padre Cícero volta a ser discutida na Assembléia

O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) disse, durante pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira na Assembléia Legislativa, que buscará assinatura de 15 colegas parlamentares para subscrever seu pedido de decreto legislativo autorizando a realização de plebiscito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para consultar a população de Juazeiro do Norte se aceita ou não a mudança do nome da cidade para Juazeiro do Padre Cícero.

Segundo acrescentou Juazeiro do Norte vai fazer 100 anos em 2011 e ele disse saber do desejo da população da cidade em homenagear Padre Cícero. Heitor Férrer lembrou que o nome do município teve que ser “do Norte” para se diferenciar de Juazeiro da Bahia. Ressaltou que a cidade é a segunda mais importante do Estado com 250 mil habitantes e recebe cerca de dois milhões de pessoas em suas cinco romarias anuais. “Temos ali importante centro religioso do País. Padre Cícero faleceu em 20 de julho de 1934, mas permanece presente no cotidiano das pessoas impulsionando o progresso do município. Da fé dos romeiros a cidade se fez”, comentou.

No seu pronunciamento na Assembléia enviado à redação do Site Miséria, o deputado disse ainda que vai solicitar uma sessão solene para comemorar o centenário da cidade e discutir com a população se a mesma quer ou não mudar o nome do município, reconhecendo a importância do religioso para a região do Cariri. Em aparte, o deputado Ely Aguiar (PSDC) disse que a iniciativa do plebiscito é válida. “Não é a Assembléia que vai mudar o nome. Mas existe um movimento, há anos, para mudança do nome da cidade. Faremos então uma consulta popular”, explicou.

O deputado Welington Landim (PSB) ressaltou que mesmo com a boa intenção de Heitor Férrer o pedido de plebiscito deveria partir da Câmara de Vereadores de Juazeiro e ser aprovado pela Assembléia, autorizando assim o TRE a realizar a consulta. “É bom analisar para que não se cometa nenhum ato que nos traga algum constrangimento. Mas acho que este é um assunto palpitante”, disse. Heitor Férrer esclareceu que com base na Constituição Estadual, na lei complementar 29/2002 e na lei federal 9709 a competência para mudança de nome de municípios no Ceará é da Casa Legislativa do Estado.

Fonte: Miséria


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas