quinta-feira, 17 de março de 2011

GEOPARK ARARIPE: Fortalecimento do trade turístico

Seminário, em Juazeiro, debate pontos turísticos do Geopark Araripe e do Município de Assaré, no Cariri
Juazeiro do Norte. Novas propostas de integração e fortalecimento das ações e consolidação do trade turístico do Geopark Araripe foram debatidas, na manhã de ontem, no 1º Seminário Roteiro Integrado Geopark Araripe e Assaré, em Juazeiro do Norte, para este ano. Diversos pontos relacionados aos segmentos turísticos das cidades que compõem o Geopark, além da cidade de Assaré, que tem apresentado potenciais relacionados aos aspectos de inserção no projeto, foram debatidos.

Na ocasião, foi apresentada uma pesquisa relacionada a setores como hotelaria, gastronomia, artesanato, em que foram diagnosticadas deficiências por setores e o que precisa ser melhorado. Representantes do setor turístico, instituições do terceiro setor e instâncias públicas estiveram presentes no seminário. Após a abertura, foi realizado um fórum para debater as questões relacionadas aos potenciais turísticos e houve a apresentação de propostas por segmento, para intensificar as ações de fortalecimento.

Segundo o coordenador executivo do Geopark Araripe, Patrício Melo, a principal finalidade do seminário é consolidar a rede de parceria da iniciativa privada, nos setores da cultura e do turismo, incluindo os hotéis, restaurantes e guias de turismo. Este projeto inclui uma primeira etapa, iniciada em 2010, com projeção para 2011. Ele afirma que, será iniciada a ampliação de um manual com proposta integrada do Geopark. Foi distribuído um manual operacional que insere pontos históricos e dados técnicos sobre o geoturismo, ecoturismo e turismo cultural que estão sendo desenvolvidos por meio do projeto.

Segundo Patrício Melo, a finalidade é buscar uma especificidade dos setores, para que haja roteiros específicos, destacando cada um dos segmentos. "Essa será uma oportunidade de mostrarmos a história de cada área e suas potencialidades de forma mais detalhada". Este, conforme ele, será um segundo passo do processo, que inclui desde a paleontologia, em Santana do Cariri, a arqueologia, em Nova Olinda, religiosidade popular, em Juazeiro, e outros aspectos da cultura nos geossítios.

O técnico de desenvolvimento econômico do Geopark, Diogo Sobreira, destaca o processo de integração das parcerias e trade turístico e os segmentos afins, para eleger ações voltadas para este ano. Ele diz que a pesquisa desenvolvida por segmentos será o norteador do trabalho. O trabalho envolve uma parceria com o Sebrae.

O analista do Sebrae, Frederico Feitoza, mostrou o resultado da parceria. Entre as ações, ressaltou a criação da rede de parceiros, de geoprodutos artesanais, a instalação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Cariri, lançamento dos projetos Caminhos do Sabor e Selo de Qualidade e diagnóstico empresarial para conhecer perfil de restaurantes parceiros do Geopark.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas