sábado, 21 de abril de 2012

Conheça a história de Juazeiro do Norte


Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte é um município brasileiro do estado do Ceará. É considerado o maior centro de religiosidade popular da América Latina, atraindo milhões de pessoas todos os anos.
A cidade localiza-se no sul do Estado, a 600 km da capital Fortaleza. Sua área é de 248,558 km², a uma altitude média de 350 metros.
A população do município é estimada em 240.638 habitantes. A taxa de urbanização é de 95,3%

História


Juazeiro do Norte era inicialmente um distrito da cidade vizinha chamada Crato, até que o jovem Padre Cícero Romão Batista resolveu se fixar como pároco no lugarejo. Padre Cícero foi responsável então pela emancipação e independência da cidade. Por conta do chamado "milagre de Juazeiro" (quando Padre Cícero deu a hóstia sagrada à beata Maria de Araújo, a hóstia se transformou em sangue), a figura do padre assumiu características místicas e passou a ser venerado pelo povo como um santo. Hoje a cidade é a segunda do estado e referência no Nordeste graças ao padre.

Vila de Tabuleiro Grande


Quando ainda era uma vila pertencente ao Crato, Juazeiro chamava-se Tabuleiro Grande e não passava de um aglomerado de casas de taipa convergindo para uma capela dedicada à Nossa Senhora das Dores. A vila era um mero entreposto e servia de ponto de apoio para aqueles que se dirigiam para o Crato.

Chegada do Padre Cícero


No natal de 1871, Padre Cícero recebeu o convite para rezar a missa do galo no lugarejo. Era para ser apenas uma celebração, mas em 11 de abril de 1872 o padre retornaria a Tabuleiro Grande acompanhado de alguns familiares para se fixar na vila. Segundo o próprio padre, a decisão decorreu de um sonho, onde viu Jesus Cristo e os doze apóstolos sentados a uma mesa, em seguida uma multidão de peregrinos marcados pela fome e pela dor adentra no local, então Jesus Cristo diz estar decepcionado com a humanidade, mas que está disposto a fazer um último sacrifício para salvar o mundo, então vira-se para o padre e ordena: "E você, Padre Cícero, tome conta deles".

Cada casa uma oficina, cada oficina um oratório


Esse foi um dos ensinamentos de Padre Cícero para o povo de Juazeiro. Logo que chegou, o sacerdote tratou de mudar os costumes profanos do local e tornar comum a prática dos sacramen
tos. Inspirado por Padre Ibiapina, Padre Cícero criou as Casas de Caridade, organizações tocadas por beatas e que visavam a levar educação, saúde e auxílio religioso ao povo. As Casas de Caridade se espalharam pelo entorno de Juazeiro, sendo a mais famosa delas situada no Sítio Caldeirão sob o comando do beato José Lourenço. Inúmeras oficinas foram criadas, com destaque para as de produção de velas, imagens sacras e calçados. O jeito simples e carismático do padre contagiava a população que cada vez mais se entregava à religião e ao trabalho.

Emancipação


Desde o início do século XX que a vila de Tabuleiro Grande buscava desvincular-se do Crato. Como argumento principal o fato de que a vila se tornara maior e mais importante que a sede. De fato, Tabuleiro Grande apresentou um crescimento surpreendente, chegando a rivalizar até mesmo com a capital Fortaleza. Em 22 de julho de 1911, a emancipação é concedida, a nova cidade passa a se chamar Joaseiro (uma referência à árvore típica da região), e Padre Cícero é eleito o primeiro prefeito.

Sedição de Juazeiro


Tudo começou em 1912 quando o então presidente da República Hermes da Fonseca depôs o governador Antônio Pinto Nogueira Accioli e nomeou o coronel Franco Rabelo como interventor do Ceará. Houve eleição apenas para vice-governador onde Padre Cícero foi o escolhido. Depois de assumir o posto, Franco Rabelo rompe com o Partido Republicano Conservador (PRC) e passa a perseguir Padre Cícero, chegando a destituí-lo da prefeitura de Juazeiro e a mandar um batalhão da Polícia estadual prender o padre. Então, o médico Floro Bartolomeu (braço direito do padre), reúne seus jagunços e os romeiros da cidade para proteger Padre Cícero [3]. Em apenas uma semana, os romeiros cavaram um valado de quinze quilômetros de extensão cercando toda a cidade e ergueram uma muralha de pedra na colina do Horto, a fortificação recebeu o nome de "Círculo da Mãe de Deus". O batalhão ao ver que seria impossível romper o círculo, recuou e pediu reforços.
Um contingente muito maior foi enviado a Juazeiro, levando consigo um canhão para derrubar a muralha que protegia a cidade, porém, o canhão falhou e os romeiros armados apenas com algumas espingardas, facas, foices e muita fé venceram os invasores. O canhão foi tomado e está exposto até hoje no "Memorial Padre Cícero". Floro Bartolomeu consegue então o apoio do Presidente Hermes da Fonseca e do Senador Pinheiro Machado, e parte para Fortaleza com o intuito de derrubar o governador. No caminho, os romeiros tomam o poder de Crato, Barbalha, Estação Afonso Pena (próxima a Iguatu), Messejana, Maracanaú e Maranguape, fechando todas as entradas da capital, enquanto uma esquadrilha da Marinha de Guerra capitaneada pelo Cruzador Barroso impõe um bloqueio marítimo à cidade. Franco Rabelo é deposto e eleições são convocadas onde Benjamim Liberato Barroso é eleito governador e Padre Cícero mais uma vez eleito vice. Vitoriosos, os romeiros retornam a Juazeiro desarmados e desocupam as cidades tomadas durante a sedição.

Juazeiro do Norte hoje


É uma das principais cidades da região Nordeste exercendo influência sobre todo o Cariri cearense e algumas cidades do Piauí, Pernambuco e Paraíba. A lembrança do Padre Cícero está presente em todo o município desde escolas, estabelecimentos comerciais, ruas, praças, museus até no nome de muitos juazeirenses batizados de Cícero, Cícera, Romão, Romana, Batista etc. Todos os anos, milhões de romeiros vão a Juazeiro orar ao Padre Cícero e à Nossa Senhora das Dores (padroeira do município).

O suposto milagre da hóstia


Durante uma missa em 6 de março de 1889, Padre Cícero ministrava a comunhão aos fiéis,quando ministrou o sacramento à beata Maria de Araújo a hóstia se transformou em sangue. O fato teria se repetido diversas vezes durante cerca de dois anos. A população logo atribuiu ser um milagre.
Padre Cícero, cauteloso, pediu à diocese que enviasse uma comissão para investigar o fenômeno e pediu aos fiéis que não comentassem a respeito domesmo, porém este pedido foi em vão, a notícia logo se espalhou por toda a região Nordeste e em uma rapidez extraordinária chegou ao sul do país. A comissão era formada pelo Dr. Marcos Rodrigues Madeira (médico do Rio de Janeiro), Dr. Ildefonso Correia Lima (médico e professor da Faculdade do Rio de Janeiro), e diversos padres da região.
Após longos estudos, inclusive podendo testemunhar o fenômeno da transformação por diversas vezes, a comissão concluiu que o "facto da ordem dos observados não podem ser explicados pelo jogo natural dos agentes naturaes, sendo forçoso acceitar a intervenção de um agente inteligente occulto que represente a causa, o qual, no caso em questão, acredito em ser Deus" (trecho de carta escrita pelo Dr. Ildefonso Correia Lima e reconhecida a letra em firma pelo cartório do Crato). Apesar da comissão provar que não existe explicação para o fenômeno, o bispo Dom Joaquim declarou que o fenômeno era uma farsa, mandou enclausurar a beata Maria de Araújo em um convento e suspendeu as ordens sacerdotais de Padre Cícero.

Economia


De acordo como Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), Juazeiro possui um PIB de R$ 718.884.000,00. Porém, a riqueza produzida pelo município é bem maior visto que o comércio informal, que não entra na contagem do PIB, é muito forte.

Comércio


Principal setor da economia juazeirense, respondendo por 69,6% do PIB municipal (dados do IPECE). Os principais pontos comerciais são o centro da cidade, bairro Pirajá, Cariri Shopping, e Mercado Central.

Indústria


Correspondea 29,84% do PIB local. Destacando-se os ramos:
  • Calçadista: maior pólo calçadista do Norte/Nordeste e terceiro do país.
  • Têxtil: dezenas de empresas desse ramo se instalaram na cidade nos últimos anos e já ocupam boa parte do mercado regional.
  • Folheados: Produz jóias e semijóias de alta qualidade que já são exportadas para os Estados Unidos e Argentina. Uma curiosidade é o fato de que uma empresa local utiliza mão-de-obra carcerária em sua produção, os internos da Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC), fabricam as jóias e para cada três dias de trabalho há uma redução de um dia da pena.
  • Artesanato: em Juazeiro qualquer coisa vira máteria-prima para artesanato: palha, garrafas plásticas, areia, latas de refrigerante, ferro, papel etc.
  • Bebidas: existe uma única empresa de bebidas na cidade, o Grupo São Geraldo, porém seus refrigerantes e sua água mineral são bastante apreciados na região Nordeste.
  • Máquinas de costura: Juazeiro possui uma fábrica da empresa Singer desde 1997.

Turismo


Naturalmente o ramo que se destaca é o do turismo religioso, porém há um plano integrado de turismo entre várias cidades da região do Cariri, promovendo a Religião, os fósseis, as belezas

naturais, a cultura e a História do Cariri. Juazeiro por ser a maior cidade da região e ter a melhor infra-estrutura é a preferida dos turistas como base. Um dado que comprova o crescimento do turismo na região é o fato de que o Aeroporto Regional do Cariri situado em Juazeiro obteve o maior crescimento percentual do Brasil em 2006.


Centro universitário


O triângulo Crajubar (denominação dada a conurbação formada por Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha), representa um crescente pólo universitário da região Nordeste.
As instituições de ensino superior com centros em Juazeiro são:

Filhos ilustres


Nascidos noutros municípios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas