segunda-feira, 21 de março de 2011

Comércio Eletrônico conquista mais 5,4 milhões de consumidores, veja algumas lojas confiáveis

http://www.economiasc.com.br/arquivosSGC/NOTIC_20110321165607mao.jpg&w=336&h=245&c=SEm 2010, mais de cinco milhões de novos consumidores passaram a fazer compras pela internet. O estudo anual realizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e pela e-Bit revela que os novos compradores online representam um salto de 30% sobre o total de usuários de comércio eletrônico em 2009.

Para este ano, a expectativa é que outros cinco milhões entrem para o mercado de aquisições online, alavancando o total de compradores virtuais para 28 milhões.

Riscos dos sites de compras coletivas

É difícil resistir às tentações dos descontos de até 90% nos sites de compras coletivas como Peixe Urbano, ClickOn e Imperdível. Após pouco tempo de criação, os primeiros datam do início de 2010, muito já foi debatido sobre a sua relação com os Direitos do Consumidor e o consumismo desenfreado. Porém, um outro ponto importante não pode ser deixado em segundo plano: a segurança das informações pessoais passadas durante a compra.

Esse novo mercado já conta com mais de mil lojas virtuais no Brasil e pode faturar até 1,5 bilhão neste ano. Números tão atraentes que chamam a atenção não só de investidores e consumidores, mas também de oportunistas que aplicam golpes para roubar dados ou dinheiro.

"Hoje, montar um site é algo relativamente simples, rápido e acessível. Dessa forma, fraudes não devem tardar a aparecer nesse novo negócio, uma vez que diariamente caixas de e-mails de todo o mundo são abarrotadas por milhares de spams com falsas propagandas, que trazem consigo URLs maliciosas e anexos com vírus, trojans e spywares", afirma Leonardo Bonomi, especialista em segurança virtual e responsável pelo laboratório brasileiro da Trend Micro, empresa especializada no setor.

Informações

Mas isso não significa que essas compras, tão cômodas e vantajosas, devam ser evitadas. O importante é que antes de realizar qualquer transação pela internet, o usuário esteja munido com o máximo de informações sobre o site.

"O usuário precisa ter em mente que todo tipo de transação pela internet envolve algum cadastro. É possível que após a primeira compra, o cliente passe a receber uma newsletter promocional. E, para alguns criminosos, falsificar esse tipo de conteúdo com perfeição é muito fácil, por isso é importante estar atento ao conteúdo do e-mail. Caso sejam solicitados depósitos, taxas sem um propósito claro, ou senhas da conta bancária é provável que seja um golpe", alerta Bonomi.

Segundo o especialista, também é mais seguro escolher um site de confiança e manter as informações das últimas compras à mão para consulta. Mais vale descartar um e-mail de uma empresa desconhecida, do que arriscar uma suposta pechincha capaz de causar prejuízos financeiros permanentes. "Atualmente, a venda de informações no submundo da internet é um negócio muito lucrativo, portanto lembrar em quais sites se está cadastrado é fundamental", informa.

Outra dica é digitar o endereço do site de compra coletiva no navegador e não apenas acessar uma promoção por meio de um anúncio via redes sociais. Com mais de 500 milhões de usuários hoje, o Facebook já conta com todo tipo de anúncio e nada garante que todos os promotores das ofertas sejam bem intencionados. O redirecionamento de usuários para páginas com conteúdo malicioso é um golpe frequente, até mesmo em buscadores populares como o Google.

Tecnologia a favor do crime

Além disso, os cibercriminosos contam com uma técnica denominada engenharia social, capaz de rastrear os conteúdos de interesse do internauta, com o objetivo de enviar falsas propagandas compatíveis com as suas preferências. "Caso a vítima em potencial esteja na comunidade "Adoro Esportes", por exemplo, a ideia do criminoso será direcionar-lhe um anúncio de descontos em uma loja de artigos do gênero, pois assim é mais fácil que ele caia em algum ataque", finaliza.

Se a qualquer momento o consumidor tiver algum tipo desconfiança, é válido verificar se existe algum contato do fornecedor e ligar para esclarecer suas dúvidas. Checar se informações básicas sobre a oferta estão em dia, como validade da promoção, contratos e políticas de privacidade, podem ser algumas pistas.

Bom, o Notícia e desenvolvimento irá mostrar 5 sites de confiança que já foram testados através de compras e tentativas de contato.

Sites seguros:

1º - Submarino
2º - Americanas.com
3º - Saraiva.com
4º - Magazine Luiza
5º - Carrefour

Dos 5 sites eu destaco o Submarino como a melhor loja eletrônica de todas. Compras feitas com facilidade e bons preços, segurança quando se faz o login no site com apenas 9 tentavivas, após as 9 só entrando em contato. Resposta rápidas aos emails enviados a loja. Quanto ao prazo de envio eu descrevo com espetacular, dependendo de onde mora os pedidos são entregues em até 2 dias, e para o nordeste por exemplo chegaram a entregar em apenas 5 dias com frete grátis.

A Saraiva.com também é muito boa, segurança também é uma qualidade, entregas com um bom prazo e bom atendimento. O mesmo acontece com a Americanas.com, atendimento e entrega rápidas. A Magazine Luiza e A Carrefour também se destacam no atendimento e segurança com os dados do cliente

A loja eletrônica mais problemática que já encontrei foi a Comprafácil.com, Já fiz algumas compras nesse site e demorou um pouco pra chegar a mercadoria, os emails demoram bastante a serem respondidos e olhe lá se responderem, tentei contato por telefone e a mensagem sempre é a mesma: no momento todos os nossos atendentes estão ocupados, por favor tente mais tarde, essa resposta é a mesma todas a vezes que tentar, e o mesmo acontece quando se tenta conversar pelo chat que a loja colocou disponível no chat, pode até fazer seu teste . Eu mesmo estou esperando um célular a mais de 1 mês e até agora não responderam minhas dúvidas que enviei por email.

Os sites que temos que tomar muito cuidado ao fazer compras é o Comprafácil.com e o Mercado Livre, já comprei bastante no mercado livre e foi tudo ok, o problema é você procurar um bom vendedor, um honesto, porém o site procura constantemente vendedores falsos para dar maior segurança aos clientes. Cuidado com esses sites que vendem produtos chineses, tipo compre da chiva , muitas das compras dão certo, mais fique logo sabendo que o prazo de entrega é grande.

Recomendo que ao fazem compras em alguma loja eletrônica procure no Google alguns dados da empresa, se tem loja física ou não, se tem muitas reclamações, e fiquem atentos a produtos com preços muito baixos.

Declaro não ter nada contra a nenhuma loja citada, apenas descrevo sobres pesquisas na internet e compras feitas por mim em algumas dessas lojas.

Emerson Rodrigues
Adm Notícia e Desenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas