quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Em Juazeiro do Norte, mudas são trocadas por embalagens recicláveis

http://www.vejajuazeiro.com.br/v2/media/k2/items/cache/9ad1811f7480309be5244032ffbbef95_M.jpg

Uma iniciativa em prol do meio ambiente. Mais de 22 mil mudas de árvores nativas e frutíferas estão fazendo parte do Viveiro Escola, no Parque Ecológico das Timbaúbas, neste Município. Além de arborizar a cidade, as mudas servem de fonte didática para estudantes e a comunidade. É a primeira experiência do gênero na região, em que plantas são trocadas por embalagens recicláveis, quer sejam de plástico ou vidros.

O Viveiro está localizado no Parque Ecológico das Timba-úbas, que também passará por uma revitalização. É a área mais verde de Juazeiro, cidade que tem sido engolida pela especulação imobiliária, com construções que vêm ocupando o espaço urbano de forma considerável. A meta para 2012 é produzir mais 45 mil mudas.


O secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos de Juazeiro, Eduardo Pontes, afirma que o projeto insere a revitalização do Parque e consiste em proporcionar uma área de lazer agradável e segura.


Projeto


O prefeito da Cidade, Manoel Santana, destaca a importância de iniciativas que valorizem o meio ambiente. Ele assinou o projeto de revitalização do Parque, com investimentos de R$ 148 mil, na última sexta-feira, com a inauguração do Viveiro.


No espaço, será inserida uma academia popular. Em 40 dias, os serviços deverão estar sendo entregues à população, com as quadras recuperadas e nova iluminação no espaço.


A ação dos vândalos no local tem sido um dos principais empecilhos para se manter o Parque em bom estado, mas o secretário diz que o problema já foi revertido em 80%. Na área de 60 hectares, funciona a Secretaria de Meio Ambiente, Escola Ambiental e a Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA).


O Viveiro Escola nasceu de uma ampliação do Viveiro de Mudas já existente no local e é responsável pela distribuição de mais de 50 mil mudas de pés de juazeiro (nome de uma árvore característica do semiárido e que se destaca por estar sempre verde, mesmo em períodos de estiagem), por meio do projeto Árvore do Centenário, que até o mês de julho deverá chegar a 100 mil.


"A ideia é fazer com que o viveiro se torne uma verdadeira escola ambiental", frisa o secretário. São cerca de 1.500 visitações por mês de alunos e comunidades, e isso deverá ser ampliado em até seis vezes, conforme Eduardo Pontes.


Para Francisco Alvino, presidente da Associação do Engenho do Lixo, entidade parceira, algumas mudas estão sendo produzidas pela entidade para o viveiro. Na Associação, a troca das mudas é feita também por bateria de celular, pilhas de rádio, pelo próprio celular, placa de CPU, computadores, velhos aparelhos de TV e, principalmente, lâmpadas fluorescentes. Há dois anos que a entidade promove o trabalho.


As pilhas de rádio e o óleo de fritura são o foco das coletas feitas pela associação. Com isso, são mais de 2 mil mudas já entregues à sociedade. "A consciência ambiental tem que ser uma coisa sagrada para a gente na natureza. Esse é um momento feliz, porque mostra esse trabalho da Secretaria de Meio Ambiente e da Associação dos Catadores", destaca. São 37 famílias na entidade, que também tem à frente o ambientalista Alvino e funciona há mais de oito anos. Na associação, os próprios catadores são envolvidos no processo. A cada 500 quilos de material recolhido do meio ambiente o catador é obrigado a plantar uma árvore, nas margens do Rio Salgadinho.


O projeto incorpora ações que já vinham sendo realizadas em prol do meio ambiente na cidade, além de levar, de forma didática, com a inauguração da Sala Verde, cursos de como produzir as mudas e preservar o meio ambiente. Inicialmente, as aulas estarão direcionadas a estudantes de escolas públicas e também da rede privada de ensino.


Para o gerente do Parque, Aldeir Lima, e também coordenador do Viveiro, o projeto tem uma importância no controle do microclima da cidade. Segundo ele, somente este ano foram distribuídas para a população cerca de 17 mil mudas de árvores. São seis embalagens de plástico, quatro de vidro ou metal, por uma muda de ipê roxo ou amarelo, oiti, sapoti, acerola, mamão, goiaba ou caju, dentre outras espécies. O trabalho acontece desde dezembro de 2010, e somente este ano foram recolhidas quase 100 mil embalagens.


Esse material antes ia para o lixão e agora acaba sendo repassado para as associações darem o destino final. O valor arrecadado retorna para a manutenção do Viveiro, tornando-o auto sustentável.


Cursos


O Viveiro funcionará inicialmente nas quartas-feiras pela manhã e, na sexta-feira, na zona rural. Segundo o coordenador, o projeto, neste formato, não existe no Estado do Ceará.


Os cursos de produção de mudas serão dados de forma gratuita, para turmas de 20 pessoas. A taxa de inscrição será o repasse de material reciclável. "Vamos estar capacitando profissionalmente a população", diz ele. Os cursos intensivos serão iniciados a partir do dia 5 de janeiro, com a finalidade de formar por ano cerca de 800 pessoas.


NÚMERO


45 mil mudas de árvores nativas deverão ser produzidas para fins de troca por embalagens recicláveis, como papéis, vidros e garrafas pets.


Mais informações


Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos

Parque Ecológico das Timbaúbas
Avenida Ailton Gomes, S/N
Bairro José Geraldo da Cruz
Telefone (88) 3511.3512

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas