terça-feira, 29 de novembro de 2011

Facebook faz acordo em processo sobre privacidade nos EUA

NEW YORK e WASHINGTON - O Facebook concordou em encerrar uma investigação da Federal Trade Comission dos Estados Unidos (FTC) sobre as acusações de que enganou seus usuários ao modificar suas configurações de privacidade, disse o órgão nesta terça-feira.

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A rede social vai aceitar o acordo que prevê uma auditoria anual e independente nas práticas da empresa por duas décadas e firmou uma nova promessa de que sempre irá avisar seus usuário sobre mudanças em configurações.

A FTC diz que a rede social mentiu ao dizer às pessoas que poderiam manter seus dados privados e, em seguida, permitiu que isso se tornasse público.
O órgão aponta ainda que o site prometeu aos usuários que não compartilharia informações pessoais com anunciantes, mas o fez.

As acusações foram registradas em 2009, quando o Facebook mudou algumas regras. Informações guardadas de forma considerada privada, como os usuários presentes em uma lista de amigos, se tornaram públicas. Sem aviso algum.
"Eles não avisaram aos usuários que essa mudança estava por vir ou obtiveram a aprovação deles com antecedência", disse a FTC em nota.

O acordo exige que o Facebook, a partir de agora, tenha a aprovação das pessoas antes de alterar a forma como elas compartilham seus dados no site.
A decisão é semelhante a que a Google se submeteu no início deste ano em relação ao seu serviço de rede social Google Buzz, descontinuado mais tarde.

Como a Google, o Facebook concordou em obter avaliações de suas práticas de privacidade por meio de uma auditoria independente durante os próximos 20 anos que pode apontar erros e pedir correções, quando necessárias.

O acordo ainda precisa ser aprovado pelo juiz de direito administrativo da FTC mas o Facebook já está impedido de agir de forma enganosa no futuro quanto ao uso de informações pessoais de clientes.

“Cometemos muitos erros”, diz Zuckerberg
Em um post, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg disse que a empresa cometeu "vários erros". Entretanto, ele acrescenta que isso tem muitas vezes ofuscado o bom trabalho realizado pelo Facebook em parceria com a FTC.

De acordo com o órgão, o Facebook não foi multado em nenhuma quantia, embora outros processos movidos por pessoas físicas possam resultar no pagamento de uma compensação ao usuário que se sentiu lesado.

Zuckerberg disse que o Facebook criou dois novos cargos de direção para controle de privacidade em produtos do site, como prova de seu engajamento.

O fundador do Facebook disse também que, agora, está "empenhado em fazer do Facebook um site líder em transparência e controle de privacidade". Ao todo, são mais 800 milhões de usuários na rede social.

Em 2010, a FTC estabeleceu uma investigação sobre o Twitter, depois que recebeu denúncias de que o serviço de microblog não consegue proteger informações pessoais de usuários.

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