sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Ceará bate pelo quarto ano consecutivo recorde em transplantes

26.11.2010 às 22:33

De janeiro até esta sexta-feira (26), foram 772 transplantes realizados no Ceará. Este número já supera o recorde do ano passado que foi de 767 realizados.

Ainda falta mais de um mês para 2010 terminar e o número de transplantes realizados no Ceará este ano já bateu recordes. São 772 transplantes feitos de janeiro até esta sexta-feira, 26 de novembro, superando os 767 feitos em 2009, os 739 em 2008 e os 618 transplantes realizados em 2007. ?Já são quatro anos de recordes sucessivos, vencendo os 446 transplantes de 2006?, comemora o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos. Para ele, esse avanço, além de significar que muitas vidas foram salvas e centenas de pessoas ganharam qualidade de vida, é uma comprovação de que o Sistema Único de Saúde tem equidade, promovendo acesso à população a procedimentos de alta complexidade e elevado custo.

Para a conquista dos recordes, Arruda Bastos destaca cinco fatores: o reforço do número de profissionais na Central de Transplantes, com a quantidade de médicos aumentando de dois para nove; o trabalho das comissões intrahospitalares; a aquisição de quatro modernos aparelhos eletroencefalogramas para ajudar no diagnóstico da morte encefálica; a descentralização da captação de órgãos e tecidos, que, além da capital e região norte, passou a ser feita com mais força na região do Cariri; a solidariedade da população cada vez mais evidente, com a contribuição dos veículos de comunicação.

Além do aumento do número de transplantes de 2007 para cá, o Ceará inovou nessa área. Passou a realizar há 10 meses transplantes de pâncreas através do Hospital Geral de Fortaleza, que deu a cinco pessoas a chance de viver com um pâncrea saudável. Em 2008, o Hemoce incluiu na rotina das atividades o transplante de medula óssea autólogo. Somente este ano 13 pessoas foram transplantadas. Na pneumologia, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart está, após ser habilitado pelo Ministério da saúde, se preparando o primeiro transplante de pulmão feito no Nordeste.

A solidariedade em doar precisa ser permanente. Na lista de espera por órgãos e tecidos há 1.333 pessoas. Esperando córneas são 786 pessoas. Um rim saudável é aguardado por 280 pacientes. À espera de um coração tem nove pessoas. Há 220 na fila por um fígado doado.

A Região Metropolitana do Cariri receberá duas emendas, para a reforma e modernização do estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, e para obras de infraestrutura turística.

26.11.2010 às 22:30

A bancada cearense na Câmara dos Deputados definiu, na madrugada de ontem, o destino das 16 emendas a que o Estado do Ceará tem direito no Orçamento da União em 2011.

Segundo o deputado federal José Nobre Guimarães (PT), duas delas vão para Fortaleza, atendendo obras de mobilidade urbana para a Copa de 2014 e o Hospital da Mulher. Os pedidos partiram da prefeita Luizianne Lins (PT).

Outras duas serão destinadas aos 15 municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza, para obras de infraestrutura turística e urbana. Já a recém criada Região Metropolitana do Cariri receberá duas emendas, para a reforma e modernização do estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, e para obras de infraestrutura turística.

A maior quantidade de emendas foi destinada ao Governo do Estado, que pediu dinheiro para dar continuidade aos projetos que já estão em andamento nas áreas de infraestrutura hídrica e turística, além do Hospital Regional de Sobral e do Cinturão Digital.

Para os senadores Tasso Jereissati (PSDB), Inácio Arruda (PCdoB) e Patrícia Saboya (PDT), que possuem o direito de uma emenda, cada, estão previstas verbas para o melhoramento do Hospital das Clínicas, em Fortaleza e para turismo e desenvolvimento urbano.

Ainda serão contempladas a Universidade Federal do Ceará (UFC), nos campi do Cariri e Sobral, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) também receberá emendas para a manutenção dos perímetros irrigados no Ceará.

O valor das emendas só deve ser definido em 3 de dezembro, após negociação com o relator geral do Orçamento.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

DIA 10 DE DEZEMBRO INAUGURAÇÃO DO PRÉDIO DO BOLSA FAMÍLIA EM JUAZEIRO DO NORTE

24.11.2010 às 22:50

Últimos retoques no prédio do programa Bolsa Família, que será inaugurado dia 10 de dezembro de 2010. O equipamento foi construído    dentro do espaço físico da Secretaria de Assistência Social Trabalho e Cidadania (SEASTC), na rua Monsenhor Esmeraldo, 300, onde funciona a sede provisória do bolsa família.

A área construída é de 510m² e o valor aplicado na construção é de 287.155,68 ( duzentos e oitenta e sete mil, cento e cinquenta e seis reais e sessenta e  oito centavos), recursos do Governo Federal. Em Juazeiro do Norte mais de trinta e duas mil famílias estão no Cadastro Único, destas, vinte sete mil recebem beneficio. A construção da sede do programa se fez necessária devido ao grande número de atendimento, diariamente, cento e cinqüenta pessoas são atendidas pela equipe do bolsa família. 

Para o prefeito Dr. Santana, este programa do Governo Federal é de estrema importância, pois garante para as pessoas de baixa renda acesso a educação, saúde e outros benefícios. “ Este equipamento, será um espaço físico ideal na realização de um bom atendimento para as pessoas que estão e para as que irão fazer parte do cadastro ”, afirma Dr. Santana .

Internacional: Igreja amplia aceitação ao uso da camisinha

24.11.2010 ás 22:47
Vaticano afirma que o uso do preservativo pode ser um "ato de responsabilidade" de homens e mulheres

Roma. Usar preservativos é um mal menor que transmitir o vírus HIV para um parceiro sexual, mesmo que isso signifique que uma mulher evitou uma possível gravidez, afirmou o Vaticano ontem, sinalizando uma grande mudança no ensinamento papal, como foi explicitado em comentários do papa Bento XVI no fim de semana passado.

Segundo a Igreja, a declaração histórica do pontífice reconhecendo que o uso de camisinhas é moralmente justificável em alguns casos para prevenir a Aids vale não apenas para garotos de programa homossexuais, mas também para heterossexuais e transexuais.

O esclarecimento, o mais recente passo em direção ao que já está sendo visto como uma mudança significativa na política da Igreja Católica, foi feito durante uma entrevista coletiva para divulgar o novo livro do papa: "Light of the World: The Pope, the Church and the Signs of the Times" ("Luz do Mundo: O Papa, a Igreja e os Sinais dos Tempos").

No livro, uma longa entrevista com o jornalista católico alemão Peter Seewald, o papa usou o exemplo de que um garoto de programa estaria justificado em usar uma camisinha para prevenir contra a transmissão da doença.

O comunicado foi necessário porque as versões em alemão, inglês e francês do livro usaram o artigo masculino ao se referir ao "garoto de programa", mas a versão italiana usou o artigo feminino ("prostituta").

O padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, afirmou que havia perguntado ao papa diretamente sobre isso para esclarecer seu pensamento. "Perguntei ao papa pessoalmente se havia uma distinção séria entre o uso do masculino ao invés do feminino e ele disse ´não´", relatou o religioso.

"Ou seja, a questão é que (o uso da camisinha) deveria ser o primeiro passo em direção à responsabilidade de se tornar ciente do risco à vida de outra pessoa com quem se está tendo uma relação. Se é um homem, uma mulher ou um transexual que faz isso, defendemos sempre o mesmo ponto, de que é o primeiro passo de responsabilidade para prevenir contra a transmissão de um grave risco ao outro. A mensagem é que é preciso evitar colocar em risco a vida do outro, um primeiro passo responsabilidade", acrescentou Lombardi.

A Igreja vem dizendo há décadas que camisinhas não fazem parte da solução no combate à Aids, apesar de não existir nenhuma política formal sobre o assunto no Vaticano. No livro, o papa diz que o uso de camisinhas deve ser visto como "o primeiro passo em direção à moralização", mesmo que "não seja a forma de lidar com o mal do HIV".

"Pela primeira vez o uso de camisinhas em circunstâncias especiais foi apoiado pelo Vaticano e isso é uma boa notícia e um bom começo para nós", declarou Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Orientação
"A mensagem é que é preciso evitar colocar em risco a vida do outro, um ato de responsabilidade"
Federico LombardiPorta-voz do Vaticano

Transnordestina recebe primeiros trilhos no Cariri

Clique para Ampliar

24.11.2010  ás 22:45
A obra de construção da Transnordestina final mente chega ao Cariri. No dia 10, presidente Lula visita canteiro na região
Missão Velha. A Ferrovia Transnordestina, finalmente, entrou nos trilhos. A instalação dos primeiros trilhos começou no "marco zero", neste Município. Agora, as equipes de trabalho já estão no Sítio "Corredor Comprido", Município de Milagres, a menos de um quilômetro de distância do túnel que passa por baixo da CE-293, que liga Missão Velha a Brejo Santo.

Estão sendo fixados dois tipos de bitola em alguns trechos. Entre Missão Velha e Salgueiro, são três trilhos paralelos. O objetivo é atender às composições de bitolas mais largas. No canteiro de obras, operários da Construtora Aliança, que faz parte do consórcio que executa o projeto, afirmam que estão sendo feitos 500 metros por dia.

A predominar este ritmo, o trecho de 96 km entre Missão Velha (CE) e Salgueiro (PE) será concluído em seis meses. O presidente Lula deixará o cargo em janeiro de 2011 sem inaugurar nenhum trecho da ferrovia, que consta do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Inauguração de obras
Mesmo com o atraso das obras, o presidente Lula prometeu voltar ao Cariri, em companhia do governador Cid Gomes, no próximo dia 10, para inaugurar obras na região, dentre as quais o Hospital Regional do Cariri. Na mesma dada, está programado que o presidente fará um pequeno trajeto em trem adaptado, na parte que já está pronta entre Salgueiro e Missão Velha.

"Ainda tem muitas obras d´artes (pontes e túneis) a serem concluídas. O trabalho final é demorado", afirmou um funcionário que preferiu não se identificar. No canteiro de obras, dizem não ser autorizados a dar entrevista. Cada um dos trilhos, com 24 metros de comprimento, pesa uma tonelada. O transporte é feito pela própria via férrea, em construção, por meio de vagões prancha, que descarregam esses materiais em locais estrategicamente preparados para a instalação definitiva dos trilhos no trecho.

Os mesmos vagões transportam os dormentes até a frente de serviço. Uma vez descarregados, pórticos especiais, também montados sobre trilhos, são mobilizados para o lançamento dos dormentes na via terraplanada. No trecho de 1.200km sob sua responsabilidade, a Construtora Aliança utiliza quatro conjuntos completos de pórticos, cada um deles com capacidade para descarregar 40 dormentes com peso de 360kg.

Após essa etapa, outro equipamento, a posicionadora de grade, entra em operação para a montagem dos trilhos sobre os dormentes. Esse serviço exige que os trilhos sejam "grampeados" aos dormentes, um processo que, na maioria das vezes, é realizado de forma manual. A fase final é a descarga do lastro de brita, também realizada por um equipamento sobre trilhos.

Uma verdadeira montanha de brita foi acumulada no canteiro de obras. Dotado de vagões com gôndolas, a máquina despeja a brita sobre a área dos trilhos e dormentes, preparando o terreno para a fase posterior, feita pela reguladora de lastro. Para isso, a máquina conta com uma lâmina frontal e caixas laterais, utilizadas para acertar os taludes do lastro. Esses dispositivos também removem o excesso de brita e conferem à via o perfil definido em projeto.

A presença dos trens de carga nos sítios cortados pela ferrovia animou os moradores. O agricultor Pedro Crispim de Oliveira que, a princípio, não acreditava no projeto, agora está vendo o trem passar em sua porta, no Sítio Caiçara, a 20km do marco zero. "Está vindo gente de longe para conhecer o trem", diz o vaqueiro Damião da Silva.

Paralelamente, prossegue a terraplanagem do trecho de 50km, ligando Missão Velha e Aurora, rumo ao Porto do Pecém. De acordo com informações da Secretaria da Infraestrutura do Estado do Ceará (Seinfra), o Governo está promovendo as desapropriações necessárias à execução das obras no trecho cearense.

Divisão de trechos
Na execução das desapropriações de imóveis localizados na faixa de domínio, que vai de Missão Velha até o Pecém, em São Gonçalo do Amarante, num total de 527km de extensão, os trechos foram divididos em Missão Velha-Acopiara, Acopiara-Quixadá e Quixadá-São Gonçalo do Amarante (Complexo Industrial e Portuário do Pecém).

Os trabalhos totalizam investimento da ordem de R$ 6 milhões, oriundos de convênio entre o Governo do Estado, mediante a Seinfra, e  o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Atualmente 197.632km já tiveram a imissão de posse entre Missão Velha e São Gonçalo.

Os dormentes estão sendo transportados em carretas de Salgueiro para Missão Velha de onde são levados para os locais de instalação. Na cidade pernambucana está localizada, segundo o presidente Lula, a maior fábrica de dormentes do mundo em bitola larga, com capacidade para produzir 4,8 mil peças (ou 3 km) por dia e a estimativa é chegar ao fim do ano com 230 mil dormentes finalizados, acelerando a implantação da estrada de ferro.

Investimento
5,4 bilhões de reais estão sendo investidos no projeto de Ferrovia Transnordestina, que promete revolucionar o transporte de carga na região, impulsionando diversos setores da economia

MAIS INFORMAÇÕES
DNIT - Superintendência Regional do Estado do Ceará - Br 116, Km 6 - Cajazeiras - Fortaleza (CE)
(85) 3295.7377 / 3295.3991

sábado, 20 de novembro de 2010

CE: Assembleia aprova repúdio a xenofobia de estudante na web

20.11.2010 às 11:06

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, nesta quinta-feira, um requerimento que considera a estudante de Direito Mayara Petruso uma "persona non grata" ao Estado e ao povo cearense. A estudante é autora de comentários ofensivos contra nordestinos por conta da vitória da presidente eleita Dilma Rousseff no fim do mês passado.

O requerimento, apresentado pelo deputado estadual João Ananias (PCdoB), foi aprovado por unanimidade no plenário da Casa. Desde o início deste mês, os parlamentares do Ceará levam o assunto à tribuna e criticam a estudante pelos comentários deixados por ela em redes sociais como o Twitter e Facebook.

Ao defender o seu requerimento, o deputado João Ananias afirmou que todas as pessoas têm o direito de externarem suas opiniões acerca de temas diversos, mas questionou as ofensas de Mayara Petruso aos nordestinos, qualificando como "xenofóbicas" e "preconceituosas" as palavras da estudante.

Ofensas, demissão e ação da OAB
Revoltada com a eleição de Dilma Rousseff, Mayara Petruso publicou em redes sociais comentários ofensivos contra nordestinos, que, segundo ela, teriam sido os responsáveis pela vitória da petista. "Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!", dizia uma mensagem sua no Twitter que causou polêmica entre os usuários do site. A postagem foi seguida por uma série de manifestações de teor xenofóbico, bem como denúncias de agressões contra nordestinos.

O escritório Peixoto e Cury Advogados, em São Paulo, confirmou no dia 4 de novembro que Mayara Petruso não fazia mais parte de seu quadro de funcionários. O escritório divulgou uma nota de esclarecimento sobre a demissão de Mayara, onde lamenta pela opinião expressada pela estudante no Twitter. "Com muito pesar e indignação, (o escritório) lamenta a infeliz opinião pessoal emitida, em rede social, pela mesma (Mayara), da qual apenas tomou conhecimento pela mídia e que veemente é contrário, deixando, assim, ao crivo das autoridades competentes as providências cabíveis", dizia a nota.

A assessoria do escritório disse que Petruso foi demitida antes de ter publicado ofensas aos nordestinos, mas não divulgou a data em que ela deixou de fazer parte do quadro de funcionários. Segundo a assessoria, o motivo da demissão não será informado "por questões éticas".

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Pernambuco protocolou um pedido inicial de notícia-crime contra Mayara Petruso no dia 3 de novembro. A ação foi encaminhada ao Ministério Público Federal, que vai analisar os fatos e determinar se a universitária responderá criminalmente pelos seus atos. Segundo a assessoria da entidade, as pessoas que apoiaram as declarações de Mayara poderão integrar o processo e, assim como ela, serem responsabilizadas pelas suas declarações.

Conheça a Path, nova rede social na qual não se pode ter mais de 50 amigos


20.11.2010 às 10:54

Os internautas que querem uma rede mais pessoal e se sentem constrangidos em negar pedidos de amizade no Facebook e no Orkut agora têm uma nova opção a rede social. O Path.com é mais um site focado em compartilhamento de fotografias, mas com um detalhe: capa pessoa pode ter no máximo 50 amigos. O Facebook, por exemplo, alega que seus usuários têm em média 130 amigos, mas muitos ultrapassam o número de mil.

Em contraponto à tendência da maioria das redes sociais, onde a inclusão de mais e mais "amigos" é encorajada, a proposta por trás do projeto de Dave Morin, ex-diretor de projetos do Facebook, é garantir uma comunicação efetiva entre pessoas que você já conhece - e nas quais confia.

Focado em imagens, o Path é feito para funcionar primordialmente em aparelhos móveis. A ideia é que se compartilhe fotos e momentos com seus amigos através do celular. Por enquanto ele funciona no iPhone e no iPod Touch, mas a empresa está trabalhando em versões para Android e outros aparelhos.

- Nós acreditamos que o futuro da internet será mais pessoal. Foi preciso que toda a informação da web fosse organizada pelo Google e depois socializada por sites como o Facebook para que chegássemos a esse ponto onde o pessoal é a próxima fase - disse Morin, em entrevista à BBC.

O limite de 50 amigos segue as conclusões de um estudo feito pelo professor de psicologia Robin Dunbar, da Universidade de Oxford. Segundo ele, o cérebro humano consegue administrar no máximo 150 pessoas no círculo social, sendo que 50 é o limite comum de nossas redes sociais na vida real. Essa relações incluem amigos, família, colegas de trabalho e conhecidos.

Segundo Morin, o Facebook é a rede que reproduz a vida real, onde você esbarra com desconhecidos "na rua" por boa parte do tempo e precisa ficar mais atento a privacidade. O Path pretende ser o lugar onde você compartilha informações apenas com pessoas com as quais tem mais intimidade.

O presidente da empresa e cofundador, ao lado de Morin, é ninguém menos que Shawn Fanning, criador do Napster. Entre os investidores do site estão Dustin Moskovitz, cofundador do Facebook; Ron Conway, que investiu também no PayPal e no Google; Kevin Rose, fundador do Digg; Mark Benioff; do Salesforce, e o ator Ashton Kutcher.

PLACAR ELETRÔNICO DO ESTÁDIO ROMEIRÃO TESTADO E APROVADO


20.11.2010 às 10:40

Hoje às 19h, o placar eletrônico do estádio Mauro Sampaio "O Romeirão" foi testado. O Prefeito Dr. Santana esteve presente na companhia do Secretário de Esporte Prof. Aurélio Matias e do diretor do estádio Nicanor Araruna.

O Placar está localizado atrás do gol na parte da torcida visitante, acima dos vestiários.

Amanhã será inaugurado pelo Prefeito Dr. Santana e pelo Ex-prefeito Dr. Mauro Sampaio, idealizador e responsável maior por essa que é a maior obra para prática de esportes em Juazeiro do Norte.

 O Prefeito disse estar satisfeito "por implantar em sua administração, o tão sonhado placar eletrônico". Segundo ainda Dr. Santana, "o pleno funcionamento deste instrumento é um presente aos desportistas pelos 40 anos do estádio O Romeirão".

Um grande público está sendo aguardado para apoiar o Verdão do Cariri no jogo inaugural do placar que será neste sábado dia 20.

Globo, menos do que 50% de audiência na grande maioria das capitais

Record x Globo

20.11.2010 às 10: 36

 O tabuleiro nacional de audiência sofreu mais uma reviravolta. Dados de outubro do PNT (Painel Nacional de Televisao) do Ibope mostram que o share (participaçao entre televisores ligados) da Globo nas principais praças do país nao está mais na casa dos 50%, principal bandeira da emissora. Das 14 praças com audiências aferidas pelo Ibope em outubro, na média/dia (das 07:00 à meia-noite), a Globo se mantém com share acima de 50% apenas em Florianópolis (53,7%). Em outubro de 2009, a emissora mantinha 50% (ou mais) de share em oito capitais. Segundo os dados do Ibope, as maiores perdas de público da Globo foram em Brasília e no Rio de Janeiro. Em outubro de 2009, a emissora alcançou no Distrito Federal share de 44,8%, ante 37,8% em outubro deste ano. Na capital carioca, o share caiu de 43,1% para 37,6%..

Fonte: VejaJuazeiro

Internacional: Lula é escolhido para prêmio pela paz

20.11.2010 às 10:31

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido, ontem, para receber o Prêmio Indira Gandhi para a Paz, o Desarmamento e o Desenvolvimento para 2010, concedido pelo governo da Índia. Lula foi escolhido por um júri internacional presidido pelo primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh.

A decisão foi anunciada em um comunicado oficial. No documento, Lula é elogiado pela "excepcional" contribuição aos programas que se destinam a acabar com a fome e promover o desenvolvimento do Brasil. Lula foi informado sobre a escolha por meio da Embaixada da Índia no Brasil, segundo a assessoria da Presidência.

O prêmio inclui o recebimento de dinheiro e a publicação das iniciativas do agraciado. Por meio de sua assessoria, o presidente informou que se dispõe a ir à Índia depois de deixar o cargo no dia 1º de janeiro quando transmite o poder à presidenta eleita, Dilma Rousseff.

O prêmio é concedido desde 1986. Foram agraciados o ex-secretário geral das Nações Unidas Kofi Annan, o ex-presidente da União Soviética Mikhail Gorbachev e o ex-primeiro-ministro da República Tcheca, Václav Havel, entre outros.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Justiça Federal do CE garante novo Enem a quem se sentiu prejudicado por falhas

17.11.2010 às 23:47

Uma liminar concedida na tarde desta quarta-feira (17) pela Justiça do Ceará, assegura a todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se sentiram prejudicados pela prova amarela ou pela inversão dos cabeçalhos nos cartões de resposta a fazer uma nova prova se quiserem.

A decisão também determina que o site do Ministério da Educação para reclamações sobre o Enem deve ficar no ar até o dia 26 de novembro, diariamente até as 23h59. O MEC havia definido que sistema funcionaria até esta sexta-feira (19).

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira, na Câmara, que estudantes seriam convocados para a nova prova já na próxima semana.

A decisão da juíza federal da 7ª Vara Federal do Ceará, Karla de Almeida Miranda Maia, afirma "defiro parcialmente o pedido de liminar do MPF para o fim de determinar ao INEP seja aplicada prova substitutiva ao Enem 2010, a todos os candidatos prejudicados pela inversão da ordem do cabeçalho do cartão-resposta, bem como àqueles estudantes que fizeram o exame com o caderno de provas de cor amarela no dia 16 de novembro, as quais foram maculadas por erro de impressão e de montagem, desde que haja prévio requerimento administrativo no site próprio do Enem”.

Outro trecho da decisão da juíza afirma: "Conforme relatos de candidatos que encaminharam centenas de e-mails recebidos pela diretoria desta Vara Federal, eles foram orientados pelos fiscais de sala a marcar os cartões-respostas seguindo a ordem cronológica das questões, e, em seguida, quando já havia sido iniciada a marcação do cartão-resposta, foram orientados tardiamente a proceder de outra maneira, ou seja, seguindo o título da área de conhecimento. Esse fato gerou uma distorção que não se soluciona mediante simples correção invertida do cartão-resposta".

Sábado de vôlei e padre Reginaldo em Juazeiro do Norte

17.11.2010 às 23:43

Sábado, 20, Juazeiro terá dois programas imperdíveis, um para os amantes do vôlei e outro religioso. É que os atletas olímpicos de vôlei Marcelo Negão, Maurício, Paulão e Sandra Pires estarão, à noite, no Ginásio Poliesportivo de Juazeiro do Norte , em amistoso, jogo exibição, contra a seleção de Juazeiro do Norte.
 

Dos sete atletas que trabalham no projeto Embaixadores do Esporte, promovido pelo Banco do Brasil, virão quatro feras. Eles incentivam os jovens na prática esportiva como mecanismo eficaz para afastá-los do mundo da criminalidade, principalmente das drogas. Ainda na programação, vão proferir palestra na Faculdade Leão Sampaio.

Padre Reginaldo
O padre Reginaldo Manzotti disse hoje, em seu programa matinal, que fará show no próximo sábado, a partir das 18 horas, no Parque de Eventos Padre Cícero, em Juazeiro do Norte.

Fonte: CearáAgora

Juazeiro do Norte - Arnon critica ex-prefeito

17.11.2010 às 23:02

Arnon sonha ser prefeito de Juazeiro

Presidente estadual do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o deputado José Arnon Bezerra, criticou o pedido de perdão do deputado federal eleito e ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB), à população daquele município, por ter, em 2008, ajudado a eleger o atual prefeito, Manoel Santana (PT).

O petista tem sido acusado por vereadores de Juazeiro de cometer atos lesivos e improbidade à administração de Juazeiro. Em outubro passado, a Câmara de Juazeiro começou a votar o afastamento de Santana da Prefeitura, mas uma liminar obtida por ele suspendeu a sessão legislativa. Dias depois, Santana fez uma denúncia escrita ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado sobre desvios de recursos públicos na Câmara.

Recentemente, José Arnon afirmou que o processo contra Santana era uma imoralidade, além de um desrespeito ao povo do município. “Ao invés de pedir perdão, o ex prefeito Macedo deveria ajudar o Dr. Santana, porque a gente não deve deixar amigos em dificuldade e porque a população de Juazeiro não merece o que está acontecendo no momento”, diz o presidente do PTB cearense.

2012
Segundo Arnon, Macedo está visando às eleições de 2012. Portanto, suas recentes declarações podem ser encaradas como proveito eleitoral. E enfatiza: “ao contrário do que dizem, a disputa pela Prefeitura já possui três candidatos, pleiteando a vaga”. Entre os cotados estão Manoel Salviano, Raimundo Macedo e ele [José Arnon Bezerra]”.

Ao O Estado, no mês passado, Arnon confidenciou seu desejo de governar Juazeiro do Norte.
O parlamentar ressaltou que a expressiva votação de Macedo para deputado federal o habilita assumir compromisso com a população, sobretudo na solução do tumulto político por qual passa o prefeito e, não criticá-lo. “Agora, a eleição já passou. Portanto, o que deve ser feito é trazer a administração ao rumo certo e, desta maneira, fortalecer a cidade, fazendo com que ela cresça”, sugeriu.

Ele também sugeriu que a Câmara Municipal e o prefeito Manoel Santana cheguem a um entendimento, sobretudo para o desenvolvimento do município.

Comissão aprova salário mínimo de R$ 540,00 , centrais sindicais pressionam para um reajuste do mínimo de R$ 580

17.11.2010 às 18:52

No Congresso, centrais sindicais pressionam para um reajuste do mínimo de R$ 580
 A Comissão Mista de Orçamento aprovou ontem o relatório preliminar do projeto de lei orçamentária da União para 2011. O texto fixou as despesas com base em um salário mínimo de R$ 540, embora a decisão final sobre o valor deva ficar para o próximo mês.

No Congresso, centrais sindicais pressionam por um mínimo de R$ 580. A intenção é fazer uma nova rodada de negociação com o governo para discutir o assunto.

O presidente Lula e a presidente eleita, Dilma Rousseff, defendem o mínimo de R$ 550. O relator do orçamento afirmou que o valor é "razoável" e que caso ocorra qualquer alteração, a mudança será feita por meio de MP (Medida Provisória).

"O salário mínimo de R$ 600 foi vencido nas eleições", argumentou, em exposição aos congressistas, o ministro do Planejamento Paulo Bernardo, referindo-se à proposta apresentada pelo candidato derrotado à Presidência José Serra (PSDB).

Durante a exposição, Bernardo apontou ainda uma redução na projeção do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2010, de 5,5% para 5,3%. Com isso, a projeção do valor do salário mínimo caiu de R$ 538,15 para R$ 536,88.

O reajuste do mínimo é calculado pela variação do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes mais o INPC acumulado desde o reajuste anterior.

De toda forma, o titular do Planejamento já fez a proposta de arredondar o valor para R$ 540, e afirmou que valores acima disso dependeriam de uma decisão política.

O senador Gim Argello (PTB-DF), relator do Orçamento, afirmou ser "razoável" o valor de R$550 e acrescentou que qualquer alteração futura será feita por meio de medida provisória. "Eu acredito que (o valor do mínimo) possa melhorar alguma coisa", disse.

O governo federal elevou a projeção para o crescimento econômico deste ano de 6,5% para 7,5%. O dado foi divulgado pelo ministro Paulo Bernardo (Planejamento), em audiência na Comissão Mista de Orçamento, nesta terça-feira.

Com isso, foram elevados os valores do Produto Interno Bruto de 2010 e 2011, o que reduzirá, como proporção da economia do País, a meta de superavit primário (a parcela das receitas destinada ao abatimento da dívida pública) no próximo ano.

Os parlamentares precisam votar ainda 48 destaques feitos ao relatório apresentado por Argello - nenhum deles, entretanto, trata de mudança do valor do salário mínimo.

Relatório

Argello reservou em seu parecer R$ 3,9 bilhões para os estados pelas perdas da chamada Lei Kandir. Assim como no ano passado, a compensação não estava prevista no orçamento enviado pelo governo federal.

A maioria das emendas apresentadas pedindo uma reserva para os estados foi de parlamentares da oposição.

A Lei Kandir trata do ressarcimento pela União das perdas dos Estados, municípios e também do Distrito Federal por causa das isenções fiscais concedidas a produtos destinados à exportação.

O relator Gim Argello não acatou emendas que aumentavam o valor do salário mínimo, como pressionam centrais sindicais e oposição, e manteve o limite de R$12,5 milhões para emendas individuais- cada parlamentar pode apresentar até 25 emendas.

O tema, entretanto, é motivo de destaque na comissão e ainda pode sofrer alterações.

Unesco poderá dar selo verde ao Geopark Araripe

17.11.2010 às 18:48


A Comissão da Unesco, que avalia o Geopark Araripe, mostra-se entusiasmada com acervo natural


Crato. Depois de dois dias de visitas aos nove geossítios que fazem parte do Geopark Araripe, a Comissão da Unesco concluiu a pesquisa com uma avaliação positiva. No entanto, o laudo conclusivo só será divulgado no mês de março durante reunião da Unesco. "Os equipamentos visitados se enquadram perfeitamente no perfil de outros geoparks espalhados pelo mundo", disse a geóloga norueguesa, Kristin Rangner, integrante da Comissão da Unesco, acrescentando que o Cariri possui peculiaridades que não são encontradas noutras localidades do mundo.


Ela citou como exemplo o Centro de Interpretação da Universidade Regional do Cariri (Urca), que funciona no parque de exposições do Crato. A expectativa é de que será concedido e selo verde. A geóloga explicou que este processo de avaliação é permanente. "O geopark, segundo afirmou, nunca termina, está sempre acompanhando as mudanças e as exigências da comunidade onde está inserido".


A avaliação de quatro em quatro anos é um procedimento normal. "São valorizados o saber local, seu legado histórico, cultural e social, seus produtos locais (geoprodutos), a essência dos seres que habitam aquele sítio desde sempre", explicou a representante da Unesco. A Comissão percebeu que existe uma integração dos diversos órgãos regionais com o Geopark, o que, na avaliação da Unesco, é fundamental no processo.


História da humanidade


O francês Guy Martini, que até então se mostrava reticente em suas avaliações, está entusiasmado com o que viu. Cada um desses pontos têm uma história para contar. Este detalhe, segundo Martini, é muito importante para entender a história da humanidade. A Floresta Petrificada de Missão Velha, por exemplo, conta a história da separação do continente africano. "Os Geoparks são territórios de sustentabilidade, onde o ser humano deve conviver harmonicamente com o meio que o cerca, respeitando a história do lugar", afirmou Martini.


Para a vice-reitora da Universidade Regional do Cariri, Otonite Cortez, que acompanhou a Comissão, a perspectiva do selo verde é a coroação de um trabalho que foi feito, nos últimos dois anos, no sentido de fortalecer a infraestrutura do Geopark Araripe. "Todos estão conscientes de que o Geopark é um projeto de desenvolvimento sustentável", afirmou a vice-reitora.


A programação de ontem começou com uma visita à Floresta Nacional do Araripe (Flona). Debaixo de um "visgueiro", a chefe da Floresta, Verônica Figueiredo, fez uma explanação sobre a importância da Floresta para a região e a sua integração com o projeto do Geopark. Em seguida, a comissão fez uma trilha dentro da floresta. A norueguesa Kristin Rangner se deteve para fotografar uma cigarra, enquanto o francês Guy Martini chamou a atenção do látex extraído da janaguba, uma árvore nativa da serra, cuja seiva é utilizada no combate ao câncer.


A próxima parada foi na ponte de pedra, na descida da serra, no Município de Nova Olinda. O paleontólogo Álamo Feitosa explicou que a ponte corresponde uma geoforma esculpida em arenitos, resultado da erosão provocada pela água ao longo de milhões de anos. No passado, a ponte era usada como caminho para os índios Kariris para ter acesso a uma fonte de água cristalina que ainda hoje existe nas proximidades.


Os integrantes ouviam, com interesse, todas as explicações, inclusive as lendas em torno dos sítios. A programação de visitas foi concluída no fim da tarde com pesquisas no Memorial Casa Grande de Nova Olinda, Museu de Paleontologia e Parque dos Dinossauros e Ponta da Santa Cruz de Santana do Cariri.


Um dos critérios de avaliação é a visibilidade do geopark, e principalmente junto à comunidade local. Diante das experiências que vem conhecendo de países da Europa, a secretária-adjunta da Secitece, Tereza Mota, afirma que hoje o Geopark Araripe está numa posição privilegiada com um envolvimento gradativo da comunidade acadêmica, bem como da sociedade em geral na região.


Fique por dentro
Área de abrangência


O Geopark Araripe está localizado ao sul do Estado do Ceará, na porção cearense da Bacia Sedimentar do Araripe e abrange seis municípios da região do Cariri. Possui uma área de aproximadamente 3.520,52 km² e que corresponde ao contexto territorial das cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Um geopark é uma área com expressão territorial e limites bem definidos, que contém um número significativo de sítios de interesse geológico, histórico-cultural e rico em biodiversidade.


MAIS INFORMAÇÕES


Geopark Araripe
Rua Teófilo Siqueira, 754, Bairro
Pimenta, Crato (CE)
Telefone/fax: (88) 3102.1237

Prefeito Santana se reune com parlamentares e ministro em Brasília.

fmxg.jpg
17.11.2010 às 18:46

Santana vem mantendo variados contatos, em Brasília, com o intuito de ampliar os recursos para o Centenário da cidade, como também, para a realização de novas obras na terra de Padre Cícero.

Ontem, o prefeito Dr. Santana teve uma audiência com o deputado federal Chico Lopes (PC do B), quando acertou que Lopes solicitará à Câmara dos Deputados uma sessão solene na casa, em homenagem ao Centenário. Dr. Santana esteve também com o senador Inácio Arruda (PC do B), em busca de recursos para Juazeiro. O senador tem uma emenda parlamentar no valor de R$ 19 milhões para nossa região. Santana solicitou R$ 5 milhões para melhorias urbanas em Juazeiro.

À tarde, o prefeito Dr. Santana esteve em audiência com o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, na companhia do deputado federal José Arnon Bezerra (PTB), em que foram discutidos os projetos da Avenida Beira Rio (que será construída as margens Rio Salgadinho) e a viabilização da emenda do senador Inácio Arruda junto ao Ministério do Planejamento.

Dr. Santana ainda participou da reunião da bancada cearense no Congresso Nacional e aproveitou a oportunidade para solicitar uma emenda da bancada, no valor de R$ 30 milhões, para ampliação do estádio Romeirão. Para conseguir esses recursos o prefeito de Juazeiro conta com o compromisso dos deputados José Guimarães (PT), coordenador da bancada, José Arnon (PTB), José Airton (PT), Chico Lopes (PC do B) e Manoel Salviano (PSDB), além do senador Inácio Arruda, que terão a missão de convencer o restante da bancada a aprovar a emenda, garantindo os recursos prometidos ao Centenário.

Ao fim, Dr. Santana conseguiu através do deputado José Airton (PT) recursos para asfaltamento e urbanização da Avenida Edinir Mendonça (Parque Ecológico) e conversou com o senador eleito Eunício Oliveira (PMDB), este colocou-se a disposição de Juazeiro para a elaboração de novas emendas e mais recursos.

Fonte: VejaJuazeiro

MONTAGEM DA ARMAÇÃO DE FERRO PARA RECEBER O PLACAR ELETRÔNICO

17.11.2010 às 18:44
No próximo sábado, dia 20 de novembro, após 40 anos de sua fundação, o estádio municipal Romeirão terá seu primeiro placar eletrônico. Para tanto, nesta quarta-feira, 17, a equipe técnica da Secretaria de Esporte e Juventude de Juazeiro do Norte, já colocou no lugar, a armação de ferro que receberá o PLACAR.

Posicionado no setor de arquibancada destinado a torcida, possibilitará que um maior número de torcedores possam visualizar bem o placar, com  5 metros de altura e com 6 metros de comprimento, a estrutura metálica já está fixada e, nos próximos dias, o placar será montado e testado para sua inauguração no sábado, dia 20, data do jogo entre Icasa e Coritiba, às 16h, válido pelo Campeonato Brasileiro da Série B, partida em que a equipe paranaense vai tentar conquistar o título de campeão brasileiro de 2010. E o Icasa fará sua festa pela permanência na série B de 2011.

O Placar eletrônico do Romeirão tem um metro e meio de altura por seis metros de cumprimento, além da informação do nome dos clubes disputantes e o placar. Ainda será possível exibição de mensagens institucionais e de interesse público. O próximo passo do Governo Municipal será a implantação do sistema de sonorização do estádio.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Internautas poderão solicitar certidões pela internet

16.11.2010 às 00:21

Começa a funcionar ainda esta semana, o serviço de pedido de certidão no portal do Supremo Tribunal Federal (STF), onde o usuário poderá solicitar e receber certidões, mediante preenchimento de formulário eletrônico, sem a necessidade de protocolar petição.

Segundo o STF, a certidão emitida por meio eletrônico é assinada digitalmente e encaminhada por e-mail.  O prazo é de cinco dias úteis. Há casos que, devido à complexidade e à situação do processo, podem demandar mais tempo para a emissão de certidão.

Formulário

O pedido de certidão é feito através de formulário próprio no site. O preenchimento requer alguns cuidados, especialmente em relação aos nomes, que não devem ser abreviados. O tipo de certidão e a forma de recebimento também devem ser indicados. Erros no preenchimento podem inviabilizar o atendimento do pedido.

Nos processos sob segredo de justiça, a certidão só poderá ser retirada pessoalmente por quem seja parte ou por advogado constituído nos autos, ou, ainda, por pessoa expressamente autorizada por eles.
A impossibilidade de emissão da certidão será informada ao usuário pela CCA, por meio de correio eletrônico.

Confira os tipos de certidões que estarão disponíveis por meio eletrônico:

- Certidão de distribuições criminais
- Certidão de distribuições cíveis
- Certidão de distribuições cíveis e criminais
- Certidão para fins eleitorais
- Certidão de atuação profissional
- Certidão de “objeto e pé” do processo
- Certidão de trânsito em julgado

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Mãe confunde filho com assaltante e o mata com facada no coração

16.11.2010 às 00:01

Um engano resultou em tragédia na madrugada desse domingo (14) em Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco. Clebson Freitas Pereira, 29, saiu para comemorar o aniversário com amigos no domingo à noite. Ao chegar em casa, na Rua Salinas, ele arrombou a porta da frente da residência. Com medo de se tratar de um assalto, a mãe dele, identificada apenas como Lucivânia, pegou uma faca e atacou o homem, sem saber que era seu filho. O golpe foi certeiro no coração.

Clebson foi socorrido para o hospital Miguel Arraes, em Paulista, mas não resistiu aos ferimentos. Lucivânia se apresentou voluntariamente no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ela pode ser indiciada por homicídio culposo, ou seja, sem intenção de matar. A delegacia de Itamaracá assumirá o caso nesta terça-feira (16), no retorno do feriadão.

Nova música do CPM 22 disponível, álbum deve ser lançado no começo de 2011

15.11.2010 às 23:40

O CPM 22 disponibilizou em seu myspace oficial a música "Vida ou Morte", primeiro single do quinto álbum de estúdio que a banda lançará no início de 2011.

O novo álbum será o sucessor de "Cidade Cinza", lançado em 2007, e promete trazer muitas influências de ska, ritmo que a banda sempre curtiu, porém nunca tinha colocado de forma mais intensa em suas músicas.

domingo, 14 de novembro de 2010

Internet e videogames deixam jovens vulneráveis ao diabetes, alerta médica

14.11.2010 às 22:54

A mudança nos hábitos alimentares nas últimas décadas têm levado um número cada vez maior de crianças e adolescentes a apresentar a doença.

O diabetes já pode ser considerado uma epidemia mundial e o Brasil está na rota da doença. A mudança nos hábitos alimentares nas últimas décadas - com a incorporação dos lanches rápidos e calóricos ao dia a dia - e os avanços tecnológicos da internet e dos videogames têm levado um número cada vez maior de crianças e adolescentes a apresentar a doença. Os motivos são a falta de atividades físicas e aumento das taxas de gordura corporal, dois fatores que favorecem o excesso de açúcar no sangue.

O alerta é da presidente da Sociedade Brasileira do Diabetes da Regional Rio, Lenita Zajdenverg, que participou de uma atividade de conscientização, em frente ao Estádio do Maracanã, envolvendo corrida, caminhada, palestras e testes de glicemia gratuitos à população.

%u201CO diabetes no Brasil tem proporções epidêmicas, assim como a obesidade. Nós temos clareza de que a idade de surgimento da doença está caindo. Sem dúvida, a inatividade física é a principal vilã no crescimento dessa epidemia que estamos vivendo agora%u201D, disse a endocrinologista.

Ela recomendou mudanças nos hábitos alimentares atuais que acabam acelerando o aparecimento da doença. %u201CDeve-se evitar uma alimentação com excesso de calorias e principalmente com gordura, pois não é só açúcar o vilão. Alimentos fritos, fast food, não sentar para comer com calma, comidas industrializadas também levam ao diabetes%u201D, afirmou Lenita.

O alerta foi reforçado pelo professor de educação física Eduardo Mourelli. %u201CO adolescente vem buscando cada vez menos atividades físicas, em troca de internet e videogames. É preciso atrair essa garotada através de jogos e brincadeiras lúdicas, para que tenham uma adesão maior ao exercício e se tornem adultos ativos%u201D, disse Mourelli.

sábado, 13 de novembro de 2010

Correios adiam concurso após liminar da Justiça

13:11:2010 às 09:59

A empresa vai devolver a taxa de matrícula dos candidatos que desistirem de prestar o concurso
Os Correios informaram que adiaram as provas previstas para o dia 28 de novembro deste ano após liminar concedida pela Justiça Federal de Brasília que suspendeu a contratação da Fundação Cesgranrio para a organização de concurso.

Os Correios recorreram ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, mas ainda não obteve resposta. Não há nova data para a realização das provas.

Segundo os Correios, a decisão da Justiça de suspender a Cesgranrio "não deixa prazo suficiente para a realização do certame na data anteriormente prevista com a qualidade e segurança necessárias".

O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF), que alega haver indícios de conduta irregular por parte dos dirigentes da empresa e questiona o processo de dispensa de licitação para a contratação da Fundação Cesgranrio.

De acordo com nota da seção judiciária do Distrito Federal, o MPF alega que a Cesgranrio teria sido contratada por dispensa de licitação para realizar o concurso público.

Irregularidades
"De acordo com relatórios de auditoria da própria empresa e de informações prestadas pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), existiriam indícios de conduta irregular pelos dirigentes da empresa", diz o comunicado.

Ainda segundo a nota, o MPF informou que a auditoria dos Correios teria encontrado informações relacionadas a esquemas de corrupção, de maneira que as contratações realizadas com a empresa somente aconteciam após o pagamento de propina a seus dirigentes e a políticos que os indicavam.

Além disso, não teria havido tratamento igualitário entre as entidades que poderiam ser executoras do concurso.

As provas para esse concurso já haviam sido adiadas anteriormente. A data inicial era 19 de setembro, mas foi adiada devido às eleições. Elas aconteceriam em 500 cidades para cerca de 1 milhão de inscritos.

De acordo com os Correios, o concurso serviria para preencher 6.565 vagas em todo o Brasil, sendo 5.344 carteiros, 521 atendentes, 200 operadores de triagem e transbordo e 500 analistas de nível superior.

Os Correios informam ainda que aos candidatos que vierem a desistir de sua participação no concurso, será garantida a devolução das taxas pagas, devidamente atualizadas, em data a ser divulgada.

Contratos
Independentemente do concurso, em torno de 4.000 pessoas serão contratadas temporariamente para os serviços no final do ano.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Samsung e Microsoft levam MSN para a TV

12.11.2010 às 16:50

Uma parceria entre a Samsung e a Microsoft vai levar o Messenger para a TV. A tecnologia vai permitir ao usuário do Windows Live Messenger por meio do controle remoto.

O aplicativo permite conversar com os amigos e assistir à programação da TV ao mesmo tempo, em uma tela menor. É possível também visualizar os contatos do Messenger na lateral da tela, minimizando a imagem na TV, de forma similar ao que é feito no computador. E ainda há uma tela com as atualizações das atividades dos seus amigos na rede do Windows Live.

Além do Windows Live Messenger, o Internet@TV da Samsung oferece conteúdo do Portal Terra (Terra TV, Terra Tempo, Terra Foto e Notícias), vídeos do YouTube, Cybercook (receitas), Skype (este apenas nas TVs LED Série 7000 e 8000), Apontador, Getty Images, Google Maps, History Channel, Picasa, Facebook e Twitter.

Via Samsung Apps, é possível fazer download de novos widgets gratuitamente, que serão lançados na medida em que a empresa aumentar suas parcerias locais e globais.

A tecnologia Internet TV está presente nas TVs de LED (série C6900, C7000, C8000 e C9000), LCD (C650), Plasma (C7000) e toda linha de Blu-Ray e Home Theater com Blu-Ray.

Finalmente a ANAC reconhece a pista do aeroporto de Juazeiro do Norte

12.11.2010 às 16:43

O Diário Oficial da União que circula nesta sexta-feira, 12, publica portaria de nº 2.018 cadastrando as novas características da pista do aeroporto regional do Cariri. A informação vem do vice-prefeito, José Roberto Barreto Celestino, um dos maiores defensores do aeroporto caririense. Segundo José Roberto, isso significa que aeronaves de maior porte poderão pousar e decolar conduzindo mais bagagens e passageiros. A nova medida soluciona o questionamento da Gol, que operava com 44% de restrição. A partir de agora existe a expectativa de redução nos preços das passagens, consideradas muito cara em alguns trechos.
Abaixo a a íntegra da Portaria da Anac:

PORTARIA No- 2.018/SIA, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2010

Cadastra as características físicas e operacionais do Aeródromo Público de
Juazeiro do Norte (CE).


O SUPERINTENDENTE DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA SUBSTITUTO DA
AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - ANAC, no uso de suas atribuições outorgadas pelo
artigo 41, incisos VIII e X, do Regimento Interno aprovado pela Resolução n° 110, de 15 de setembro
de 2009, nos termos do disposto na resolução nº 158, de 13 de julho de 2010, com fundamento na Lei
nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986, que dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica, e tendo em
vista o que consta no processo nº 60800.016151/2010-76, resolve:
Art. 1º - Considera cadastradas as características físicas e operacionais do aeroporto abaixo,
mantendo-o aberto ao tráfego aéreo público:
DADOS DO AERÓDROMO:
I - Denominação do aeródromo: Orlando Bezerra de Menezes (SBJU);
II - Município (UF): Juazeiro do Norte (CE);
III - Tipo do aeródromo: Público;
IV - Localidade principal servida pelo aeródromo: Juazeiro do Norte;
V - Classe do aeródromo: 3-C;
VI - Coordenadas geográficas: 07° 13' 06" S / 39° 16' 18" W;
VII - Elevação: 424,00 metros;
VIII - Designação da pista: 13/31;
IX - Dimensões da pista: 1800,00 x 45,00 metros;
X - Natureza do piso da pista: Asfalto;
XI - Resistência do pavimento: PCN 32/F/B/X/T;
XII - Condições operacionais: VFR Diurno/Noturno.
Art. 2º Esta Portaria tem validade de 10 (dez) anos e entrará em vigor na data da sua publicação
no Diário Oficial da União;
Art. 3º Fica revogada a Portaria ANAC Nº 235/SIE, de 15 de setembro de 2006.
JORGE ALENCAR FILGUEIRAS VIÉGAS

Tiririca lê, escreve e deve assumir mandato em 2011

12.11.2010 às 16:39

O deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, participou do exame proposto pela Justiça Eleitoral de São Paulo e, segundo o desembargador Walter de Almeida Guilherme, ele conseguiu ler e escrever. O resultado foi considerado "legítimo" e o humorista deve assumir mandato em 2011.

"Sacolas plásticas irão sumir do mapa"


Lembra das sacolas plásticas?

Pois, prepare-se para viver sem elas. Na mira de ambientalistas, o utensílio está com os dias contados. A indústria do setor se esforça para sobreviver

A tendência é irreversível. Por mais incrível que seja, antes do que se imagine desaparecerão as sacolas plásticas que hoje fazem a festa de muitos em supermercados e mercantis. Pelo menos, desaparecerá a maneira como a maioria ainda a usa no Brasil. Considerado um dos grandes vilões na degradação do meio ambiente na Terra, o uso excessivo de saco plástico está na mira de ambientalistas e políticos não é de hoje. A novidade é que o cerco se fecha a cada minuto. E já é expressivo o número de consumidores que optam por deixá-lo de lado por livre e espontânea vontade. Assim como também expressivo é o número de iniciativas do setor privado para apresentar-lhe alternativas.

Uma dessas é o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, uma parceria entre a indústria e o varejo que tem por objetivo qualificar o uso das tais sacolas. Quem está no comando do programa é o Instituto Nacional do Plástico (INP). “Não há problema com a sacola plástica, desde que usada com responsabilidade e critério”, garantiu o diretor superintendente do INP, Paulo Dacolina, em entrevista ao O POVO.

Com o uso das sacolas sob fortes críticas, há três anos, ele encomendou uma pesquisa para entender o porquê do tal consumo exagerado desses produtos. A partir da observação do comportamento de 400 consumidores em São Paulo, chegou-se à seguinte conclusão: a aparente fragilidade da sacola despertava a desconfiança do usuário, que para compensar, reforçava o uso. “Dessas pessoas que observamos, 13% estavam usando a sacola, no mínimo, em duplicidade (duas unidades para levar um mesmo produto). Outros 61% estavam subutilizando (colocando menos mercadoria do que sua capacidade)”, afirmou Dacolina.

O resultado mostrou que se houvesse aumento na qualidade do produto, seu consumo seria reduzido. A proposta foi apresentada pelo INP aos varejistas e aprovada. Hoje, o programa conta com 16 empresas associadas, que representam 90% da produção nacional de sacolas de supermercados. A cada 60 dias, as empresas fabricantes das sacolas passam por auditorias para poderem manter seus selos de qualidade.

Em sete capitais brasileiras (São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Goiânia, Brasília, Rio de Janeiro e Recife), o programa já foi implementado e 4.500 pessoas receberam treinamento para orientar os consumidores a usar responsavelmente os sacos plásticos. Até o fim deste ano, ele será estendido a Florianópolis e a Belo Horizonte. No início de 2011, chegará a Fortaleza. “Com a sacola mais resistente, você consegue reduzir o consumo em até 30%. De 2008 a 2010, nós teremos economizados 3,9 bilhões de sacolas”, calculou o presidente do Instituto.

Juazeiro do Norte sedia concurso do HRC

12.10.2010 às 16:30

Seleção visa preencher 994 vagas do Hospital Regional do Cariri, com a presença de mais de 12 mil candidatos
 Mais 12 mil candidatos participam, no próximo domingo, da seleção para o preenchimento das 994 vagas de níveis superior, médio e fundamental oferecidas pelo Hospital Regional do Cariri (HRC). As provas serão realizadas na Capital e em Juazeiro do Norte, pela manhã e à tarde. A inauguração do empreendimento já está agendada para o dia 10 de dezembro, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O processo seletivo, organizado pelo Instituto Cidades, tem início às 8h, pela manhã, e às 14h no período da tarde. Os candidatos classificados nesta etapa terão ainda que passar pela prova de títulos.

Com 294 leitos, o HRC foi construído pelo Governo do Ceará para atendimento de urgência e emergência e realização de serviços e exames de média e alta complexidade. O hospital cobrirá os 41 Municípios da macrorregião do Cariri e das microrregiões de Iguatu e Tauá, com população total de 1,3 milhões de pessoas.

Com 27 mil m² de área construída, serão oferecidos aos pacientes ressonância magnética, tomografia computadorizada, radiologia geral, ultrassonografia geral e intervencionista, endoscopia digestiva e respiratória, eletrocardiograma, ecocardiograma eletroencefalograma, litotripsia e mamografia. E ainda, laboratórios de análises e patologias clínicas, citologia, anatomopatologia e agência transfusional.

As provas serão realizadas, em Juazeiro do Norte, na Faculdade Leão Sampaio, escolas Governador Adauto Bezerra, Lili Neri, Almirante Ernani Vitorino Aboim Silva, Demostenes Ratts Barbosa, Dr. Edvard Teixeira Ferrer, Presidente Geisel Polivalente e Universidade Regional do Cariri. Em Fortaleza, o processo seletivo acontece na Faculdade de Educação e Centro de Humanidades (da UFC) e na E.E.M. Gov. Adauto Bezerra.

Procurador no CE recorre da decisão que liberou Enem

12.10.2010 às 16:29

O procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho recorreu da decisão do presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, que nesta sexta-feira cassou a liminar da juíza Karla Maia, da 7ª Vara Federal no Ceará.

Exame "está eivado em erros", diz Oscar

A liminar suspendia o Enem 2010. Para o procurador, o Enem tem de ser anulado. Ele espera ainda uma manifestação da juíza quanto ao seu pedido de anulação. Para Oscar, o exame "está eivado em erros".
Ele disse que chegou a enviar ofício ao presidente do TRF-5 para ser ouvido, a exemplo do que o magistrado fez com o ministro da Educação, Fernando Haddad.

"O presidente do Tribunal Regional Federal tem de fazer valer a igualdade de direito. Por isso, quero ser ouvido por ele para explicar as razões da necessidade de anulação do concurso." O procurador já entrou com um agravo de instrumento para que o TRF faça valer primeiro a suspensão do Enem para, depois, a sua anulação.

Erros cometidos provocaram "um tumulto nacional"

Segundo ele, os erros cometidos na aplicação das provas nos últimos dias 6 e 7 provocaram "um tumulto nacional, com os estudantes prejudicados procurando o Ministério Público Federal (MPF) para fazer valer o direito de um concurso lícito".

R$ 8,56 bilhões - Lucro da Petrobras cresce

12.11.2010 às 16:23

A Petrobras informou ontem que encerrou o terceiro trimestre com lucro líquido de R$ 8,56 bilhões, 7,9% maior que o obtido no mesmo período de 2009. O lucro bruto alcançou R$ 19,64 bilhões no trimestre de julho a setembro, resultado ligeiramente superior ao do mesmo trimestre de 2009, quando ficou em R$ 19,06 bilhões. A receita líquida somou R$ 54,739 bilhões, uma alta de 14,3% no período. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização aumentou 4,6%, para R$ 14,736 bilhões.

Nos nove primeiros meses do ano, o lucro líquido alcançou R$ 24,58 bilhões, 10% sobre o mesmo de 2009, “devido principalmente aos maiores volumes de venda no país, que se elevaram 13%, e ao aumento dos preços do petróleo”, informou a estatal em nota.

A Petrobras anunciou no final de setembro passado a conclusão da maior capitalização da história, uma operação que movimentou R$ 120,3 bilhões. Desse total, pouco menos de R$ 50 bilhões ingressaram no caixa da companhia. A maior parte, ou R$ 74,8 bilhões, foi repassada à União, como forma de pagamento da cessão de 5 bilhões de barris de petróleo a serem explorados pela Petrobras futuramente.

Os valores apresentados pela companhia referentes ao terceiro trimestre de 2009 diferem daqueles apresentados no final do ano passado devido a ajustes contábeis promovidos pela companhia. Até o ano passado o balanço da estatal seguia as práticas contábeis adotadas no Brasil, e a partir deste ano os resultados passaram a seguir os padrões internacionais de contabilidade (International Financial Reporting Standards-IFRS). Com isso, os números de 2009 apresentados neste trimestre foram ajustados de forma a se adequarem ao padrão IFRS.
 

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Marco Zero do Centenário tem garantido R$ 1,9 milhão

11.11.2010 às 00:02

O prefeito deste Município, Manoel Santana, informou que o Ministério do Turismo empenhou recursos da ordem de R$ 1,950 milhão destinado à execução do Complexo do Centenário, o chamado "Marco Zero", que será construído ao lado do Centro de Apoio ao Romeiro, em frente à Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. O empenho foi confirmado pelo ministro do Turismo, Luiz Baretto, ao prefeito de Juazeiro do Norte.

A Praça do Marco Zero será separada da cúpula da Praça dos Romeiros por uma artéria que terá o nome de Avenida Centenário. A praça terá um obelisco, marcos de identidade centenária, canteiros, bancos, totem giratório, espelho d´água, coreto coberto, quiosques informativos. O projeto foi desenvolvido pela arquiteta Gisele Menezes e aprovado em uma das reuniões da Comissão Organizadora do Centenário. Os trabalhos serão iniciados no próximo dia 18 de novembro.

Na época, o espaço era uma vila pertencente ao Crato e se chamava Tabuleiro Grande, não passando de aglomerado de casas de taipa convergindo para uma capela próxima a três frondosos pés de Juazeiro. A vila era um mero entreposto e servia de ponto de apoio para aqueles que se dirigiam para o Crato.

A construção do Marco Zero de Juazeiro do Norte, segundo Santana, concretiza o resgate da história do Município, ao indicar o local onde a cidade nasceu. "Era ali que os feirantes iniciaram as suas primeiras transações comerciais que deram origem ao pujante comércio de Juazeiro", diz o prefeito, acrescentando que, infelizmente, este marco histórico foi destruído pelo progresso. Agora ele será lembrado no âmbito das comemorações de Centenário de Juazeiro que, segundo Santana, vai resgatar valores e personagens que construíram a cidade.

O objetivo, acrescenta, é fortalecer a identidade desse povo o qual, sob a égide do Padre Cícero, tem na oração e no trabalho os pilares do seu desenvolvimento. "Nosso intuito é reconhecer a contribuição e o valor da nação romeira para o progresso de Juazeiro, pois a fé e a resistência são referências na formação e desenvolvimento do nosso Município", justifica o prefeito.

Outra verba de igual importância liberada ontem foi no valor de R$ 970 mil para o asfaltamento da Avenida Ednir Mendonça, que margeia o lado leste do Parque Ecológico das Timbaúbas.
A Comissão deverá se reunir brevemente para traçar a programação de eventos que serão realizados, entre os quais, lançamentos de livros, simpósio, gincanas culturais, dentre outros acontecimentos cujo calendário será divulgado até o fim do mês de dezembro.

Manuel Santana anunciou construir o Rancho Comunitário para acolhimento dos romeiros pobres. O prédio, a ser construído no terreno ao lado do Cartório Eleitoral, terá capacidade para hospedar mil pessoais. Terá função multiuso, podendo também receber pessoas fora dos períodos de romarias, como estudantes que vêm para participar de eventos.

Vigário do Nordeste

Em atendimento a uma solicitação da Comissão do Centenário, o prefeito expressou sua alegria em batizar o rancho com o nome do inesquecível Vigário do Nordeste, monsenhor Murilo de Sá Barreto, falecido em 2005. Dentro do rancho, segundo o prefeito, haverá um espaço todo dedicado à memória dele. "Monsenhor Murilo foi, assim como o Padre Cícero, um grande amigo dos romeiros e também grande incentivador das romarias, além de grande amigo e benfeitor de nossa cidade", disse ele.

No Museu de Monsenhor Murilo será exposto um grande painel fotográfico, destacando aspectos de sua vida, como vigário e educador, além de alguns de seus objetos pessoais.

"Será, sem dúvida, uma justa e merecida homenagem, a qual expressará toda a gratidão da cidade centenária ao seu saudoso vigário", afirmou ele.

12ª Mostra SESC Cariri de Cultura será aberta na sexta-feira

10.11.2010 às 23:03

A 12ª edição da Mostra SESC Cariri de Cultura será aberta na próxima sexta-feira (12), às 19h, com aula-espetáculo sobre cultura popular nordestina do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, na RFFSA do Crato. Ariano Suassuna expõe em suas apresentações.

A Mostra Cariri, já consolidada no calendário nacional, tem sido um dos elementos de divulgação da arte e da cultura. O evento vai reunir núcleos de literatura, música, artes cênicas, artes plásticas, audiovisual, meio ambiente e artes visuais.

Durante a realização da Mostra, dez municípios irão compor o quadro geral do festival: Crato, Barbalha, Nova Olinda, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Campus Sales, Araripe, Assaré, Santana do Cariri e Potengi.

O circuito acontecerá de 12 a 17 de novembro na região do Cariri. A partir do dia 19 de novembro, a Mostra SESC chega a Fortaleza, onde acontecem espetáculos para todos os públicos se estendendo até o dia 21 de novembro.

Educar para mudar Juazeiro

tvtv
10.11.2010 às 18:51
Como juazeirense não posso me calar diante de algumas arbitrariedades veiculadas pela TV Verde Vale - canal com o objetivo educativo - mas que deseduca nossa gente. Um meio de comunicação que devia estar ao lado do povo, coloca-se contra este. Como educar sem deseducar? Sendo leais aos princípios éticos e morais, com jornalismo comprometido com a verdade e publicidades educativas e não comerciais. A TV com o rosto da gente é a que valoriza o trabalhador, a criatividade e a inteligência dos juazeirense e de outros cidadãos.

Ao longo de 2009, uma verdadeira batalha foi travada pela TV Verde Vale contra o poder executivo de Juazeiro. Só não viu e, ainda, não ver! Quem é cego. Incrível! Como este órgão de concessão pública educativa usa suas câmeras, microfones e alguns apresentadores com fins políticos e interesses pessoais. Grande parte desta grade de programação é, totalmente, equivocada. É revoltante acompanhar a forma leviana, sínica, tendenciosa, e desrespeitosa como trata os telespectadores. Vou dar nomes aos protagonistas, Wilson de Melo e Cícero Lúcio.

Apelo para o bom-senso do proprietário, Deputado Salviano, para repensar a programação, postura e imagem veiculada nos lares de nossas famílias. Pois como diz Duda Mendonça: “comunicação não é o que você diz. É o que os outros entendem.” Pois, a maioria do povo, já entendeu seu inconformismo pela perda nas eleições passadas, e, o seu descompromisso com a cidade do Pe. Cícero. Juazeiro, o Cariri e seus clientes não merecem! Pois uma empresa costuma ser e ter a imagem de seu dono.

Também, clamo para que sindicatos, ONGs comprometidas com a boa notícia e a população para se mobilizar contra atitudes irresponsáveis de já citados jornalistas. Estes são verdadeiras aberrações que, lamentavelmente, ainda, ocupam os meios de comunicação da nossa cidade e do país. Sofro ao ver uma profissão, tão nobre, desrespeitada.

Portanto, aliviado! Digo: se temos como fazer uma comunicação para bem, porque fazê-la para o mal!? Se nós podemos somar, porque dividir!? Se queremos transformar Juazeiro, porque impedir!? Nós, filhos desta terra abençoada, desejamos mudanças. Sangue novo para o Juazeiro que quer renascer! Meios de comunicação que comunique e, verdadeiramente, eduque. Mas, amigos e amigas, precisamos, também, fazer a nossa parte! Incomode-se, intervenha, grite!!! Pois juntos somos mais.

Fonte: VejaJuazeiro

DEMUTRAN MUDA SENTIDO DE TRÁFEGO EM RUAS NO BAIRRO ROMEIRÃO

10.11.2010 às 18:23
O DEMUTRAN (Departamento Municipal de Trânsito) realizou mudança no sentido de tráfego de veículos em duas ruas no Bairro Romeirão, efetivamente na confluência com os bairros Triângulo e João Cabral. Agora, quem for deslocando-se no sentido centro, saindo da Avenida Leão Sampaio (Bairro Triângulo), através da Rua Dr. Luciano Teófilo (Bairro João Cabral), na bifurcação da Praça Antº Ribeiro de Melo (Praça da CAGECE), deve seguir a direta na Rua Padre Alcântara, para dobrar em seguida a esquerda na Rua José Lavor (Rua da CAGECE) (Bairro Romeirão).

Já quem estiver deslocando-se no sentido centro para o João Cabral ou Av. Leão Sampaio, obrigatoriamente deve tomar a direita na confluência das ruas José Lavor e Luciano Teófilo. Agentes de trânsito estão no local fazendo o trabalho de orientação para motoristas e motoqueiros. A sinalização já está providenciada havendo agora a necessidade de se atentar para a mudança. Para melhor compreensão da população a Rua Luciano Teófilo agora é contramão no sentido de acesso ao Centro, apenas a partir da Praça e a Rua José Lavor no sentido Centro-João Cabral.

O diretor adjunto do DEMUTRAN, Emanuel Abreu Pedreira, informa que a mudança atende uma solicitação dos moradores e comerciantes da área, além da própria CAGECE. “Antes dessa mudança era comum registro de acidentes justamente por esse equívoco na engenharia de trânsito. Com essa mudança o trânsito já está fluindo melhor e todos irão se acostumar”, destacou Emanuel.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Golpe no Orkut rouba identidade de 150 mil usuários diz especialista em crimes digitais

09.11.2010 às 23:25

Aplicativo malicioso, disponível na página de ferramentas, fazia redirecionamento para falsa página de login da rede social.

Um novo golpe no Orkut, a principal rede social do país, pode ter resultado no roubo da identidade de nada menos que 150 mil usuários.

De acordo com Fabio Assolini, analista de malware da Kaspersky Lab no Brasil, cibercriminosos publicaram um software malicioso no diretório de aplicativos do Orkut, e o estavam usando para o golpe. Há pouco tempo, a rede já havia sido atingida por um vírus que também fez bastante estrago.

Essa ferramenta, chamada “ChateTVOnline", redirecionava o usuário para uma falsa página de login do Orkut. Ao redigitar seus dados, o internauta tinha o perfil roubado.
chatTV_300

App era usado por milhares de usuários

Para ser levado ao falso site, o internauta não precisava instalar nada no micro – bastava visitar um perfil que estivesse usando o tal aplicativo. O golpe funcionava com qualquer browser ou sistema operacional, mas apenas na versão antiga do Orkut. "No entanto, muita gente ainda a usa", diz Assolini.

O golpe foi descoberto pelo delegado da Polícia Civil do RS Emerson Wendt, especializado em crimes digitais. Um comentário postado no blog do invetigador afirma que foram roubadas mais de 150 mil contas de Orkut. "Analisando as informações deste usuário, é bem provável que seja isso mesmo", diz Assolini.
"Durante os ataques, coletamos e reportamos mais de 50 sites de phishing que estavam sendo usados no esquema", conta o analista.

O problema, explica o expert, é que o aplicativo, uma vez instalado em um perfil, executava um código externo, que não estava localizado nos servidores do Orkut. Isso permitia ao desenvolvedor fazer redirecionamento para domínios de phishing e enganar o internauta.

As contas roubadas foram usadas para espalhar o ataque, adicionando scraps (recados) automáticos nas páginas das comunidades com links sugerindo a instalação do “ChateTVOnline", uma ferramenta para, supostamente, ver TV por assinatura gratuitamente no PC.

Só em um dos 50 domínios usados no golpe, Assolini localizou um arquivo com 440 identidades roubadas.
Nos últimos dias, antes do Google arrumar o problema, os cibercriminosos fizeram um redirect para um site dizendo que o Orkut seria pago em 2011 e que era necessário ir para outra página e clicar em todos os links de propaganda (um golpe chamado de click-fraud, pois o dono do site é remunerado por clique). Houve também quem exigisse 20 reais para uma suposta "assinatura" do Orkut.

O Google removeu as três versões do app malicioso ontem. "Eu não duvido que já existam outros", diz Assolini.

PREFEITO DR. SANTANA VAI INAUGURAR PLACAR ELETRÔNICO

09.11.2010 às 23:18
O prefeito de Juazeiro do Norte, Dr. Santana inaugura o placar eletrônico do Estádio Romeirão,  no próximo dia 20, como forma de premiar o desportista  juazeirense, no dia do jogo Icasa X Curitiba, pelo Campeonato Brasileiro da Série B.

Será instalado um placar moderno, de um metro e meio de altura, por seis metros de comprimento, todo digital , controlado por computador , via rádio, que passará as informações do jogo, como resultados, substituições, cartões e informações do município.

O placar foi fabricado por uma empresa sediada em  Belo Horizonte, que faz esse tipo de equipamento para todo o Brasil. O placar custará 23 mil reais para o município. A ideia do prefeito Dr. Santana é modernizar o Estádio Romeirão, que há 40 anos não recebe reformas, e vem recebendo diversas melhorias na atual gestão.

Divulgados os locais de prova da seleção pública do Hospital Regional do Cariri

09.11.2010 às 23:04

O hospital será inaugurado em dezembro

CLIQUE AQUI PARA VER SEU LOCAL DE PROVA


O Hospital Regional do Cariri será inaugurado no dia 10 de dezembro, em Juazeiro do Norte.



Está chegando a hora. A prova do seleção pública do Hospital Regional do Cariri já será realizada no próximo domingo, dia 14 de novembro.
E os 12.292 candidatos inscritos na seleção já podem saber o local onde farão a avaliação.
A consulta pode ser feita no site do Instituto Cidades, organizador do certame.
As provas serão aplicadas em Fortaleza e em Juazeiro do Norte.


Ao todo, são 996 vagas, distribuídas em todos os níveis de escolaridade.
Das oportunidades, 402 são para cargos de nível superior, voltadas para graduados em Medicina, Enfermagem, Odontologia, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Bioquímica, Administração e Serviço Social, entre outras formações.


A remuneração inicial para esses cargos vai de R$ 1.109,50 a R$ 8.562,81.
Para quem possui nível médio completo, a seleção oferece 589 vagas. Os salários variam de R$ 510 a R$ 1.109,50.


Já para nível fundamental, há cinco vagas com remunerações entre R$ 510 e R$ 730. A contratação dos aprovados é pelo regime de CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

>> Como vai ser o processo seletivo?
Para a seleção de candidatos às funções de níveis médio e fundamental, haverá apenas prova objetiva com três horas de duração.
Já para os cargos de nível superior, as avaliações serão em três etapas: prova objetiva, prova discursiva e avaliação de títulos.

>> Quando o Hospital será inaugurado?
A inauguração do Hospital Regional do Cariri, que funcionará em Juazeiro do Norte, está confirmada para o próximo dia 10 de dezembro.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Contato Notícia e Desenvolvimento

E-mail: noticiaedesenvolvimento@hotmail.com
e.shopnet@hotmail.com
Fone: 88 8829 3547

Cenas do filme Crepúsculo são gravadas no Rio de Janeiro

Robert Pattinson e Kristen Stewart
Foto: Divulgação
As grandes estrelas de A Saga Crepúsculo: Amanhecer estão atualmente no Rio de Janeiro gravando uma parte do longa. Os astros permaneciam sem dar grandes oportunidades aos fotógrafos mas, durante a gravação do filme, a SplashNews conseguiu uma série de fotos dos atores.

Após o casamento dos personagens, o Brasil é escolhido como palco da lua-de-mel.

A primeira parte de A Saga Crepúsculo: Amanhecer tem previsão de chegada aos cinemas em 18 de novembro de 2011.

Veja algumas fotos das grvações no Rio:

Amanhecer no Rio de Janeiro
Amanhecer

Amanhecer no Rio de Janeiro

Amanhecer no Rio de Janeiro

Amanhecer no Rio de Janeiro

Enem suspenso em caráter liminar por decisão da Justiça Federal do Ceará


08.11.2010 às 18:05

Juíza federal suspendeu Enem, em caráter liminar, nesta segunda-feira.
Ministro disse que não cogita refazer prova do sábado para todos os inscritos.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou em entrevista coletiva nesta segunda-feira (8) que o ministério irá tentar reverter a decisão da Justiça Federal do Ceará de suspender, em caráter liminar, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ministro disse ainda que não trabalha com a hipótese de anular o exame nem de refazer as provas aplicadas no sábado (6) para todos os inscritos.

O Enem 2010 foi aplicado neste fim de semana, em todo o país. No sábado, estudantes reclamaram de erros na folha de respostas e na prova amarela. O Ministério da Educação e a gráfica responsável pela impressão admitiram as falhas.

A decisão foi tomada nesta segunda-feira pela juíza federal da 7ª Vara Federal, Karla de Almeida Miranda Maia, que aceitou a argumentação de ação civil pública do Ministério Público Federal. A ação afirma que erros no exame causaram prejuízo para os candidatos.

Segundo Haddad, o ministério irá explicar à juíza que o uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI) permite a comparabilidade no tempo de provas distintas. "Nós vamos levar à consideração da juíza o que nos parece ser sua maior preocupação, que é o fato de que as pessoas estariam submetidas a provas diferentes quando o exame for reaplicado. Mas o TRI permite que elas sejam submetidas a questões de mesmo peso", disse o ministro.

Caso a juíza mantenha a decisão, o MEC irá recorrer da decisão em instâncias superiores, de acordo com Haddad.

Haddad afirmou que o MEC recebeu poucos relatos de casos de necessidade de substituição de provas. "Há poucos relatos [de prejudicados na prova] esparsos pelo país e um relato mais concentrado em uma escola em Sergipe. A prova será reaplicada para quem foi prejudicado. A grande vantagem que nós temos é que, como o Enem, desde o ano passado, responde pela Teoria de Resposta ao Item, essas provas são rigorosamente comparáveis e não é necessário anular o exame como um todo", afirmou.

Sobre a folha de respostas das provas do sábado (6), que foi impressa com os cabeçalhos invertidos, o ministro da Educação afirmou que terá de apurar. "Temos que apurar a cadeia de responsabilidades nesse caso específico", disse.

No caso das provas amarelas, o ministro da Educação afirmou que a falha do controle de qualidade da gráfica em 21 mil provas, é uma porcentagem muito pequena. "O Inep fez a checagem da matriz da prova, que não tinha problemas. Não tinha como folhear todas as provas", afirmou.

Enem pode ser anulado

08.10.2010 às 13:04

Por causa de erro no gabarito e confusões nas redes sociais, OAB orienta candidatos a procurar o Ministério Público. Uma nova prova pode ser aplicada

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tiverem sido prejudicados pelo erro de impressão da folha de respostas da prova do sábado devem procurar o Ministério Público (MP) para relatar o problema. A recomendação é do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante. Uma das possibilidades, segundo ele, é que o exame seja anulado e aplicado novamente.

A folha em que os estudantes marcam as respostas das questões estava com o cabeçalho das duas provas trocado. O exame tinha 90 questões, sendo a primeira metade de ciências humanas e o restante de ciências da natureza. Mas, na folha de marcação, as questões de 1 a 45 eram identificadas como de ciências da natureza e as de 46 a 90, como de ciências humanas.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o erro foi detectado logo que as provas começaram e todos os fiscais das 128 mil salas de prova teriam sido avisados para orientar os estudantes que seguissem a ordem numérica das questões.

O Inep garantiu, ontem, que nenhum estudante será prejudicado, caso tenha sido mal orientado. O órgão vai disponibilizar nesta semana um site na internet para que os candidatos abram um requerimento e peçam a correção invertida da folha de marcação.

Investigação

Para Cavalcante, a sinalização do Inep não é suficiente para que o direito dos inscritos esteja garantido. Segundo ele, o MP deve investigar se o erro pode “redundar em um comprometimento do rendimento dos alunos” e, caso não seja possível aproveitar a prova já feita, o caminho é a anulação e reaplicação do exame.

“Não se pode ter sobre o exame qualquer tipo de dúvida a respeito de sua credibilidade. A simples declaração de que vai ser feita uma correção diferente para quem foi prejudicado tem que ser tomada com certa reserva. É necessário que haja uma verificação por parte do MP de como isso vai ser feito, até porque milita contra o exame uma carga de incompetência e falta de cuidado na confecção da prova”, afirmou.

MEC ameaça estudantes por comentários em redes sociais

O Ministério da Educação ameaçou, por meio do Twitter oficial do órgão (@MEC_Comunicacao), processar estudantes que “tumultuaram” o Enem 2010 através da rede social. Com linguajar inapropriado, a assessoria de comunicação do MEC diz que está “monitorando” os candidatos: “Alunos que já ‘dançaram’ no Enem tentam tumultuar com mensagens nas redes sociais. Estão sendo monitorados e acompanhados. Inep pode processá-los”. Mais cedo, mensagens na rede social teriam sido enviadas por alunos que ainda estavam dentro da sala de prova do Enem, por celular.

No final da tarde, o ministério acionou a Polícia Federal (PF) para investigar a atuação de um repórter do “Jornal do Commercio” de Pernambuco, que tuitou do banheiro de um dos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o tema da redação, um dos testes aplicados neste segundo dia de prova. De acordo com a assessoria do MEC, a PF foi acionada porque o repórter teria tentado violar o sistema de segurança, por fazer uso de um aparelho celular, e revelar o tema da redação antes do prazo mínimo de permanência dos candidatos no local de prova.
-

Ofertas