sábado, 30 de outubro de 2010

Polícia Federal investiga ação da máfia italiana no Ceará e Rio Grande do Norte

31.10.2010 às 00:01

Empresas de fachada também estariam sendo montadas no Rio de Janeiro e São Paulo.

A Polícia Federal realiza investigação a partir do Rio de Janeiro, sobre a suposta participação de empresas de fachada, controladas pela máfia italiana, no envio para a Itália de cocaína pura produzida na Bolívia, tendo o Rio como base.

De acordo com o jornal O Globo, a presença da máfia italiana no país é investigada pela PF desde 2005. Os criminosos atuariam no Rio, São Paulo e estados do Nordeste, especialmente no Ceará e Rio Grande do Norte.

A máfia é acusada de tráfico de drogas e de mulheres para prostituição. Mais de 15 pessoas já foram presas pela PF em vários estados, suspeitas de integrar o grupo mafioso conhecido por "Sacra Corona Unita", que tem Natal como sua base no Brasil, mas com ramificações em vários estados, destaca a reportagem do O Globo.

Espetáculos de teatro e dança chegam ao Cariri

30.10.2010 às 23:31

 A II Guerrilha do Ato Dramático Caririense, realizada de 5 a 27, deve reunir 44 espetáculos e 26 companhias do Cariri
Juazeiro do Norte. Novembro no Cariri virou sinônimo de mês das artes nas ruas e casas de espetáculo. Começa no dia 5 e vai até o dia 27, a II Guerrilha do Ato Dramático Caririense, no Teatro Rachel de Queiroz, no Crato. O evento terá 44 espetáculos teatrais, superando a edição anterior, que contou com 16 apresentações e 3 mil espectadores. Este ano, também quase dobra o público, estimado pelos organizadores em mais de 5 mil pessoas, durante os 23 dias de apresentações.

A II Guerrilha será aberta às 17 horas do dia 5, com procissão de abertura e a participação do Circo-Escola Alegria, grupos, atores e brincantes, seguindo da Praça 3 de Maio até a Praça da Sé, onde haverá o "Show do Além", com Luizinho Brega Star e as Magrecitas. Também haverá abertura da exposição 25 anos da Cia. Teatral Livremente, no Teatro Rachel de Queiroz, na cidade do Crato.

O evento foi criado em 2009 pela Sociedade Cariri das Artes/Cia. Cearense de Teatro Brincante e Sociedade de Cultura Artística do Crato, Pontos de Cultura do Brasil, consorciadas com grupos e companhias de teatro e dança atuantes na região. Segundo o coordenador, Cacá Araújo, a Guerrilha do Ato Dramático Caririense é um dos mais importantes projetos de inclusão e afirmação cultural em artes cênicas do interior nordestino, consolidado como instrumento de valorização, incentivo e desenvolvimento das artes no Cariri cearense, fortalecendo-o, inclusive, como destino turístico e cultural.

Ele afirma que no primeiro momento, ano passado, o público foi formado de espectadores de todas as idades, revelando a vitalidade das artes cênicas e o potencial de plateia caririense. A edição de 2010 terá a participação de 44 espetáculos de teatro e dança realizados por 26 companhias, todas do Cariri. Serão dois espetáculos por noite, 19h e 20h30, nas modalidades palco à italiana e arena, além de dois shows musicais e performances circenses.

Este ano, conforme o coordenador, espera-se contar com um público de conterrâneos e visitantes, prestigiando e reconhecendo a dramaturgia e a encenação produzidas na região como fortes elementos de identidade local. Para Cacá, eventos deste porte são de grande importância em possibilitar o direito à livre existência da pluralidade de linguagens e tendências artísticas e culturais. "Em meio a essa avalanche destruidora, a resistência de afirmação da identidade popular tem se dado pela bravura de grupos alternativos", diz ele.

Esse trabalho, segundo o artista, tem o reforço de programas públicos de desenvolvimento cultural e parcerias com entidades de classe, sempre almejando oportunidades de crescimento profissional, geração de renda e difusão dos símbolos culturais que identificam o povo e sua história.

Apoio
A II Guerrilha do Ato Dramático tem o apoio da Secretaria de Cultura do Município do Crato, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, Ministério da Cultura, Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) - Cariri, Circo-Escola Alegria, Centro de Ativação Cultural Poeta Cego Aderaldo e Coletivo Camaradas, entre outras instituições.

No primeiro dia de apresentação, 6 de novembro, estará no palco, às 19 horas, a peça Contos de Bruxas (Infantil, 60min), Cia. Teatral Arriégua, Crato; e, às 20h30, Esperando Comadre Daiana (12 anos, 60min), Cia. de Teatro Livre Mente, de Juazeiro do Norte.

Talento
44 espetáculos serão apresentados durante a II Guerrilha do Ato Dramático, de 5 a 27 de novembro, que contará com a participação de diversos grupos de arte da região do Cariri

MAIS INFORMAÇÕES
Coordenação geral da II Guerrilha do Ato Dramático Caririense
Cacá Araújo
(88) 8801.0897/ (88) 3523.7430

Tecnologia: Brasileiros já podem fazer pesquisas no Google via celular por comando de voz

30.10.2010 às 23:29

Os brasileiros já podem usar os aplicativos de pesquisa de voz em português e navegação por mapas do GPS para smartphones com sistema operacional Android, disponibilizados pela Google.
Os usuários podem instalar os aplicativos gratuitamente, por meio do site da empresa. Os usuários do Iphone também podem ter o aplicativo, na loja da Apple. Com o recurso, é possível realizar buscas mais eficazes na internet por meio do celular. Nos EUA, uma a cada quadro buscas realizadas por celulares usam o aplicativo de voz.
Para conhecer o serviço, o usuário de Android deve utilizar a barra de busca na tela principal do aparelho e apertar o botão de voz para realizar a pesquisa. Uma página do Google com os resultados abrirá automaticamente.
GPS - O programa de navegação do Android, que tem como base o Google Maps, permite que o usuário use o GPS do smartphone para criar rotas e dar dicas de caminhos via áudio.
Presença - Segundo a Google, atualmente são feitas 1,5 milhão de ativações de aparelhos com Android por semana. Noventa e seis aparelhos são compatíveis com o sistema, presente em 49 países.

Vaticano reconhece milagre da freira baiana Irmã Dulce

30.10.2010 às 23h15m

Cerimônia de beatificação está programada para o primeiro semestre de 2011, em Salvador

A Congregação para a Causa dos Santos do Vaticano reconheceu na última terça-feira, por meio de voto favorável e unânime do colégio de cardeais e bispos, a autenticidade de um milagre atribuído à Irmã Dulce. Essa é a última etapa do processo de beatificação da religiosa.

O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 27, pelo arcebispo primaz do Brasil, D. Geraldo Majella Agnelo, em coletiva realizada na sede das Obras Sociais Irmã Dulce em Salvador. De acordo com o cardeal, o Papa Bento XVI assina o decreto oficializando a concessão do título de Beata ou Bem-aventurada à freira baiana antes do Natal.

Com o reconhecimento final do papa, Irmã Dulce passará a se chamar "Bem-aventurada Dulce dos Pobres". Um dia após o decreto papal, o processo de canonização já pode ser iniciado. A cerimônia de beatificação do Anjo Bom do Brasil está programada para o primeiro semestre de 2011, no Parque de Exposições da capital baiana.

O milagre validado pelo Vaticano passou por três etapas de avaliação: uma reunião com peritos médicos (que deram o aval científico), com teólogos, e, finalmente, a aprovação final do colégio cardinalício, tendo sua autenticidade reconhecida de forma unânime em todos os estágios.

Uma graça só é considerada milagre após atender a quatro pontos básicos: a instantaneidade, que assegura que a graça foi alcançada logo após o apelo; a perfeição, que garante o atendimento completo do pedido; a durabilidade e permanência do benefício e seu caráter preternatural (não explicado pela ciência).

Segundo o médico Sandro Barral, um dos peritos que participou do processo de análise do milagre, a graça validada ocorreu em 2001, em uma cidade do interior do Nordeste. "Foi um caso de pós-parto, em que a paciente apresentava um quadro de forte hemorragia não controlável. Em um período de 18 horas, ela chegou a passar por três cirurgias, mas o sangramento não cessava. Contudo, sem nenhuma intervenção médica, a hemorragia subitamente parou e a paciente passou a ter uma impressionante recuperação", explica.

Conforme relatos da época, o fim do sangramento ocorreu no mesmo instante em que um grupo de orações pedia a intercessão de Irmã Dulce em favor da parturiente. "A corrente de orações foi proposta por um sacerdote, contemporâneo de Irmã Dulce, que chegou, inclusive, a enviar para a família dela um pedaço de tecido do hábito que pertenceu à religiosa", afirma o assessor de Memória e Cultura das Obras, Osvaldo Gouveia.

Ainda segundo dados do processo, ao ser chamado à casa da mulher em trabalho de parto, o médico que a atendia achou na ocasião que estava indo assinar seu atestado de óbito, em virtude da gravidade da situação, mas ao chegar ao local encontrou a mãe já recuperada do sangramento e com o bebê em seus braços. A identidade da paciente e o local do milagre só poderão ser revelados um mês antes da cerimônia de beatificação da Irmã Dulce.

Ibope prevê eleição de Dilma com 56%

Eleições 2010

O que estão dizendo no Twitter sobre

DilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilmaDilma
PT Brasil - 29/10 20:05:03 RT @redebrasilatual: Datafolha e Ibope dão vitória de Dilma: http://bit.ly/dvlllb e http://bit.ly/bbZAVe

CENSO 2010: Ceará está entre os cinco estados mais atrasados

Clique para Ampliar
30.10.2010 às 23h02m

Trabalhos serão encerrados amanhã, mas pesquisadores ainda terão até o dia 15 para voltar a residências

Faltando apenas um dia para o término da fase de coletas do Censo 2010, cujo término está marcado para amanhã, o Ceará é um dos cinco estados mais atrasados na apuração dos dados, com 95,47% da população recenseada, o que corresponde a mais de 8 milhões de pessoas. De 184 municípios, somente um teve todo o processo de coleta e verificação dos domicílios fechados, dos vagos e dos ocasionais finalizado.

Em 85,33% dos municípios cearenses a coleta foi concluída. Em Fortaleza, 92,18% da população foi recenseada, ou seja, mais de dois milhões de pessoas. Do Nordeste, o Ceará só perde para a Bahia, estado que está mais atrasado de todo o Brasil, com 93% da população recenseada.

Os problemas se concentram nas dificuldades de acesso a alguns domicílios, seja por causa de horários das pessoas, segurança ou recusa. O maior entrave, de acordo com o chefe da unidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Ceará, Francisco José Moreira Lopes, foi adentrar condomínios fechados localizados em bairros nobres de Fortaleza, como Meireles e Aldeota, por causa da segurança.

De acordo com o recenseador Mário Cabral do Amaral Neto, alguns síndicos dificultaram a entrada dos pesquisadores, exigindo a apresentação de documentos por questões de segurança. Além disso, muitos imóveis se encontram fechados, na Capital. Conforme Mário, existem muitos apartamentos novos, ainda sem moradores.

Entretanto, a maior dificuldade para o recenseador foi acertar os horários em que as pessoas estavam disponíveis. "Muitos trabalham o dia todo e quando chegam em casa estão cansados e se recusam a nos atender". Mário conta que teve que ir a um mesmo local quatro vezes.

Balanço
Contudo, o balanço que o recenseador faz da fase de coleta de dados é positivo. De 700 domicílios previstos para serem visitados por ele, apenas 30 ficaram por fazer. O chefe da unidade do IBGE no Ceará ressalta que a coleta de informações está acontecendo dentro do tempo normal. "Estamos alcançando a meta estimada. Até o dia 15 de novembro ainda será possível visitar as residências onde não foi possível realizar a pesquisa na primeira fase", destaca.

Segundo informações de Francisco Lopes, dados preliminares do Censo 2010 serão divulgados no dia 4 de novembro. No dia 29 de novembro, sairá o resultado definitivo. Por enquanto, alguns números parciais podem ser visualizados na página eletrônica do IBGE.

Juazeiro do Norte: Romaria de Finados é aberta com missa

Publicado em 30.10.2010 às 22h59m

Juazeiro do Norte.
Cerca de 4 mil pessoas, conforme estimativa da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Romarias deste município, participaram, na noite de ontem, da abertura da Romaria de Finados. A celebração de abertura da maior peregrinação do ano ao município, presidida pelo bispo diocesano, dom Fernando Panico, contou com a presença de dezenas de padres capuchinhos.

Dom Fernando destacou o momento de preparação para o centenário de Juazeiro do Norte, que acontece no próximo ano. O administrador e reitor do Santuário dos Franciscanos, frei Raimundo Barbosa Filho, ressaltou todo o trabalho da organização para este período e destacou o tema da romaria deste ano: "Juazeiro Centenário: Terra de Oração e Trabalho".

Simultaneamente, foi celebrada missa de abertura também na Basílica de Nossa Senhora das Dores, pelo padre Paulo Lemos. A Romaria de Finados, denominada Romaria da Esperança, acontece até o dia 2 de novembro, período em que a cidade deverá receber mais de meio milhão de pessoas.

Na segunda-feira, a partir das 5h30, será realizada procissão com a imagem de Padre Cícero. Milhares de romeiros seguem do bairro Pio XII até o Santuário de São Francisco, onde acontece missa. Nas principais igrejas da cidade, serão celebradas missas durante todo o dia. Hoje, amanhã e segunda, acontecem procissões, a partir das 17 horas, saindo do Socorro até a Basílica.

No Santuário dos Franciscanos, se concentra grande parte dos fiéis. Os portões dos arcos são abertos para o tradicional "passeio das almas". A previsão de visitação ao cemitério do Socorro, para o Dia de Finados, segundo a administração, é de 60 mil pessoas. Na data, às 6 horas, será celebrada missa e, ao meio-dia, acontece a despedida dos romeiros.

Prêmio da Mega-Sena sai para o Ceará

Publicado em 30.10.2010 às 22h57m

Dezenas sorteadas neste sábado foram 04, 28, 30, 31, 35 e 54

Um apostador de Fortaleza, no Ceará, levará para casa o prêmio de R$ 5.445.377 da Mega-Sena. O concurso 1.227 saiu na noite deste sábado (30) em Juazeiro do Norte (CE). As dezenas sorteadas foram 04, 28, 30, 31, 35 e 54.

Neste jogo, outros 463 apostadores acertaram a quina e receberão R$ 3.588 cada um.

O próximo sorteio da Mega-Sena será realizado na próxima quarta-feira (3).

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Google alerta para falta de segurança das senhas

Publicado em 29.10.2010 às 13h26m

Os utilizadores de Internet e de serviços do Google devem mudar a sua senha duas vezes por ano e nunca voltar a repeti-las. Essas são apenas duas das 18 dicas que o motor de busca Google dá aos seus clientes numa lista de medidas de segurança que devem ajudar os cibernautas a ficar seguros de scammers.

A maioria dos cibernautas tem consciência do perigo representado por spams e por mensagens fraudulentas. Gmail, Orkut, Youtube, Facebook e outros serviços de Internet têm sido atacados por vários hackers, que invadem contas e enviam mensagens para utilizadores na lista de contactos dos proprietários das contas invadidas.

A esperança é que, ao ver o nome do remetente, as pessoas cliquem nos links e/ou respondam às mensagens, abrindo, dessa forma, as suas contas para mais uma invasão.
«As pessoas são mais propensas a responder a mensagens quando conhecem o remetente», adverte o director do departamento de antivírus da empresa Webroot, Andrew Brandt.

Os spams incluem golpes usando sites falsos de empresas farmacêuticas, páginas infectadas por malwares e pedidos por dinheiro. Um golpe em especial, em que o criminoso se passa por alguém conhecido que esteja no exterior, e que precisa de dinheiro, tem sido vastamente explorado.
De acordo com o Google, os utilizadores dificilmente sabem que as suas contas foram comprometidas, o que pode acontecer de várias formas.

Por vezes os nomes e as senhas de utilizadores são captados quando o cibernauta visita páginas com instruções maliciosas e noutros casos esses dados são gravados por programas ignorados pelos utilizadores.
Noutra modalidade de ataque aos dados privados, os criminosos ligam-se a sites usando links a partir de contas do Google. «Se a página a qual você se ligar estiver comprometida, o cibercriminoso tem acesso fácil aos dados da sua conta.»

Às vezes o acesso é facilitado pelo uso de senhas facilmente descobertas. «Se a sua senha for elementar, como o seu primeiro nome seguido da sua data de nascimento, como Larry1924, por exemplo, não estará a oferecer resistência aos invasores. Outra escolha infeliz é optar pela palavra pizza para responder à questão sobre a sua comida predilecta.
Variar de senha e escolher uma combinação que dificulte a acção dos malfeitores pode ser útil no combate às invasões.

Segundo Brandty, da Webroot, as dicas do Google (de trocar a senha duas vezes por ano) são razoáveis. O especialista acredita que as pessoas devem mudar as suas senhas com o máximo de frequência possível. «Eu particularmente troco as minhas senhas quatro vezes por ano, mas sou um caso à parte, pois uso um gerador de senhas que as gera e recorda-me de trocar de tempos em tempos, diz.

Mano esquece medalhões, mas reunirá Ronaldinho e Neymar contra a Argentina

Três meses depois de assumir a seleção brasileira, Mano Menezes segue sem dar espaços aos chamados “medalhões”. Após uma viagem pela Europa, o técnico ignorou nomes como Julio Cesar e Maicon, pilares da era Dunga, mas chamou Ronaldinho Gaúcho, que vai se reunir à nova estrela Neymar para a partida contra a Argentina, no dia 17.

“Temos avaliado tudo que fizemos até agora, entendemos que para esse momento já podíamos pensar novamente nele, como jogador que vem sequência boa em termos de produção para posição que precisamos”, explicou Mano Menezes sobre a convocação de Ronaldinho Gaúcho, depois de um ano e meio longe da seleção. "Ele é uma referência, alguém que vai agregar valor para um setor onde ainda precisamos evoluir. Entendo que é um jogador que pode acrescentar."

A lista reforça a disposição de Mano Menezes em alterar a base deixada por Dunga após a Copa do Mundo. Mais uma vez, apenas Robinho, Daniel Alves e Ramires, que estiveram na África do Sul, são lembrados pelo treinador.



CONFIRA OS CONVOCADOS DE MANO MENEZES PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA

GOLEIROS

Victor (foto) (Grêmio)
Jefferson (Botafogo)
Neto (Atlético-PR)
LATERAIS

Rafael (foto) (Manchester United-ING)
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
André Santos (Fenerbahçe-TUR)
Adriano (Barcelona-ESP)
ZAGUEIROS

Réver (foto) (Atlético-MG)
Thiago Silva (Milan-ITA)
David Luiz (Benfica-POR)
Alex Costa (Chelsea-ING)
VOLANTES

Elias (foto) (Corinthians)
Lucas (Liverpool-ING)
Sandro (Tottenham-ING)
Ramires (Chelsea-ING)
MEIAS

Douglas (foto) (Grêmio)
Ronaldinho Gaúcho (Milan-ITA)
Jucilei (Corinthians)
Philippe Coutinho (Internazionale-ITA)
ATACANTES

Neymar (foto) (Santos)
Robinho (Milan-ITA)
Alexandre Pato (Milan-ITA)
André (Dínamo de Kiev-UCR)
-

Ofertas