terça-feira, 12 de outubro de 2010

Reservatórios do Nordeste em pior nível

Publicado em 12/10/2010 às 23h25

O Nordeste está recebendo energia exportada da região Sudeste, de acordo com informações do ONS


O nível dos reservatórios do Nordeste se encontra em situação mais crítica se comparado aos das regiões Sudeste e Centro-Oeste. No último domingo, o patamar de armazenamento das hidrelétricas da região fechou em 44,4%, 4,3 pontos porcentuais acima da CAR. Para efeito de comparação, o volume de água armazenado há um ano era de 66,1%, 39,7 pontos porcentuais acima da chamada Curva de Aversão ao Risco (CAR), segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A CAR é referência para o volume mínimo de água nos reservatórios das hidrelétricas para abastecer o mercado brasileiro com segurança.

Como era domingo, dia de baixa demanda por energia no País, o ONS registrou uma queda na carga do sistema. Segundo operador, a carga verificada ontem foi de 45,47 mil MW médios, inferior aos 55 mil MW médios verificados nos últimos dias. O Sudeste exportou 3,417 mil MW médios, sendo 951 MW médios para o Nordeste e 2,466 mil MW médios para o Norte, e importou 1,342 mil MW médios do Sul. A oferta de Itaipu foi de 8,193 mil MW médios. A produção nacional de hidrelétricas foi de 29,647 mil MW médios Já a geração térmica somou 7,434 mil MW médios, sendo 1,914 mil MW médios das usinas nucleares Angra 1 e 2 e 5,52 mil MW médios de térmicas convencionais (gás natural e carvão mineral).

Outras regiões

O nível dos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste encerrou o domingo em 47,9% de sua capacidade total, de acordo com dados do Informativo Preliminar Diário da Operação do ONS. Há uma semana, volume de água armazenado era de 49%, reforçando a trajetória de queda no nível de armazenamento das hidrelétricas das duas regiões. No mesmo dia no ano passado, o nível estava em 69,2% de sua capacidade total. O subsistema Sudeste/Centro-Oeste representa 67% da capacidade de armazenamento de energia do País. Apesar do volume mais baixo, o nível de armazenamento nas duas regiões está acima da CAR. No Sul do País, aonde o panorama é mais tranquilo, o nível dos reservatórios fechou ontem em 61,6%, 47,6 pontos superior à CAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas