quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Cariri é o 4º destino turístico do Estado

O turismo está em alta no Cariri, com a apresentação de novo programa federal para dinamizar o setor

Baião de dois, galinha caipira e carne de sol são os principais pratos do cardápio do Cariri. Este foi o resultado de uma pesquisa apresentada ontem neste Município, durante o lançamento da 3ª etapa do projeto "Caminhos do Sabor - A União Faz o Destino", desenvolvido na região em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Cariri), Sebrae e Ministério do Turismo. Esta é a quarta região do Estado a receber o projeto já lançado, anteriormente, em Canoa Quebrada, Fortaleza e também Jericoacoara.

O programa possui cinco etapas: envolvimento das lideranças locais; pesquisa de oferta e demanda; plano de ação do destino; lançamento oficial; e qualificação empresarial. No Cariri, já foram realizadas as duas primeiras etapas e, neste mês, o programa avança com as três etapas mais importantes. As reuniões terão continuidade hoje no auditório do Sebrae, em Juazeiro do Norte, com palestras sobre consultoria e treinamento nas áreas de gestão financeira, atendimento ao cliente e segurança alimentar.

De acordo com o presidente da Abrasel Cariri, José Bezerra Feitosa Júnior, o projeto beneficiará toda a cadeia produtiva do turismo regional. Ele salienta que, graças à atuação da Abrasel Cariri, o projeto federal foi ampliado na região.

Já o presidente da Abrasel nacional, Augusto Mesquita, destaca que o programa visa fortalecer o turismo por meio do segmento gastronômico, ao propor ações de aprimoramento da gestão empresarial e da qualificação dos profissionais que atuam no segmento. A meta é tornar o produto culinário mais atrativo e competitivo, melhorando a qualidade dos restaurantes dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional. Mesquita acrescenta que o Cariri possui um grande potencial turístico.

Identidade gastronômica
O projeto é uma ação conjunta que tem por objetivo principal dar identidade à gastronomia regional, transformando-a em atrativo turístico. No âmbito nacional, visa atrair e cativar turistas por meio de um atendimento de qualidade e de uma gastronomia característica.

A cidade de Nova Olinda foi incluída pelo Ministério entre os 65 destinos indutores do turismo no Brasil em função de sua projeção nacional por meio da Fundação Casa Grande Memorial do Homem do Cariri, uma Organização Não Governamental que tem como objetivo a formação educacional de crianças e jovens com oficinas de comunicação artes e turismo. O Município não possui nenhum restaurante cadastrado no projeto. Além da Casa Grande, o principal ponto turístico é uma ponte de pedra natural, localizada na descida da Serra do Araripe. Crato, Juazeiro e Barbalha cadastram 22 restaurantes.

De acordo com Feitosa Júnior, integrante do grupo de governança, os bares e restaurantes do Cariri estão se adequando para oferecer aos turistas uma grande variedade de pratos típicos, como a galinha caipira, carne de sol, galinha à cabidela, buchada e mungunzá.

A direção do projeto em cada localidade será realizada por um grupo de trabalho formado pela Abrasel, Sebrae e representantes de empresários e instituições locais. O plano de ação foi desenvolvido baseado em uma pesquisa realizada em julho de 2010. No perfil dos turistas, a maior parte era do próprio Estado do Ceará (64%), seguido por Pernambuco, Pará, Minas Gerais e Piauí - 50% estavam na cidade a negócio e 46% a lazer.

A pesquisa também aponta a avaliação que os turistas entrevistados fizeram dos estabelecimentos locais em notas de um a dez. Os melhores desempenhos ficaram por conta do sabor da comida e da higiene no preparo dos pratos. Os piores desempenhos apontados foram para falta de espaço e serviços para crianças e a falta de acessibilidade para idosos e pessoas com necessidades especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas