segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Horário de verão: Agências bancárias abrem mais cedo a partir de hoje

Publicado em 18.10.2010 às 23h30m

A partir desta segunda-feira, as agências bancárias que operam no Nordeste, tanto oficiais como privadas, abrirão uma hora mais cedo e fecharão uma hora mais cedo por causa da entrada em vigor do horário de verão. Esse horário bancário especial vale apenas para as regiões Norte e Nordeste, onde não vigora horário de verão, criado para economizar 5% de energia. “Essa medida tem o objetivo de assegurar o perfeito funcionamento do serviço de compensação”, comunicou ontem em nota a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Os estados que terão alteração no horário de abertura das agências bancárias são: Acre, Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Ontem, com exceção da Superintendência da Caixa no centro da cidade, que afixou um pequeno aviso sobre a mudança do horário de funcionamento na porta principal, muitas agências tanto das rede oficial quanto privada não tiveram a mesma preocupação.

O horário de verão vigorará da 0h do dia 17 de outubro 20 de fevereiro de 2011 nos seguintes Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

Não se sabe ao certo a origem do horário de verão, que acaba alterando a vida de milhões de pessoas. Alguns estudos indicam que a ideia de economizar energia por meio da mudança no horário do relógio, deve-se ao americano Benjamin Franklin, em 1784.

Em países da Europa, a primeira utilização do horário de verão remonta a 1907, na Inglaterra. Mas, segundo os registros da época, a mudança não não agradou aos britânicos.
Em 1916, a Alemanha decidiu-se pela prática para economizar energia devido à Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

No Brasil, o horário de verão chegou entre 1931/32 na gestão do presidente Getúlio Vargas. Atualmente, além do Brasil, muitos outros países utilizam-se da medida. Com exceção do continente asiático, nos demais, há pelo menos um país que tem o horário de verão como prática em seu território. No caso brasileiro, o horário de verão chega em boa hora, pois coincide com o baixo nível dos reservatórios, que sofrem em muitas regiões com os períodos de estiagem. ssa época, as as usinas térmicas são acionadas com a finalidade de poupar energia hidrelétrica. Isso gera um custo maior ao operador nacional do sistema, que sempre conta com o horário de verão para diminuir a despesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas