sábado, 30 de outubro de 2010

CENSO 2010: Ceará está entre os cinco estados mais atrasados

Clique para Ampliar
30.10.2010 às 23h02m

Trabalhos serão encerrados amanhã, mas pesquisadores ainda terão até o dia 15 para voltar a residências

Faltando apenas um dia para o término da fase de coletas do Censo 2010, cujo término está marcado para amanhã, o Ceará é um dos cinco estados mais atrasados na apuração dos dados, com 95,47% da população recenseada, o que corresponde a mais de 8 milhões de pessoas. De 184 municípios, somente um teve todo o processo de coleta e verificação dos domicílios fechados, dos vagos e dos ocasionais finalizado.

Em 85,33% dos municípios cearenses a coleta foi concluída. Em Fortaleza, 92,18% da população foi recenseada, ou seja, mais de dois milhões de pessoas. Do Nordeste, o Ceará só perde para a Bahia, estado que está mais atrasado de todo o Brasil, com 93% da população recenseada.

Os problemas se concentram nas dificuldades de acesso a alguns domicílios, seja por causa de horários das pessoas, segurança ou recusa. O maior entrave, de acordo com o chefe da unidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Ceará, Francisco José Moreira Lopes, foi adentrar condomínios fechados localizados em bairros nobres de Fortaleza, como Meireles e Aldeota, por causa da segurança.

De acordo com o recenseador Mário Cabral do Amaral Neto, alguns síndicos dificultaram a entrada dos pesquisadores, exigindo a apresentação de documentos por questões de segurança. Além disso, muitos imóveis se encontram fechados, na Capital. Conforme Mário, existem muitos apartamentos novos, ainda sem moradores.

Entretanto, a maior dificuldade para o recenseador foi acertar os horários em que as pessoas estavam disponíveis. "Muitos trabalham o dia todo e quando chegam em casa estão cansados e se recusam a nos atender". Mário conta que teve que ir a um mesmo local quatro vezes.

Balanço
Contudo, o balanço que o recenseador faz da fase de coleta de dados é positivo. De 700 domicílios previstos para serem visitados por ele, apenas 30 ficaram por fazer. O chefe da unidade do IBGE no Ceará ressalta que a coleta de informações está acontecendo dentro do tempo normal. "Estamos alcançando a meta estimada. Até o dia 15 de novembro ainda será possível visitar as residências onde não foi possível realizar a pesquisa na primeira fase", destaca.

Segundo informações de Francisco Lopes, dados preliminares do Censo 2010 serão divulgados no dia 4 de novembro. No dia 29 de novembro, sairá o resultado definitivo. Por enquanto, alguns números parciais podem ser visualizados na página eletrônica do IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas