quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Infraestrutura no Cariri: Obras ganham manutenção

Publicado em 21.10.2010 às 15h26m

No Crato, a rede de saneamento recebe recuperação, como forma de manter o sistema funcionando

Crato.
A precariedade de investimentos na área de saneamento básico atinge a maior parte dos municípios da região do Cariri, chegando até os de médio porte. Mesmo com esses problemas, outro grande agravante é que, muitos deles, mesmo já com uma rede em funcionamento, têm buscado pelo menos dar uma manutenção adequada para preservar o que já se tem.

O problema é que a área requer grandes investimentos para se manter, além de continuar demandando mais recursos na parte de distribuição, já que as cidades continuam crescendo a cada dia.

O Crato é uma das cidades do interior do Estado que foi contemplada com o projeto de abastecimento e rede de esgoto. Após mais de três décadas, canos de amianto, que frequentemente geravam problemas ao Município com gastos excessivos, estão sendo substituídos por PVC, principalmente no Centro da cidade. São pelo menos 15 quilômetros de extensão de tubulações. O projeto, que também inclui a área de abastecimento, está orçado em R$ 9 milhões, com investimentos federais e coordenação da Sociedade Anônima de Agia e Esgotos (Saaec). Mas a necessidade de investimentos é destacada pelo presidente da Saaec no Município, Procópio da Silveira. Ele afirma que tem sido concluído um projeto que insere toda a cidade, na área de saneamento. No entanto, são obras relativamente de grandes investimentos. Este está orçado em R$ 205 milhões. A meta é conseguir esses investimentos por meio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC II).

Finalização
Mesmo com as constantes reclamações dos comerciantes, em relação à mudança de fluxo dos veículos onde estão sendo realizadas as intervenções, com escavações de ruas, o projeto chega a praticamente sua fase de finalização, entrando em alguns bairros da cidade. Para o presidente da Saaec, que vem acompanhando os trabalhos, os prazos estão sendo cumpridos, buscando, ao máximo, não incomodar tanto à população. Ele considera que é um momento em que a população terá de compreender a necessidade de ter que modificar, muitas vezes, o tráfego na cidade, mesmo em áreas mais movimentadas, mudando um pouco a rotina da população.

O projeto, antes de ser implementado, foi apresentado à sociedade. O prefeito local, Samuel Araripe, destacou a importância de investimento deste porte, principalmente por refletir nas melhores condições de saúde e qualidade de vida da população. Ele afirma que esse valor destinado foi o início dessa fase de investimentos neste setor. O trabalho corresponde a primeira troca de tubulação de amianto para PVC, em vários pontos do Município, beneficiando diversas comunidades e áreas do Centro.

O presidente da Saaec afirma que esse trabalho será uma grande contribuição para a melhoria do sistema de abastecimento da cidade, que muitas vezes, em alguns trechos, chega a entrar em colapso, não por conta da falta d´água, mas pela rede bastante danificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas