sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Horário de verão começa à meia-noite de sábado para domingo


Publicado em 15\10\2010 às 23h17
À meia-noite do dia 16 para 17, os relógios deverão ser adiantados em 1h


A partir da meia-noite de amanhã (sábado, 16) para domingo, 17, começa o horário de verão no país. Quando o relógio apontar a meia-noite de sábado, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste (que engloba os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) deverão adiantar seus relógios em uma hora. 

Desde 2008, por decreto, ficou estabelecido que o novo horário sempre vigorará do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro. 

Segundo o Observatório Nacional, o princípio básico do horário de verão é que durante parte do ano, nos meses da estação, o sol nasce antes que a maioria das pessoas tenha se levantado. Se os relógios forem adiantados, a luz do dia será melhor aproveitada pois a maioria da população passará a acordar, trabalhar, estudar, etc., em consonância com a luz do sol. 

Já para o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Ildo Grüdtner, o objetivo da medida é diminuir o consumo e a demanda de energia no país, gerando economia financeira e de recursos naturais. O horário de verão se estenderá até o dia 20 de fevereiro de 2011. 

Ao adiantar o ponteiro do relógio, o Brasil “ganha” mais uma hora de claridade ao final do dia. Assim, aproveita melhor a luz natural no período de suprimento mais crítico do dia (das 18h às 21h), quando as pessoas voltam para casa, tomam banho, e a iluminação pública é ativada. 

O horário de verão deve gerar uma economia de pelo menos R$ 80 milhões para o país, sem contar os recursos que deixarão de ser investidos na capacidade de geração de energia, segundo o governo. No período, a redução da demanda evitará investimentos em termos de capacidade de cerca de R$ 2 bilhões, afirma o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp. 

Segundo o diretor-geral, no período, o horário de maior consumo de energia passará das 18h às 21h para 19h às 22h. Com mais uma hora de luz natural, a expectativa é que a demanda por eletricidade caia entre 4,6% e 5% nos horários de pico. 

- Com maior luminosidade, o cidadão aproveita melhor o dia - disse.
As origens do Horário de Verão remontam ao ano de 1907, quando William Willett um construtor britânico e membro da Sociedade Astronômica Real deu início a uma campanha para adoção do horário de verão em seu país. 

Naqueles dias o argumento utilizado era que haveria mais tempo para o lazer, menor criminalidade e redução no consumo de luz artificial. 

Willett não viveu o suficiente para ver a sua idéia ser colocada em prática. O primeiro pais a adota-la foi a Alemanha em 1916, no que foi seguida por diversos países da Europa, devido à I Guerra Mundial.
A economia de energia elétrica foi visto como um esforço de guerra, propiciando uma economia de carvão, a principal fonte de energia da época. 

Nos EUA a introdução do Horário de Verão foi mais difícil, pois houve uma coincidência com a implantação do Horário de Verão e do sistema de fusos horários em 1918. O principal motivo foi a I Guerra também.
No Brasil ele foi adotado pela primeira vez em 1931, visando também à economia de energia elétrica.

Bovespa abrirá mais tarde - A “nova hora” vai alterar o horário de negociação do pregão da Bovespa a partir da segunda-feira, dia 18. 

O pregão regular funcionará em sessão contínua das 11 às 18h (e não mais das 10 às 17h); e as operações after-market ocorrerão, ininterruptamente, das 18h30 às 19h30 (e não mais das 17h30 às 19h). No segmento BMF, as negociações dos contratos futuros e de opções referenciados em índices de ações vão das 10h às 18h30.

Rio de Janeiro poderá reduzir em 5% a demanda de energia no horário de ponta
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços estima que o Horário de Verão do período 2010-2011 reduza em cerca de 5% a demanda de energia no horário de ponta, entre 18 e 21h.
A medida deverá contribuir para a retirada de aproximadamente 320 MW médios de potência na ponta de carga.

Bancos devem antecipar horário de abertura e fechamento em estados que não terão “novo horário”
Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) comunica que nos estados em que não vigorará o horário de verão, as agências deverão antecipar em uma hora a abertura e o fechamento para atendimento ao público. 

“Essa medida tem o objetivo de assegurar o perfeito funcionamento do serviço de compensação”, diz a entidade. 

Os estados que terão alteração no horário de abertura das agências bancárias são: Acre, Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. 

Alguns municípios, entretanto, manterão inalterados os horários de atendimento. São eles: Manaus (AM); Belém (PA) e região metropolitana: Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará; Fortaleza (CE) e região metropolitana: Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Euzébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e São Gonçalo do Amarante; Recife (PE) e região metropolitana: Abreu e Lima, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista; Salvador (BA) e região metropolitana: Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Simões Filho e Vera Cruz. 

Segundo a Febraban, as agências e os postos de atendimento manterão fixados cartazes comunicando a mudança de horário de atendimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas