quarta-feira, 6 de julho de 2011

Municípios entram em disputa pela sede da Federal do Cariri

O projeto de criação da Universidade Federal do Cariri aguarda aval do Ministério da Educação para começar a sair do papel. Mas já gera discussões entre os municípios que poderiam sediar a universidade. O deputado Arnom Bezerra confirma que o projeto já é certo, faltando apenas a decisão do Ministro da Educação, Fernando Hadad. Arnom incentiva a disputa legítima e saudável entre os municípios que desejam sediar a UFCA, mas alerta que conflitos podem retardar o processo.


O prefeito do Crato, Samuel Araripe, colocou à disposição 16 hectares de terra às margens da av. Pe. Cícero, onde já estão sendo construídos o Centro de Convenções e o campus da UFC para o curso de Ciências Agrárias e, brevemente, será instalada a Faculdade Católica do Cariri. Segundo ele, "a área tem toda infraestrutura necessária como água, energia elétrica, rede de telefonia e está sendo assinada parceria entre o município e o estado para construção de toda a pavimentação asfáltica acessiva àquele complexo", antecipa. Samuel escalrece que Crato não tem nenhuma intenção de prejudicar os outors municípios do Cariri interessados no empreendimento, apenas está fazendo a sua parte para que a cidade ganhe o equipamento. O prefeito lembrou que o município merece ser sede da UFCA pelo seu pioneirismo no movimento educacional, cultural e universitário do Nordeste.

O vice-prefeito de Juazeiro, Roberto Celestino, alega que o estudo técnico de implantação inicial do projeto da Universidade Federal do Ceará já garante que Juazeiro é o local mais apropriado para receber essa estrutura universitária. Ele explica que apenas haveria um crescimento da estrutura já existente do Campus atual. Celestino defende que "a cidade concentra o principal centro de ensino superior do interior do Ceará, com cerca de 50 faculdades em áreas como Medicina e Administração, tendo também a maior demanda de estudantes, cerca de 20 mil alunos. Além de ser o maior centro cultural do interior do Nordeste", ressalta.
Trechos de matéria do Jornal do Cariri, número 2489


Nota: Já que a Região Metropolitana do Cariri não sai de fato do papel e não há um planejamento em conjunto dos equipamentos urbanos, o resultado termina sendo a disputa entre os municípios, algo que os próprios políticos incentivam. Enquanto Juazeiro e Crato brigam por um prestígio político inexistente, outras cidades nos vencem de goleada em viabilizar seus projetos.

Foto campus UFC Cariri em Juazeiro do Norte

fonte:cidadejua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas