domingo, 24 de abril de 2011

PIB do Nordeste deve crescer acima da média nacional

O Produto Interno Bruto (PIB) da região Nordeste deve apresentar apresente expansão de 5,06% em 2011,  Segundo estimativa da consultoria pernambucana Datamétrica, especializada em economia nordestina. O índice é maior que os 4% previstos para o Brasil.

De acordo com o portal Tendências e Mercado, o aumento da renda e do consumo das famílias na região, aliados a fortes investimentos, principalmente em construção civil, permanecem como fatores de destaque no aquecimento da economia regional, além da valorização do real perante o dólar.

Com a valorização da moeda nacional, ocorre uma alta nas importações de máquinas e equipamentos, afetando um setor da indústria situado em grande parte no Sudeste. O Nordeste sofre menos com a queda no valor das exportações, pois suas vendas ao exterior estão concentradas principalmente no comércio de commodities.

Os estados mais populosos e desenvolvidos da região devem continuar liderando a expansão. Pernambuco (6,14%), Ceará (5,26%) e Bahia (5,22%) puxarão o crescimento, com investimentos em todos os setores econômicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas