terça-feira, 24 de abril de 2012

Segurança Pública cria Comando Tático Rural no CE

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) oficializou, na manhã de ontem, o Comando Tático Rural (Cotar), unidade da Polícia Militar, vinculada ao Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), que irá atuar exclusivamente no interior do Estado no combate ao crime organizado.

Equipados com armamento especial e comunicação por telefone celular global (por satélite), os 64 homens que integram a unidade foram escolhidos de acordo com um perfil específico, sendo policiais experientes e, alguns deles, com passagem pela Guarda Nacional. Essas equipes receberam, em julho do ano passado, treinamento especial na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Na época, os homens que compõem o Cotar participaram do curso “Comando de Operações Rurais”, voltado para preparação da tropa para a complexidade das operações na Caatinga.

ESTRUTURA
As composições do Cotar terão apoio de equipes da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS, oito novas viaturas e duas (das três) aeronaves da Coordenadoria de Operações Aéreas (Ciopaer) que já estão baseadas no interior do Estado. Segundo o titular da SSPDS, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, o Comando “chega como efetivo reforço ao interior do Estado. O patrulhamento de nossas divisas e ações das mais variadas contra o crime organizado serão a missão complexa do Cotar quanto a esse enfrentamento”, destaca.

O Cotar age em conjunto com os destacamentos policiais, as companhias de batalhões do interior do estado e a polícia judiciária, mas, principalmente, com apoio das aeronaves do Ciopaer. Para cada viatura do Cotar e cada região em que o patrulhamento estiver sendo efetivado, “teremos uma equipe de inteligência voltada exclusivamente à ação dessa patrulha. Essa equipe de inteligência vai se antecipar na coleta de informações e o Cotar já trabalhará muitas vezes já sabendo com o que vai se deparar”, informa o secretário. A unidade atua também de forma incisiva na “Operação Divisa Segura”, em conjunto com as forças policiais dos estados que fazem divisas com o Ceará: Paraíba, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

CONTINGENTE
Quanto ao contingente de 64 homens, Fernando Bezerra acredita que na região do interior do Estado onde não tinha essa iniciativa, “isso representa muito. Porém, temos a plena consciência de que nós precisamos aumentar essa presença, e isso não é também o que vai resolver por completo o problema do interior do Estado. Isso é uma ação direcionada ao crime organizado, mas estamos em andamento com o concurso das polícias militar e civil, para redimensionar o efetivo na região e dar uma maior eficácia no trabalho desses policiais”.

O Cotar chega como um reforço, não só na questão contra bancos, mas também quanto ao tráfico de drogas e de armas, patrulhamento de nossas divisas e roubo de cargas. “Isso é o primeiro passo”, avisa o secretário. Ele acrescenta que a intenção é começar um novo treinamento e já tratar junto ao governador Cid Gomes a aquisição de novas viaturas e um novo efetivo, “para duplicarmos, ou até triplicarmos a presença do Cotar no interior do Estado”, enfatiza.

No sistema de segurança pública, nos últimos quatro anos, mais de R$ 500 milhões foram investidos. Segundo o secretário, isso representa 477% a mais do que foi investido em todos os governos. Somente para o Cotasr, os investimentos passam de R$ 2,5 milhões. “É um investimento maciço. Ainda é um investimento inicial que tende a se estender, e a presença desse policiamento deverá ser maior nos próximos seis meses”, conclui Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas