Ao comprar pela internet, tome muitos cuidados para não cair nas armadilhas dos sites fantasmas. O alerta foi emitido pela Fundação Procon-SP, que divulgou uma lista de páginas eletrônicas de comércio eletrônico que estavam fraudando seus consumidores.As 20 lojas virtuais advertidas pelo órgão de proteção prometiam entregar os produtos vendidos pela internet e sumiam depois que o pagamento era feito. Após a denúncia, alguns sites foram tirados do ar. Apesar disso, muitas continuam operando normalmente e oferecendo produtos.
O Procon-SP começou a investigar os sites a partir de reclamações de consumidores que adquiriram produtos pela internet, pagaram e não receberam a mercadoria. Foi quando o órgão constatou que alguns fornecedores, além de não entregarem os produtos, também não são encontradas em seus endereços oficiais informados nas páginas eletrônicas.
Dificuldades
Até mesmo o Procon-SP tem encontrado dificuldade para localizar as empresas, já que as notificações encaminhadas para solução dos problemas têm retornado com respostas dos Correios, tais como "mudou-se" e "endereço". "Na medida em que o site desaparece do ar, os endereços e contatos informados não foram achados nas juntas comerciais. As cartas enviadas voltaram. Tentamos contato telefônico e também não encontramos nada", afirma Fátima Lemos, assistente de direção do Procon.
Além de advertir e revelar publicamente os sites, o órgão repassou a relação das empresas ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) - braço da polícia civil que abriga as duas delegacias de crimes contra o consumidor, para que o caso seja investigado. "Continuaremos a monitorar os sites e a indicar outros, se forem identificados", diz.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta notícia