terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Juazeiro do Norte-CE: Alunos do Centec temem o futuro da instituição com a demissão de professores

Continua o impasse motivado com as demissões de funcionários nas unidades das Faculdades de Tecnologia Centec (Fatec) em todo o estado do Ceará. Somente em Juazeiro do Norte foram 35 pessoas, sendo 14 professores em ritmo sumário. Eles dizem que, na tarde de quinta-feira, foram convocados para uma reunião na manhã de sexta-feira, dia 18, quando terminaram surpreendidos com a notícia das demissões em nome do "equilíbrio" da instituição.

Agora, as quatro novas turmas que estão chegando e outras quatro que se encontram na fase de conclusão, sentem-se ameaçadas. Em Juazeiro funcionam seis cursos: Alimentos de Origem Animal, Alimentos de Origem Vegetal, Saneamento Ambiental, Recursos Hídricos e Irrigação, Eletromecânica e Manutenção Industrial. Só deste último, foram postos para fora nove dos dez professores em atividade. Na manhã de ontem, professores, alunos e parentes destes protestaram pelas ruas aos gritos de "queremos professor".

Um manifesto apresentado destaca que os funcionários haviam saído de casa para mais um dia de trabalho e voltaram informando aos parentes que estavam desempregados. De acordo com o texto, "é roubar as esperanças de professores e alunos em nome de um suposto equilíbrio colocando para fora pessoas gabaritadas e técnicos experientes adaptados à realidade de cada unidade". A estudante Josiane Costa é uma das que se diz prejudicadas.


Cursando o segundo ano de Saneamento Ambiental, ela vê motivação política e diz temer pela seqüência do curso Já Everton Stênio é professor laboratorista dos cursos de Manutenção Industrial, Eletrotécnica, Mecânica e Eletrônica e trabalhava há um ano e quatro meses no Centec após participar de exame de seleção. "Fui surpreendido com a notícia sem qualquer aviso prévio e vejo que não há condições de prosseguir com os cursos normalmente". Comentou.

Gisleane Dourado era responsável pelo laboratório de processamento de alimentos há um ano e sete meses e confirma que a reunião foi marcada na quinta sem que ninguém soubesse o tema. "Como contratar outros professores se o motivo é reduzir gastos?" questiona a ex-funcionária concordando com o comprometimento dos cursos prevendo uma redução na qualidade do ensino. Por outro lado, a direção do Instituto Centec encaminhou a seguinte nota ao público:

O Instituto CENTEC, através da sua Diretora Presidente, Geórgia Andréa Aguiar Almeida, vem a público esclarecer as razões das decisões tomadas para a reorganização do seu quadro funcional.

Informamos que tais medidas se fazem necessárias e inadiáveis para promover o equilíbrio da Instituição e conseqüentemente continuar sua missão provendo uma Educação Profissional de Qualidade.

Ficam garantidas as ações de todos os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), Centros Vocacionais Técnicos (CVTec), Núcleos de Informação Tecnológica (NIT) e as Faculdades de Tecnologia CENTEC (Fatec) pertencentes a esta organização.

Geórgia Andrea Aguiar Almeida
Diretora Presidente

Fonte: Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas