terça-feira, 16 de agosto de 2011

JUAZEIRO GANHA UNIVERSIDADE FEDERAL E HOMENAGEM PELOS 100 ANOS

A homenagem prestada no Senado da República a Juazeiro do Norte pelos 100 anos de emancipação política serviu de palco para a comemoração dos juazeirenses pela criação da Universidade Federal da Região do Cariri (UFRC) com sede no município. O prefeito Dr. Santana participou das duas solenidades. Pela manhã, no salão nobre do Palácio do Planalto, acompanhou o anuncio da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica pela presidente Dilma Rousseff.
http://www.juazeiro.ce.gov.br/gerenciador/noticias/fotos/med_16082011_152645_793_dsc_0047.jpg

No período da tarde, compôs a mesa do Senado junto com o vice-prefeito José Roberto Celestino na sessão especial em homenagem ao Centenário de Juazeiro. Os trabalhos foram presididos pelo senador Inácio Arruda, autor da ideia, e contou com as participações dos senadores Eunício Oliveira e José Pimentel, igualmente do Ceará; Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Gilvam Borges (PMDB-AP), Clésio Andrade (PR-MG); e sete deputados federais da bancada cearense.

A sessão foi aberta com uma apresentação do cantor Fábio Carneirinho, Secretário de Cultura de Juazeiro, que cantou as músicas “Pedido de um Matuto” e “Hino e Voltando”, de autoria de Luiz Fidélis. Ele também fechou o encontro cantando “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, a pedido do senador Inácio Arruda. O parlamentar destacou o apoio obtido dos seus colegas senadores para realizar a sessão entendendo não ser possível “passar essa data importante sem Juazeiro aparecer na mídia nacional”.

Ele saudou Juazeiro invocando a força cultural, mística, econômica e religiosa, além de lembrar a data histórica com o nascimento da Universidade Federal da Região do Cariri “uma grande conquista e marco do Centenário”. Arruda fez um relato histórico desde o movimento pela emancipação até as lutas, a partir de 1911, por conquistas após se tornar município. O senador encerrou seu pronunciamento com um verso de Patativa do Assaré, saudando Juazeiro.

Já o senador José Pimentel chamou atenção para o grau de desenvolvimento da cidade e creditou esse processo ao trabalho que promove o prefeito Dr. Santana. Citou a conquista de 1.280 moradias pelo projeto Minha Casa, Minha Vida e várias outras ações que respondem pelo crescimento de Juazeiro. Para ele, a cidade nasceu da coragem e teimosia e, hoje, é orgulho para todos nós, a partir do seu próprio polo universitário que, como disse, se impõe no país.

Discursaram ainda os senadores Eunício Oliveira e Gilvam Borges. No final da solenidade, o prefeito Dr. Santana não escondia sua alegria pelos resultados positivos da viagem à Brasília. Neste sentido, incluiu os contatos mantidos com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, numa audiência conseguida pelo deputado federal José Nobre Guimarães. Além do secretário Fábio Carneirinho, estiveram presentes os secretários José Carlos dos Santos, de Turismo e Romarias; e Aurélio Matias, de Juventude e Esportes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas