segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Notícias de Juazeiro do Norte

SESAU foi parceria da XII Ação Geraldo
           
            A SESAU – Secretaria de Saúde – de Juazeiro do Norte foi parceira na realização da XII Ação Geraldo, iniciativa da indústria de refrigerantes de Caju São Geraldo, ontem, domingo, 4. O evento aconteceu entre 08h00 e 12h00 na sede da indústria, na Rua José Maria Filomeno Gomes, no Bairro Antonio Vieira.
            A SESAU ofertou diversos serviços como atendimento médico, de enfermagem, aplicação de vacinas, aferição de pressão arterial e testes de glicemia. A Secretaria ainda disponibilizou uma ambulância para eventual remoção e com o centro de zoonoses vacinou dezenas de animais com a vacina anti-rábica.
            O Secretário Dr. Antonio Bonaparte disse que a SESAU está aberta para outras empresas que por ventura queiram realizar esse tipo de parceria. “Nosso compromisso é ofertar saúde para toda a população e sempre que a Cajuína São Geraldo nos procura fazemos questão de participar pela importância social dos serviços que beneficiam além da comunidade do Bairro Antonio Vieira, os moradores do Bairro triângulo”, explicou Dr. Bonaparte.
            Na parceria, a gestão municipal também atuou através da SEAsTC – Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania – com serviços da Casa do Povo expedindo carteira de identidade. Ainda foram expedidas segundas vias de casamento civil e de certidões de nascimentos.

SESAU – Secretaria de Saúde -




Agência de turismo anuncia vinda de paulistas a Juazeiro em janeiro

    Uma empresa de viagens de São Paulo, especialista em turismo religioso, fechou um pacote com destino a Juazeiro do Norte para janeiro do próximo ano. O anúncio foi feito por Reni Freire, gerente da Mark Tur durante o Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas e reunião do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso. Segundo ela, serão 50 turistas de São Paulo revelando ainda que não houve demoras para o fechamento do pacote.

    A Mark Tur detém vasta tradição em pacotes de turismo para a Europa e outros continentes em nome da fé e religiosidade. Reni veio conhecer de perto a infraestrutura e atrativos nas três principais cidades do Cariri. Para o prefeito Dr. Santana, trata-se da abertura das portas para esse tipo de excursão oriunda do sul do país e um dos primeiros bons resultados desses dois eventos promovidos pelo Ministério do Turismo com o apoio da Prefeitura, sendo parte das festividades pelos 100 anos de Juazeiro.

     Ele discursou na solenidade de abertura e se fez presente ao congraçamento dos participantes na La Favorita durante show com o cantor Fábio Carneirinho. Foram 150 pessoas representando 40 municípios de 16 estados brasileiros. Além disso, Santana esteve com o grupo na manhã de sábado na Associação dos Artesãos da Mãe das Dores, incluída no roteiro das visitas técnicas que terminaram ontem, domingo, 4. Na opinião dele, se constituiu numa iniciativa importante para divulgar mais o Juazeiro.

     No sábado, as visitas técnicas começaram pela estátua de Padre Cícero na Colina do Horto, Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, Museu de Padre Cícero e Centro de Cultura Popular Mestre Noza. No período da tarde o centro histórico de Barbalha e o Geositio Riacho do Meio. Na manhã de domingo, o centro de Crato, incluindo a Catedral da Sé, Seminário e largo da RFFSA. Em Juazeiro, o Santuário de São Francisco.

     De acordo com o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, todos os depoimentos dos participantes foram favoráveis e de elogios ao que viram. A Secretária de Turismo de Santa Maria (RS), Norma Martini, disse ter descoberto um novo Brasil que não conhecia enfatizando sobre a força da fé e manifestações religiosas em Juazeiro. Eles fizeram referências ao custo da permanência na cidade, principalmente na alimentação. Além disso, a padronização dos taxis e mototaxis.

     Para Zé Carlos tudo aconteceu conforme o que estava na programação e os participantes elogiaram a organização. Quem também ficou feliz foi a reitora da URCA, Otonite Cortez, ante a boa repercussão na apresentação do Geopark Araripe. Igualmente marcada por muitas perguntas e debates, foi a palestra sobre as romarias de Juazeiro com a Irmã Annette Dumoulin, que até cantou benditos e terminou bastante aplaudida pela platéia.

SEDETUR – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria –

Juazeiro trabalha para erradicar sub-registros de nascimentos

            A SEASTC – Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania – está através do departamento jurídico realizando mobilização para ampliar ações do programa nacional que visa erradicar a problemática do sub-registro de nascimento civil. Importante reunião foi realizada para formação do Comitê Municipal Pró Erradicação de Sub-Registro.

            Da reunião participaram representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Cartórios, Conselhos Municipais ligados as áreas de Assistência Social, Educação e Saúde, COMDICA – Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente -, Conselho Tutelar, Pastoral da Criança, representantes de cartórios, subprefeituras e diversas ONG’s.


            A assessora jurídica da SEASTC, Fátima Macedo, explica que o Prefeito Dr. Santana tem orientado no sentido de urgenciar todo o processo de sensibilização dos seguimentos organizados. “A falta da certidão de nascimento significa também a falta de cidadania. Não podemos privar a criança do seu direito constitucional a um nome e sobrenome. A falta de registro compromete ainda o planejamento de políticas públicas de educação, saúde e assistência nas três esferas de governo”, explica Fátima Macedo.

            Uma das estratégias montadas é a de promover busca ativa de crianças e adolescentes ainda sem a certidão de nascimento. Dentre os equipamentos da Assistência Social atuarão nesta busca ativa os CRAS’s – Centros de Referência da Assistência Social -, CREAS – Centro de Referencia Especializado da Assistência Social -, pólos de atendimentos, FUMJU – Fundação Municipal da Criança e do Adolescente -  e o Programa Bolsa Família que congrega perfis da própria assistência, educação (Bolsa Escola) e Saúde ( SISVAN – Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional -). Através da SESAU – Secretaria de Saúde – também serão parceiras as ACS’s - agentes comunitárias de saúde – na busca de crianças sem registros em todos os bairros e zona rural.

            O Prefeito Dr. Santana instituirá decreto nomeando os integrantes do Comitê Municipal de Erradicação do Sub-Registro quando então toda a mídia juazeirense será procurada para através de entrevistas, conscientizar sobre a importância da certidão de nascimento.
E mais:
            O registro civil e a certidão de nascimento são direitos de cada criança brasileira, garantidos pelo artigo 102 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Desde 1997, a lei federal 9.534 obriga os cartórios a fazerem o registro civil e emitirem a primeira via da certidão de nascimento gratuitamente. Além disso, o direito a um nome e sobrenome também está previsto na Convenção sobre os Direitos da Criança, da qual o Brasil é signatário. 
Mais informações:
Assessoria Jurídica da SEASTC
Dra. Fátima Macedo
3572-3900
SEASTC – Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania -
Seleção para Festival de Música “Um Canto de Cidadania”
A SEASTC - Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania -  de Juazeiro do Norte está trabalhando o Projeto Musical – I° FESTIVAL DE MÚSICA VOCAL PROJOVEMUM CANTO DE CIDADANIA”. A primeira etapa do trabalho musical foi realizada na primeira semana do agosto e constou de visitas aos coletivos para motivação dos jovens e abertura das inscrições, escolha das músicas da MPB, criteriosamente observando o poema e a sua conjuntura e os tons adequados para vozes dos calouros.

De acordo com coordenador do projeto, Luciom Caeira, nesta terça-feira, 6,  haverá a seletiva para a escolha dos 10 finalistas entre os 15 candidatos tendo como local o Centro Cultural Marcus Jussier a partir das 19h00. Já a grande final está marcada para o dia 12 de setembro no Memorial Padre Cícero com premiação para os 3 primeiros colocados e entrega de certificados para os demais participantes.

 Para a última etapa está prevista a gravação e impressão de mil cópias de um cd promocional com os dez finalistas, para serem enviados aos parceiros estaduais e federais junto com os documentos e fotos dos eventos realizados, show na Praça Pe. Cícero e show itinerante nas cidades vizinhas.

SEASTC – Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania -

Desfile cívico nos bairros de Juazeiro

Ocorreram na manhã desta segunda-feira, 5 de setembro, desfiles cívicos em diversas ruas e bairros de Juazeiro do Norte dentro da Semana da Pátria, aberta oficialmente pelo Prefeito Dr. Santana no último dia primeiro. Os festejos relativos aos 189 anos de Independência do Brasil mobilizam toda a Rede Municipal de Ensino.

A Escola Vereador Antonio Fernandes Coimbra desfilou nas ruas do Bairro Santa Teresa e contou com mais de cem alunos, além da comunidade do bairro. Alunos devidamente caracterizados fizeram homenagens aos ex-gestores e ao atual prefeito Dr. Santana.

No Bairro Limoeiro as Escolas Felipe Néri, Odorina Castelo Branco, Dom Vicente de Paula, Antonio Bezerra e Tabelião Expedito Pereira desfilaram juntas e contabilizaram mais de mil alunos. O desfile, além de homenagear a Pátria, homenageou também o Centenário município, com o tema “Juazeiro ontem revivendo a fundação da cidade. Juazeiro hoje representando seu desenvolvimento e Juazeiro sempre a esperança de um futuro melhor”.

Para Solange Machado, professora da Escola Tabelião Expedido Pereira, “o desfile é uma demonstração da preocupação que as escolas têm em mostrar os seus trabalhos à comunidade”. Além dos alunos, os pais e as comunidades também participaram do desfile.

A Escola Filipe Néri encerrou o desfile. A diretora da escola, Lúcia Holanda, agradeceu a todos pelo clima e sentimento de alegria e vontade de crescer, afirmando que “a realização dos desfiles se deu graças ao comprometimento das escolas com a cultura e a aprendizagem”.

A professora Irinéia Sheila, Secretária adjunta de Educação, agradeceu em nome da Secretária Sônia Luz e do prefeito Dr. Santana a participação de todos na realização do evento.

SME – Secretaria Municipal de Educação -

SEASTC mobilizada para a Operação Romeiro

A prefeitura de Juazeiro do Norte, através das suas diversas secretarias está mobilizada para a realização de mais uma Romaria de Nossa Senhora das Dores no período compreendido entre 10 e 15 deste mês. A SEASTC – Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania – participa de mais uma reunião da Operação Romeiro, nesta terça-feira, 6, na sede da promotoria de Justiça, Bairro Lagoa Seca a partir das 15h00.

Na oportunidade haverá o fechamento dos planos estratégicos de segurança pública e assistência social a serem aplicados na “Operação Romeiro” durante a romaria da “Mãe das Dores”. A Secretária adjunta de Assistência, Dra Maria Célia de Souza Araújo, explica que “esse trabalho acontece todos os anos e tem por objetivo assistir e encaminhar crianças, adolescentes e idosos em situação de risco e vulnerabilidade social neste período de romaria para suas casas”. “Não é permitido, por exemplo, o trabalho infantil em nenhum período do ano. Logo, não será permitido também durante esta grande Romaria”, afirmou Dra. Célia.

Este ano, serão montados pontos de apoio e atendimentos compostos por equipes de psicólogos, assistentes sociais, conselheiros tutelares e demais parceiros para auxiliar os “perdidos” e que estejam em situação de risco. Haverá também, transporte para o encaminhamento dessas pessoas à suas residências.  Tendas estarão localizadas nas proximidades da igreja dos Franciscanos, Basílica Santuário de N. Sra. Das Dores e Capela do Socorro e Horto. 

A tenda do Horto contará com técnicos do PETI - Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil –, e fará um trabalho mais intensivo devido ao maior número de romeiros. O pólo de atendimento do Horto funcionará com uma equipe preparada para receber as crianças e proporcionar atividades sócio-educativas, alimentação e higienização pessoal das crianças. Tudo isso para manter essas crianças longe da exploração do trabalho infantil.

Dra. Célia Araújo disse ainda que todos os departamentos e programas da SEASTC estarão engajados na Operação Romeiro. “Todos estarão devidamente identificados e trabalharão em conjunto com as demais secretarias municipais”, concluiu.

SEASTC – Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania -



SESAU dinamiza atenção básica com instituição dos gerentes de saúde

            Em Juazeiro do Norte a prefeitura tem trabalhado no intuito de ampliar as ações na Atenção Básica. O Prefeito Dr. Santana, até pela condição de médico que é, tem na prática mostrado que o setor de saúde é, de fato, uma prioridade. Como prova inicial pode ser exemplificado o aumento do número de equipes de ESF – Estratégia Saúde da Família – de 57 para 64 e construção de 5  centros de saúde na sede (Aeroporto, Vila Nova/Pedrinhas, Salesianos, Romeirão e Campo Alegre) e de 3 pontos de apoio na zona rural (Santo Antonio, Junco e Espinho) e ampliação do centro de saúde do São Gonçalo.

            Neste segundo semestre de 2011 o Prefeito Dr. Santana aprimora a estratégia de atendimento na porta de entrada da saúde pública. Por esta razão criou o cargo de gerente de saúde para ajudar na gestão dos 48 centros e postos de saúde onde funcionam as 64 equipes de saúde da família. As 20 gerentes foram capacitadas no período compreendido entre 17 de agosto e 2 setembro para aderirem ao sistema com todos os seus projetos e programas.

            A coordenadora do Departamento de Atenção Básica, Kaliny Matos, explica que a capacitação serviu para ocasionar ainda a sensibilidade de compreensão dos processos da saúde pública.  “Cada gerente, com a devida formação acadêmica, passou também a avaliar e compreender ainda melhor os processos políticos, culturais, epidemiológicos e históricos da saúde pública”, afirmou.

            A partir desta segunda-feira, 05 de Setembro as gerentes atuam nas equipes e são responsáveis pela parte administrativa e educação em saúde com as equipes e também pela avaliação dos indicadores. Juazeiro do Norte, na Atenção Básica, de acordo com a última territorialização tem 5 Distritos Sanitários. Mais informações sobre o trabalho das gerentes podem ser obtidas na Atenção Básica ou pelo telefone 3511-9989.

SESAU – Secretaria de Saúde -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas