sábado, 11 de junho de 2011

Facebook recebe notificação do Ministério da Justiça

O Facebook lançou recentemente uma nova tecnologia de reconhecimento facial, ao que tudo indica revolucionária. Ela permite que os usuários identifiquem seus amigos a partir das fotos postadas em seus álbuns. Até aí nada de mais, se não fosse evidenciada uma conseqüência bastante problemática desse recurso inovador: o aumento da exposição das pessoas que utilizam a rede.

Foi justamente essa novidade a causadora de certo desconforto no poder judiciário brasileiro, de acordo com indícios levantados pelo Ministério da Justiça, com base em denúncias de violação de privacidade. O Ministério quer que o Facebook apresente esclarecimentos em um prazo de dez dias, contados a partir da data da notificação (dia 10/06/2011).

Uma das questões mais intrigantes reside no fato de a Rede Social não ter tido a preocupação prévia de informar a seus usuários acerca dessa mudança. A outra dúvida da justiça é se existe a possibilidade de o usuário previamente aprovar a execução desse novo software de reconhecimento da face, a fim de que não aconteça o que vem acontecendo (o serviço é automaticamente ativado, mas depois o usuário tem a opção de desativá-lo).

Enquanto uma solução prévia não chega, a saída é o próprio usuário cancelar o serviço, indo em "Configurações de privacidade" , depois selecionando a guia "Personalizar configurações". Após isso, o interessado deverá clicar no item "Sugerir fotos minhas a amigos" e em "Editar configurações", para só então marcar a opção "desativado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas