As pessoas tendem a perder um pouco mais de peso com a ajuda da internet do que com programas tradicionais de perda de peso, afirma um estudo japonês. Mas combinar a web com encontros pessoais parece ser a opção mais eficaz.
Com o aumento da obesidade, tornaram-se comuns as tentativas de aproveitar as informações da internet para a perda de peso, principalmente porque acredita-se que isso seja mais fácil e barato. A rede pode ser usada de várias formas, incluindo instruções individualizadas, comunicação com instrutores de estilo de vida, aconselhamento e registro de ingestão de alimentos.
Mas, apesar de o estudo, que envolveu uma análise de 23 pesquisas anteriores, realmente ter observado um impacto positivo da presença na internet na rotina das pessoas, o efeito geral foi pequeno.
Em geral, pacientes envolvidos em programas relacionados à internet perderam em média 3,3 kg a mais que participantes de programas tradicionais. Quando os programas combinaram internet e aconselhamento, os participantes acabaram 4,4 kg mais leves que pessoas que não usaram a web.
Por isso, os pesquisadores indicam que os métodos mais eficazes são os que combinam internet e encontros pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta notícia