quinta-feira, 2 de junho de 2011

Bird financia obras no Crato

Quatro praças do Crato serão reformadas com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). A obra está orçada em R$ 5 milhões e o prazo de conclusão é de sete meses. Serão reformadas as praças Alexandre Arraes, da Sé, Siqueira Campos e Juarez Távora. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, informou que, além das praças, será revitalizada a Rua Dr. João Pessoa. Os projetos serão mostrados à população, neste fim de semana, durante a instalação do "Governo Itinerante" no Município, quando serão discutidos outros projetos que estão sendo implantados na região.

De acordo com o projeto das praças, serão substituídos os pisos com alerta para deficientes visuais e a instalação de rampas de acesso para pessoas com dificuldades de locomoção. Além disso, as praças receberão um trabalho de paisagismo e a implantação de mobiliário urbano, como bancos e lixeiras. A iluminação será refeita e haverá nova sinalização.

As intervenções na Rua Dr. João Pessoa incluem instalação de rede de drenagem, troca da pavimentação com blocos intertravados de concreto, iluminação, paisagismo, instalação de mobiliário urbano, sinalização, aumento das calçadas e cruzamentos elevados.

Segundo o secretário das Cidades, Camilo Santana, a intenção é melhorar a mobilidade urbana e oferecer áreas de convivência. "Tanto na rua quanto nas praças haverá a troca de todo o pavimento e iremos melhorar as calçadas. Nossa preocupação é facilitar a acessibilidade do cidadão do Crato e de quem visita a área, já que a cidade recebe muitos eventos e turistas", diz.

A nova Praça Siqueira Campos, por exemplo, contará com parlatório-palco para que a população possa realizar eventos públicos e culturais no local, já que historicamente esta praça é marcada pela tradição de ser palco de grandes movimentos. "A fonte luminosa na Praça da Sé será mantida com um novo desenho, mais moderno", garante o arquiteto Alexandre Landim, autor do projeto.

Liberação de recursos
Mais uma vez, uma missão de técnicos do Bird esteve no Cariri com o objetivo de acompanhar apresentação dos projetos que serão executados na Região Metropolitana do Cariri. A visita, segundo o secretário Camilo Santana, serviu para garantir a liberação dos recursos e revisar projetos. Ao todo, o Banco está financiando o total de R$ 132 milhões em obras estruturantes, de mobilidade urbana e apoio institucional às prefeituras na região do Cariri.

Do DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas