Publicado em 30.10.2010 às 22h59m
Juazeiro do Norte. Cerca de 4 mil pessoas, conforme estimativa da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Romarias deste município, participaram, na noite de ontem, da abertura da Romaria de Finados. A celebração de abertura da maior peregrinação do ano ao município, presidida pelo bispo diocesano, dom Fernando Panico, contou com a presença de dezenas de padres capuchinhos.
Dom Fernando destacou o momento de preparação para o centenário de Juazeiro do Norte, que acontece no próximo ano. O administrador e reitor do Santuário dos Franciscanos, frei Raimundo Barbosa Filho, ressaltou todo o trabalho da organização para este período e destacou o tema da romaria deste ano: "Juazeiro Centenário: Terra de Oração e Trabalho".
Simultaneamente, foi celebrada missa de abertura também na Basílica de Nossa Senhora das Dores, pelo padre Paulo Lemos. A Romaria de Finados, denominada Romaria da Esperança, acontece até o dia 2 de novembro, período em que a cidade deverá receber mais de meio milhão de pessoas.
Na segunda-feira, a partir das 5h30, será realizada procissão com a imagem de Padre Cícero. Milhares de romeiros seguem do bairro Pio XII até o Santuário de São Francisco, onde acontece missa. Nas principais igrejas da cidade, serão celebradas missas durante todo o dia. Hoje, amanhã e segunda, acontecem procissões, a partir das 17 horas, saindo do Socorro até a Basílica.
No Santuário dos Franciscanos, se concentra grande parte dos fiéis. Os portões dos arcos são abertos para o tradicional "passeio das almas". A previsão de visitação ao cemitério do Socorro, para o Dia de Finados, segundo a administração, é de 60 mil pessoas. Na data, às 6 horas, será celebrada missa e, ao meio-dia, acontece a despedida dos romeiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta notícia