domingo, 20 de novembro de 2011

Faculdade Paraíso de Juazeiro do Norte reprovada pelo MEC por baixo desempenho

Segundo MEC a FAP CE, localizada em Juazeiro do Norte, nao poderá abrir novas vagas a partir de janeiro de 2012.
Oito faculdades cearenses estão entre as instituições de ensino do Brasil com os piores desempenhos de Índice Geral de Cursos (IGC), parâmetro criado pelo Governo Federal para medir a qualidade dos serviços prestados por entidades públicas e privadas. A lista foi divulgada no começo da noite de ontem pelo Ministério da Educação (MEC).
No Cariri a FAP foi reprovada
Das 2.176 universidades, faculdades e centros universitários avaliados em todo o País, 683 foram citados com notas 1 ou 2 de IGC. O mínimo aceitável é 3. A nota máxima é 5 – alcançada por apenas 158 estabelecimentos.
O Sudeste lidera o ranking de piores médias. Tem 263 indicações (38.50% do total). Só São Paulo é responsável por 104 nomes. O Nordeste vem em seguida, com 157 (22.98%). Centro Oeste tem 117 (17.13%); Sul contabiliza 80 (11.71%) e Norte soma 66 (9.6%).
No Nordeste, o Ceará ocupa a sexta posição, com o mesmo número de instituições que o Rio Grande do Norte. A Bahia detém o primeiro lugar, com 47. Pernambuco está em segundo, com 39.
A “reprovação” das entidades implica no início de um ciclo de supervisões do MEC. O Ministério vai cobrar a adequação aos requisitos de perfil do corpo docente, infraestrutura e do projeto pedagógico exigidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Com isso, a Faculdade Católica de Fortaleza, a Faculdade de Ciências Humanas de Fortaleza, a Faculdade de Ciências Tecnológicas de Fortaleza, a Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro, a Faculdade Evolutivo, a Faculdade Latino Americana de Educação, a Faculdade Paraíso do Ceará e o Instituto de Ensino Superior de Fortaleza não poderão abrir novas vagas a partir de janeiro de 2012.
No Brasil, 50 mil vagas serão suspensas. O MEC considera o Conceito Preliminar de Curso (CPC) para chegar a este número. O índice avalia somente os cursos de graduação. “Algumas instituições estão perdendo a autonomia e não podem mais abrir cursos sem autorização prévia do MEC. Queremos que o sistema continue em expansão, mas com freio nos cursos ou instituições com problemas de qualidade”, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad.
No caso do Ceará, todas as entidades com desempenho insatisfatório no IGC são particulares. Sete têm sede na Capital e apenas uma (a Faculdade Paraíso do Ceará) funciona no Interior – na Região do Cariri.
Para chegar ao IGC, o Ministério toma como base o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). No CPC, considera-se também as avaliações feitas por especialistas diretamente na instituição.
Para informações sobre a decisão do MEC de ampliar a supervisão a todos os cursos da área da saúde, acesse:
http://bit.ly/skWoAZ
No GERAL
A Faculdade Paraíso disse a imprensa ter sido recredenciada pelo MEC e reconhecido cursos com média 4. “O IGC roda com cursos que fizeram Enade. Os alunos de administração boicotaram o exame porque foram colocados numa escola de infraestrutura precária. Pensamos em ingressar judicialmente para reverter essa situação”, afirmou a diretoria.
A Faculdade Latino Americana atribuiu o desempenho à falta de compromisso da gestão anterior com a qualidade do ensino. “Somos de um grupo que tem mais de 20 faculdades pelo país. Recuperar a instituição é um desafio”, ponderou o diretor-geral Stanley Braz.
Em nota, a Darcy Ribeiro classificou o resultado como desatualizado, já que o Enade foi aplicado em 2009. “O conceito mais atual da instituição é 3, que atesta as condições da Faculdade após visita in loco em 2011”, pontuou o diretor geral Antônio Colaço Martins Filho.
O diretor-geral da Faculdade Católica, padre Almir Magalhães, diz que está trabalhando para melhorar o desempenho dos alunos no Enade.
No contato com a Unice, que engloba a Faculdade de Ciências Humanas, a Faculdade de Ciências Tecnológicas e o Instituto de Ensino Superior. Os diretores estavam em uma missa de sétimo dia e não atenderam a reportagem. No Grupo Evolutivo, foi informado de que os dirigentes encontravam-se em reunião.
Com dados do MEC.
Nota da FAP enviada ao Site VejaJuazeiro
Nota oficial

A Faculdade Paraíso está adotando as providências cabíveis no intuito de corrigir estasituação, seja administrativa ou até judicialmente, se necessário.

A FAP sempre pautou sua atuação na qualidade do seu trabalho, refletida no Recredenciamento eReconhecimento de todos os seus cursos com nota 04 (cuja nota máxima é 05), uma das maioresdo estado e a maior do Cariri, além dos pareceres favoráveis da OAB ao funcionamento do seucurso de Direito. A FAP aprova no exame da Ordem, desenvolve trabalhos de pesquisa eresponsabilidade social e forma seus profissionais com competência e profissionalismo. Portanto,este resultado divulgado em nada reflete a realidade.

Estamos à inteira e irrestrita disposição de todos para prestar quaisquer esclarecimentos e apresentar documentos que comprovem a qualidade do nosso trabalho.
 
Juazeiro do Norte/CE, 18 de novembro de 2011.
 
Direção Geral

Faculdade Paraíso do Ceará

Fonte: Veja Juazeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas