Parabéns Barbalha por seus 165 anos
topônimo Barbalha é alusivo ao nome de uma moradora de um sítio da região. Sua denominação original era Freguesia do Santo Antônio de Barbalha e desde 1838, Barbalha.
Quem visita Barbalha se impressiona com as belezas arquitetônicas da cidade, com prédios que conservam azulejos portugueses. O Centro Histórico revela construções como a do Engenho Tupinambá, o Casarão Hotel, o Palacete dos Alencar e a Casa de Câmara e Cadeia.
Em Barbalha acontece a Festa do Pau da Bandeira. A comemoração, realizada durante a festa de Santo Antônio, consiste no carregamento de um tronco de árvore com aproximadamente 23 metros de comprimento e pesando cerca de duas toneladas como demonstração de fé.
A cidade também preserva manifestações culturais de seus primeiros habitantes. É o caso dos Penitentes, como Os Caretas, seguidores do ritual de autoflagelação como pedido de perdão pelos pecados cometidos. Destaque ainda para as bandas cabaçais e de pífanos.
O parque temático Arajara Park, a 920 metros acima do nível do mar, é uma atração com estrutura de lazer com várias piscinas, gruta, trilha e recreação infantil. Mas as belezas naturais também encantam os visitantes com pequenos olhos d’água, fontes naturais, com águas utilizadas para fins terapêuticos.
A Floresta Nacional do Araripe fica localizada na Chapada do Araripe, possui 38.262.326 ha, abrangendo parte dos municípios de Santana do Cariri, Crato, Barbalha e Jardim. Administrada pelo Ibama, com sede no Crato, possui um Núcleo de Educação Ambiental. Constitui-se num importante refúgio para a fauna regional, inclusive para espécies ameaçadas de extinção.
A Estância Hidromineral do Caldas fica a 20km da sede do município de Barbalha, com uma área de 4.500 ha, a estância possui pequenos olhos d’água, cinco fontes naturais, piscinas naturais com temperatura de 26ºC, águas minerais, hipotermais, consideradas as mais leves do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente esta notícia