quarta-feira, 6 de abril de 2011

Hospital do Cariri será o mais avançado do setor público

Um dos maiores investimentos na área de saúde do Estado foi apresentado ontem à imprensa pelo secretário de Saúde, Arruda Bastos. O Hospital Regional do Cariri (HRC), que funcionará com alta complexidade, para atendimento dos casos mais graves, nas áreas de urgência e emergência, custou aos cofres públicos R$ 105,6 milhões, incluindo verbas do Estado e do Ministério da Saúde.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaY7NuklwhqtuFWkupfokgcrA7wTr4vzrVBYpoR9MRWLdxo7eFH2nzx4FL3G1JMGmmM2Mv-6J1b1uG-qoEdAEqSI30HZGgmwkWDamEaRmJj0kpi9nJ78PYlqY7y4NY_3mwTRl00o5OaYCq/s1600/hospital+do+cariri.jpg
O HRC será inaugurado na próxima sexta-feira, dia 8, às 19 horas, mas só começará a funcionar no início de maio. O equipamento de saúde terá a função, além de suprir serviços especializados na região, de descongestionar os sistemas de atendimento do Instituto Dr. José Frota (IJF) e Hospital Geral de Fortaleza (HGF). No Cariri, o hospital irá atender também à demanda de casos do Centro-Sul, incluindo mais 44 Municípios na área da região do Cariri.

A inauguração terá a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele chega no final da tarde de sexta-feira no Ceará, onde segue direto para Juazeiro do Norte. No sábado, vai para Sobral, onde faz o lançamento da Rede Cegonha.

Apresentação

O HRC foi apresentado à imprensa ontem pela manhã, pelo secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos. Ele fez uma apresentação inicial, no auditório do hospital, onde concedeu entrevista coletiva e depois seguiu para a visita das instalações, acompanhado de autoridades locais, junto com o prefeito de Juazeiro, Manoel Santana.

O Hospital Regional será administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISFH), que também foi responsável pela seleção de 996 funcionários. Até a sexta-feira sairá a lista dos diretores, que foram os últimos a serem selecionados, passando por uma série de exames, incluindo análise curricular. Serão R$ 6 milhões mensais para manutenção do único hospital de alta complexidade do porte do interior. O secretário apresentou todos os setores, incluindo as entradas de urgência e emergência, a área de entrada dos casos mais complexos, no caso determinada por cores, como a vermelha para os mais graves e a verde para os pacientes de menor gravidade.

Todos os equipamentos adquiridos para o local, conforme o secretário, são de ponta. "Os melhores na área de tecnologia", diz. Quanto à operacionalidade, ele afirma que esse tempo que a empresa gestora terá até maio será para desinfecção de todos os setores, além do processo de treinamento dos profissionais para operacionalidade das máquinas. "Não poderíamos entregar o Hospital à empresa gestora sem inaugurar", explica.

A construção foi iniciada em fevereiro de 2009. Arruda Bastos diz que em nenhum momento houve atraso nas obras. "Fizemos em tempo recorde", justifica ele. É que a inauguração havia sido anunciada antes para dezembro, com a presença do então presidente Luis Inácio Lula da Silva. Os serviços estavam sendo encaminhados principalmente na área de construção de adutoras, para a melhoria do saneamento no entorno da nova unidade.

Internação

O Hospital Regional estará funcionando de forma integral somente após 60 dias, conforme o secretário. Começará com setor de internação e clínica cirúrgica, UTI, laboratório e ambulatório. A parte de emergência terá mais 30 dias para capacitação e aí começam a funcionar os andares que vão dar suporte à área. Depois será aberto o espaço da central de leitos e setor de emergência. Atualmente, a região do Cariri possui duas faculdades de Medicina, uma delas pública. O hospital também funcionará como instituição ensino, mas a partir do segundo semestre é que esse serviço será implementado na unidade.

Referência

Atualmente, os serviços de referência nos hospitais da região funcionam nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Nas unidades da região, muitos pacientes são encaminhados até de outros Estados vizinhos, como Pernambuco, Paraíba e Piauí. Nestes casos, o secretário afirma que o HRC não deixará de receber pacientes, e que já entrou em contato com os governos desses Estados e vem negociando um sistema de pactuação. Ele enfatizou o benefício para o Cariri, inteiramente gratuito, com atendimentos voltados para o Sistema Único de Saúde (SUS).

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria da Saúde do Estado do Ceará - Av. Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, Fortaleza (CE)/ Telefone: (85) 3101.5123



Fonte: Miséria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente esta notícia

-

Ofertas