terça-feira, 5 de abril de 2011

Em Iguatu: Ministério público vai apurar falhas da TIM

O Ministério Público Estadual (MPE) vai adotar uma providência contra os serviços da prestadora de telefonia celular TIM. O promotor de Justiça Leydomar Nunes Pereira anunciou a instalação de um procedimento administrativo para apurar a precariedade no serviço oferecido pela operadora, em face das inúmeras reclamações dos usuários nos últimos dois anos. O MPE estuda a possibilidade de ajuizamento de uma Ação Civil Pública com pedido de liminar solicitando do poder judiciário local a proibição de venda de novas linhas e chips.

Ontem, as empresas locais venderam regularmente os chips da operadora TIM na cidade. Apesar dos transtornos causados por dificuldade de se completar uma chamada, as promoções oferecidas pela empresa atraem os consumidores. Resultado: não há infraestrutura da rede para acompanhar o crescimento da demanda.

Em relatório técnico recente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foi verificado que houve um aumento na base de clientes da TIM, ocasionado pela oferta de ´Planos Infinity´, no qual os usuários pagam uma reduzida tarifa apenas pelo primeiro minuto da ligação. O excesso de chamadas provocou falhas constantes: queda nas ligações, mensagens de rede ocupada ou indisponível. Além de Iguatu, outros municípios na região Centro-Sul são afetados.

Problema tem 2 anos
Nesta cidade, o problema de congestionamento das linhas da TIM ocorre desde março de 2009. O promotor de Justiça Leydomar Nunes disse que iria inicialmente adotar um procedimento administrativo, com o objetivo de que a empresa resolva as falhas de forma definitiva. "Estamos analisando a possibilidade de ajuizamento de uma Ação Civil Pública que seja determinada em caráter liminar que a TIM se abstenha de vender ou oferecer novas linhas e chips, até a instalação de equipamentos que possam resolver em definitivo o problema", destacou o representante do MPE.

O promotor de Justiça observou que em 2009, um representante da Anatel participou de uma audiência pública na Câmara Municipal de Iguatu, quando foi discutida a precariedade do serviço oferecido pela TIM.

"A resposta que a agência nos enviou é que medidas administrativas estão sendo tomadas, mas houve um aumento significativo das reclamações da sociedade iguatuense nos últimos meses" disse Pereira.

Falha em outras cidades
Os usuários da telefonia móvel enfrentam transtornos e mostram-se irritados porque têm dificuldade de completar uma simples ligação. Além do Centro-Sul, o problema também ocorre em outras cidades.

"A queixa é geral e o sistema permanece horrível", disse o radialista Johnny Pereira. "A chamada não se completa, mas dois minutos depois chega a mensagem dizendo que você recebeu ligação de tal número". O problema ocorre com maior frequência a partir das 17 horas. "Infelizmente, é uma dificuldade que persiste desde 2009", disse o cobrador João Alves. "Alguém tem de tomar alguma providência concreta".

Contraponto
Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação da empresa declarou, por meio de nota, que "a TIM já prestou esclarecimentos ao Ministério Público do Ceará quanto à qualidade dos serviços prestados no Município de Iguatu". O comunicado garante que a operadora está "atenta às observações de seus clientes" e que "somente em 2010, aumentou a capacidade de rede em 230% na localidade". Para este ano, "a TIM continua seu plano de expansão com investimentos previstos de R$ 62 milhões para a fortalecimento da sua rede em todo o Estado", detalha a nota.

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